metropoles.com

Sofre de dermatite atópica? Veja quais alimentos consumir (e evitar)

Ter uma alimentação adequada e balanceada pode diminuir os impactos e os sintomas que os diversos tipos de dermatite ocasionam

atualizado

Compartilhar notícia

Irene Kredenets/Unsplash
abacate
1 de 1 abacate - Foto: Irene Kredenets/Unsplash

A dermatite atópica geralmente se desenvolve na infância e é mais comum em pessoas que têm histórico familiar da enfermidade, que atinge 7% da população adulta e 25% das crianças do nosso país. A doença crônica é caracterizada pela ausência da barreira de proteção da pele, o que provoca uma perda de água frequente. Ou seja: a derme fica mais ressecada e cheia de lesões avermelhadas.

Além do ressecamento, surgem erupções e crostas, e os pacientes relatam sentir muita coceira. Ela não passa de uma pessoa para outra.

Ter uma alimentação adequada e balanceada pode diminuir os impactos e os sintomas que os diversos tipos de dermatite ocasionam.

O que evitar à mesa?
Passe longe de avelã, amendoim, castanha-do-pará, ervilha, feijão, frutos do mar, nozes, kiwi, leite, lentilha, morango, ovo, soja, trigo e tomate. Geralmente, esses alimentos podem ocasionar alergias.

E o que por na dieta?
Aumente a ingestão de alimentos anti-inflamatórios, como chia, frutas vermelhas e cítricas, vegetais verde-escuros e até açafrão. Todos eles ajudam a desinflamar a pele.

Faça, também, um maior consumo de ingredientes antioxidantes, como legumes e frutas. O abacate, por exemplo, é um ótimo alimento para melhorar a hidratação da pele.

Por fim, coma bastante salmão, atum, sardinha, legumes, folhas verdes e vitamina A (um dos nutrientes fundamentais para a saúde da pele). E beba bastante água!

Extras
Os probióticos com bactérias que produzem anti-inflamatórios, caso do leite fermentado e do iogurte, possibilitam uma melhor digestão. Se for necessário, suplemente ainda com ômega 3, sempre com a supervisão de um profissional.

Em tempo, uma última dica: hidrate bem a pele com um produto indicado pelo seu dermatologista.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações