Este é um espaço para celebrar a vida e as pessoas. Viaje comigo nesta aventura!

Descubra 5 alimentos poderosos que são considerados amigos da pele

Para desfilar com uma cútis impecável, é preciso primeiramente cuidar do organismo, ou seja, comer bem

atualizado 08/12/2021 18:31

Mulher segura abacatePhamai Techaphan/Getty Images

Ao longo da vida, certamente, já ouviu o ditado “você é o que você come”. Se acredita que a máxima é uma balela, prepare-se para admitir o contrário após Carla Oates te provar o poder da alimentação na saúde da pele. Conhecida pela expressão “a chef da beleza”, ela elabora os próprios cosméticos, com ingredientes naturais. O motivo dela colocar a mão na massa? A expert sofre com alergias dermatológicas e eczema.

Durante as alquimias, Carla descobriu que para desfilar com uma cútis impecável, é preciso primeiramente cuidar do organismo, ou seja, comer bem. “Começa de dentro para fora, e com o intestino, especificamente”, endossou em entrevista à InStyle. A chef da beleza trabalha há 17 anos no desenvolvimento de fórmulas inovadoras. Também descrita como guru de cuidados com a pele, ela escreveu um livro em que compartilha algumas teorias.

0

Lançado em 2016, o livro traz como título: A Chef da Beleza: Comida deliciosa para a pele radiante, saúde intestinal e bem-estar. Na obra, Carla conta o passo a passo de sua pesquisa e ensina algumas receitas aos interessados em melhorar a saúde intestinal e, consequentemente, da pele. À InStyle, a guru listou os cinco melhores alimentos capazes de fazerem mágica na cútis e deixá-la radiante.

Confira!

1 – Fermentados

“Alimentos lactofermentados são ricos em nutrientes biodisponíveis para nutrir a pele por dentro”, sustentou Carla. De acordo com a especialista, o processo de lactofermentação ajuda a pré-digerir os ingredientes consumidos e, dessa forma, os nutrientes ficam mais fáceis para serem usados pela cútis e corpo.

Outro benefício de ingerir alimentos fermentados é a melhora no processo da digestão. A sugestão traz na composição prebióticos e probióticos de amplo espectro. Ela indica adicionar às refeições kefir, chucrute e kimchi (ingrediente considerado base da alimentação dos coreanos).

Embalagem de vidro com bebida branca dentro
Kefir é uma opção de lactofermentado
2 – Vegetais com folhas verdes escuras

Não gosta de comer couve, brócolis e repolho? Você não sabe o que está perdendo. “Esses vegetais crucíferos são super-ricos em compostos de enxofre que contribuem para desintoxicar a pele”, explicou Carla Oates. O consumo constante dos ingredientes favorecem à saúde da cútis, deixando-a limpa e brilhante.

Vegetais verde escuro
Vegetais verde escuro favorecem a beleza da pele
3 – Frutas vermelhas e romãs

Fontes potentes de antioxidantes e anti-inflamatórios, as frutas vermelhas e romãs englobam substâncias que ajudam na produção de colágeno. Outra função dos dois alimentos é proteger a pele dos raios ultravioletas e dos danos dos radicais livres.

Mulher come romã
Romã é um grande aliado da cútis
4 – Ômega 3

Boas opções de alimentos que contêm ômega 3 são a linhaça, salmão, sardinha e chia. “Os ingredientes ricos com o nutriente hidratam e alisam a derme por dentro, além de oferecer potencial anti-inflamatório”, salientou Carla. A chef da beleza lembrou que as inflamações causam todos os tipos de problemas na cútis, por exemplo, ressecamento, perda de colágeno e de tom da pele.

Alimentos ricos em ômega 3
Adicione ao prato alimentos ricos em ômega 3
5 – Betacaroteno e vitamina A

Caso tenha escutado que cenoura faz bem para a pele e, por isso, consome o legume com frequência, você está em um bom caminho, conforme frisa a expert. No grupo de alimentos, constam ainda o abacate e a batata-doce. Os ingredientes contribuem com o rejuvenescimento e renovação celular da cútis.

“O abacate está repleto de carotenóides que beneficiam a pele. Também contém gorduras boas, incrivelmente rejuvenescedoras e hidratantes, que a ajudam a tornar as substâncias mais disponíveis a serem usadas pelo corpo, pois são solúveis em gordura”, esclareceu Carla Oates.

A alimentação rica em vegetais faz total diferença na beleza da pele

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Mais lidas
Últimas notícias