Conheça superpoderes do gengibre e veja como incluí-lo na dieta

A planta medicinal ajuda a emagrecer e pode ser usada para auxiliar no tratamento de diversas enfermidades

atualizado 15/01/2020 10:03

iStock

O gengibre ajuda a emagrecer e tratar má digestão, azia, enjoo, gastrite, resfriado, colesterol alto, pressão alta, tosse, dores musculares, problemas de circulação sanguínea e artrite. É uma planta medicinal que possui sabor apimentado e pode ser usada como tempero de alimentos, diminuindo a necessidade de sal.

O nome científico da planta é Zingiber officinalis e ela é encontrada para a venda em sua forma natural, pó ou cápsulas.

Como usar
O gengibre pode ser adicionado como ingrediente de sucos, chás, receitas doces e salgadas.  Os efeitos colaterais mais comuns incluem dores de estômago e  sonolência, mas, geralmente, só ocorrem quando a raiz é consumida em excesso.

A planta está contraindicada para pessoas alérgicas e para aquelas que utilizam remédios anticoagulantes, como a varfarina, porque aumenta o risco de hemorragias. Além disso, pessoas que tomam medicamentos para controlar a pressão devem consumi-la apenas depois de orientações médicas.

Durante a gravidez, a dose máxima de gengibre deve ser de 1 g para cada quilo de peso e, portanto, apenas raspas podem ser usadas.

Receitas com gengibre
O gengibre cai bem em receitas doces e salgadas. A raiz picada fina ou ralada é ideal para compor molhos e refeições orientais, por exemplo. Moído, é um excelente ingrediente para bolos, biscoitos, pães e bebidas quentes.

1. Suco de limão com gengibre e hortelã

Ingredientes
1 colher de sopa de cascas de limão;
300 ml de suco de limão;
1 colher de sopa de gengibre com casca;
1 xícara de chá de hortelã;
150 ml de água morna;
1,2 l de água fria;
250 g de açúcar.

Modo de preparo
Preparar primeiro o chá de hortelã com as folhas e a água quente. Em seguida, bater todos os ingredientes no liquidificador, coar e servir gelado.

2. Carne moída com molho de gengibre

Ingredientes
500 g de carne moída;
2 tomates maduros;
1 cebola;
1/2 pimentão vermelho;
Salsinha e cebolinha a gosto;
Sal e gengibre moído a gosto;
5 dentes de alho amassados;
2 colheres de azeite ou óleo;
300 ml de água.

Modo de preparo
Colocar o alho e a cebola numa panela, juntamente com um pouquinho de óleo ou azeite até dourar. Acrescentar a carne e refogar por alguns minutos, mexendo sempre. Aos poucos, adicionar os 150 ml de água e os outros ingredientes até a carme começar a cozinhar e pegar gosto. Quando a carne estiver mais cozida, acrescentar a água restante e deixar no fogo médio por aproximadamente 20 minutos.

3. Água de gengibre
O gengibre é ótimo para conferir mais sabor à água. A bebida também ajuda a emagrecer, pois é um termogênico natural.

Ingredientes
Gengibre fatiado;
1 litro de água.

Modo de preparo
Fatiar o gengibre e adicionar em 1 litro de água. Depois, deixar de repouso durante a noite para tomar no dia seguinte sem adoçar.

4. Gengibre em conserva
400 g de gengibre;
1/2 xícara de açúcar;
1 xícara de vinagre;
3 colheres de chá de sal;
1 recipiente de vidro de aproximadamente 1/2 litro com tampa.

Modo de preparo
Descascar o gengibre e depois cortá-lo em fatias finas e compridas. Cozinhar somente em água até ferver e depois deixar esfriar naturalmente. A seguir, juntar os outros ingredientes e levar ao fogo para cozinhar por cerca de 5 minutos em fogo baixo. Antes de ser consumido, o preparado deve ser deixado descansando num recipiente de vidro por, no mínimo, 2 dias.

A conserva caseira de gengibre dura cerca de 6 meses se mantida sempre na geladeira.

(Com informações do portal Tua Saúde)

Últimas notícias