Como evitar acne e irritação na pele devido ao uso de máscaras

Ficar com o rosto coberto durante muito tempo pode causar bolhas, machucados e espinhas

atualizado 13/04/2020 14:07

Mulher com máscaraozgurdonnmaz/ GETTYIMAGES

Em tempos de pandemia do novo coronavírus, a máscara de proteção se tornou um item essencial no cotidiano das pessoas. Entretanto, apesar da extrema importância do acessório, ficar com o rosto coberto e abafado por um longo período de tempo pode causar alguns maléficos para a pele, como acne, bolhas e machucados.

Isso acontece porque elas deixam a pele úmida e quente, ajudando bactérias a se proliferarem. À Fox News, o renomado dermatologista Erum Ilyas ensinou algumas formas de cuidar da cútis caso ela esteja irritada ou mais oleosa por conta do uso de máscaras.

“É uma boa ideia usar um hidratante todas as noites para ajudar a restaurar e reparar a pele. Tente escolher um limpador suave ao lavar o rosto para evitar mais irritações. Se você está sofrendo com a acne, pode querer recorrer a tratamentos com ácido salicílico, peróxido de benzoíla e retinóides, mas não é o mais indicado”, ensinou.

“Eles podem sensibilizar ainda mais o rosto”, emendou.

Segundo ele, é importante conversar um dermatologista (que atenda on-line, é claro) sobre opções para tratar e controlar a acne por meios menos irritantes, como antibióticos orais ou tópicos.

“Ultimamente, tenho visto muitas crises de rosácea com uso de máscara, o que pode ser outro motivo para pensar em reavaliar sua rotina de pele”, completou.

Veja outras dicas do expert, um dos mais requisitados na área.

1. Lave o rosto ao menos três vezes ao dia, e sempre hidrate ao terminar;

2. Evite usar maquiagem. Não aplique base, corretivo no queixo ou no nariz;

3. Caso não seja um profissional de saúde, prefira máscaras feitas em algodão. Elas agridem menos a pele do rosto;

4. Dê um tempo nos produtos antienvelhecimento. Eles não são recomendados no momento, pois podem agravar irritações.

Mais lidas
Últimas notícias