Coronavírus: saiba como fazer máscaras de proteção em casa

Ministério da Saúde sugeriu que população confeccione item em casa. Veja opções sugeridas por especialistas, com diferentes materiais

atualizado 02/04/2020 19:15

Mascara de poteção em foco e mulher ao fundoFreePik

Há poucos dias, as máscaras de proteção eram recomendadas apenas para pessoas com sintomas de Covid-19 e profissionais da saúde. Agora, o Ministério da Saúde pede que a proteção seja usada por todos, confirmando diretrizes já adotadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Como o item anda escasso no mercado, Luiz Henrique Mandetta, titular da Saúde, sugeriu que elas sejam confeccionadas em casa.

Não à toa, “como fazer máscaras” foi um dos termos mais pesquisados no Google nos últimos dias. Quer aprender e colocar suas habilidades DIY  (do it yourself, ou faça você mesmo) em benefício da saúde?

Especialistas mostram como:

Folha de acetato

Essa máscara de produzida com uma tiara e folha de acetato tem custo de produção inferir a R$ 1 e é higienizável.

Máscara de pano e elástico

A pediatra Ana Escobar mostra como a fazer uma proteção caseira usando pano de cozinha e elástico de cabelo.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Não tenho sintoma NENHUM de gripe: preciso usar máscara se tiver que sair de casa? SIM. Todas as pessoas que tiverem que sair de casa devem usar uma máscara. Importante dizer que até o dia de hoje, 01/04,  esta não é a posição oficial do Ministério da Saúde. No entanto evidências têm provado que o uso de máscaras por pessoas que não estão doentes, ou seja, estão assintomáticas – sem sintomas-  pode ajudar a proteção de todos. Por qual razão? Simples assim: algumas pessoas que foram contaminadas podem transmitir o vírus 2 a 3 dias ANTES de apresentarem sintomas ou podem transmiti-lo sem que NUNCA apresentem sintomas. Se estas pessoas forem ao mercado ou à farmácia e por acaso lá tossirem ou espirrarem, podem contaminar outras tantas pessoas. A máscara protege disto, pois a tosse ou o espirro faz com que boa parte das gotículas de secreção com milhares de partículas virais fiquem ali contidas. Portanto, a máscara não é para sua própria proteção. É, na verdade, para a proteção de quem está ao seu lado. Se todos a usarmos, estaremos todos juntos protegendo um número maior de pessoas. Não há máscaras cirúrgicas disponíveis para todos. Por isso, as máscaras caseiras, embora não sejam obviamente ideais, podem ajudar, desde que tapem o nariz e a boca, não sejam tocadas pelas mãos durante o uso e sejam descartadas no lixo após 2 horas ou se ficarem úmidas. Uns cuidando da saúde dos outros. Só assim venceremos essa guerra.  #fiqueemcasa #draanaescobar #saude #sp #covid_19 #corona #coronavirus #laveasmãos #informações #tôdentro #emcasa #quarentena #fiquememcasa #segurança #mascara #dicas

Uma publicação compartilhada por Dra Ana Escobar (@draanaescobar) em

Filtro de café

O professor do Instituto de Química da USP Henrique Eisi Toma também ensina formas simples e baratas de se proteger.

Últimas notícias