Coronavírus: OMS orienta pessoas saudáveis a não usar máscaras

Por enquanto, a instituição internacional mantém a recomendação de que os equipamentos sejam reservados ao doentes e equipes de saúde

atualizado 01/04/2020 15:40

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, durante coletiva de imprensa nesta quarta-feira (01/04), afirmou que, por enquanto, a instituição mantém a orientação de que pessoas saudáveis não usem máscaras.

De acordo com Adhanom, as máscaras de proteção devem ser reservadas para pessoas que estão doentes ou pelos profissionais de saúde que estão na linha de frente de cuidados aos pacientes.

Desde o início da crise provocada pelo novo coronavírus, a OMS insiste que pessoas saudáveis não precisam usar máscaras, pois o equipamento seria efetivo apenas como barreira de bloqueio para quem já está contaminado e não o contrário. “Estamos sempre juntando evidências científicas, mas, por enquanto, essa é a nossa recomendação”, afirma.

Vários sistemas de saúde, inclusive o do Brasil, estão sofrendo de desabastecimento de EPIs (equipamentos de proteção individual), como máscaras, por conta do novo coronavírus.

Últimas notícias