Veja quais são os 10 primeiros sintomas da gravidez

A confirmação precisa ser feita por um teste de farmácia ou exame de sangue, mas o corpo costuma dar sinais da gestação

istockistock

atualizado 09/01/2019 20:23

É possível perceber alguns sinais do corpo que podem indicar uma gravidez, além do atraso na menstruação. Alguns podem passar despercebidos e outros são similares aos da tensão pré-menstrual (TPM).

Para se ter certeza da gestação, a única maneira 100% confiável é o exame de sangue que detecta o hormônio HCG a partir de 10 dias da fecundação. Os testes de farmácia também funcionam relativamente bem – mas, se o resultado for negativo e ainda assim a mulher estiver com a menstruação atrasada e sentindo os sinais do corpo, é melhor repetir o exame.

Além dos sintomas mais comuns, como enjoo matinal, cansaço e sensibilidade nas mamas, há outro conjunto de sinais que tem relação direta com a gravidez.

Confira na galeria:

Quando fazer o teste de gravidez
O teste de gravidez que se compra na farmácia pode ser feito no primeiro dia de atraso menstrual. Se o resultado der negativo, pode-se esperar de três a cinco dias e, se a menstruação continuar atrasada, repetir o teste. Se o resultado ainda for negativo, avalie a possibilidade de fazer um exame de sangue para diagnosticar a gravidez, porque este é mais fidedigno e mostra a quantidade do hormônio beta HCG, que só é produzido durante a gestação.

Esse exame pode indicar o resultado positivo ou negativo e ainda com quantas semanas de gestação a mulher está:

  • 7 dias após a fertilização: até 25 mUI/mL
  • 4 semanas após a data da última menstruação: 1.000 mUI/mL
  • 5 semanas após a data da última menstruação: 3.000 mUI/mL
  • 6 semanas após a data da última menstruação: 6.000 mUI/mL
  • 7 semanas após a data da última menstruação: 20.000 mUI/mL
  • 8 a 10 semanas após a data da última menstruação: 100.000 mUI/mL

Entretanto, se mesmo após 10 dias do atraso da menstruação o teste de gravidez de farmácia der negativo, a mulher não deve estar grávida, mas deve marcar uma consulta com um ginecologista para verificar a causa do atraso menstrual.

(Com informações do portal Tua Saúde)

Últimas notícias