O que é coronavírus e por que a doença se tornou ameaça mundial

Entenda o que é o novo coronavírus (covid-19), que ganhou fama por conta da rapidez com a qual se alastrou pela China

atualizado 16/03/2020 10:58

Coronavírus é uma família de vírus que causa infecções respiratórias. O novo agente (SARS-CoV-2) foi descoberto no fim de 2019 após casos registrados na China, provocando uma doença batizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) de COVID-19, que tem sido tratada apenas como coronavírus.

Os primeiros coronavírus que atingiram humanos foram isolados em 1937. Em 1965, foram nomeados “coronavírus” por causa da imagem que apresentam na microscopia, se assemelhando a uma coroa.

Boa parte das síndromes gripais que sentimos é causada por algum tipo coronavírus. No entanto, alguns provocam doenças mais graves e que merecem atenção, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars), causada pelo SARS-CoV, identificado em 2002, e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers), causado pelo MERS-CoV, identificado em 2012.

O novo coronavírus – do qual todos estamos falando desde janeiro – ganhou fama por conta da rapidez com a qual se alastrou pela China. De acordo com estudo publicado no Chinese Journal of Epidemiology, que analisou 72.314 casos de pessoas infectadas, em 80,9% a manifestação dos sintomas é leve, em 13,8%, é grave, e em 4,7%, é crítica. O mesmo trabalho de análise epidemiológica indicou que a taxa de mortalidade do novo vírus corresponde a 2,3%, sendo que em pacientes acima dos 80 anos o índice sobe para 14,8%.

 

Últimas notícias