Este é um espaço para celebrar a vida e as pessoas. Viaje comigo nesta aventura!

Conquiste um cérebro genial com truques de alimentação por Max Lugavere

Autor de dois best-sellers, o jornalista científico recebe convites para palestrar a respeito de nutrição, saúde, desempenho e longevidade

atualizado 23/10/2020 11:58

Max Lugavere@maxlugavere/instagram/reprodução

Quem nunca assistiu a filmes em que personagens começam a estudar determinada doença devido a um familiar precisar enfrentá-la? A busca implacável para ajudar quem ama toma proporções gigantescas. Há, inclusive, casos em que o aprendiz tornar-se um especialista no assunto. Assim ocorreu com o jornalista de saúde e ciência Max Lugavere. Depois de perder a mãe para a demência, o pesquisador voltou o olhar para a alimentação a fim de achar respostas. Ele não somente as encontrou, como lançou o livro Genius Foods, best-seller do New York Times.

Mente à frente do podcast de saúde número um do iTunes, o The Genius Life, Lugavere teve um palpite de que a dieta de sua mãe, Kathy, contribuiu para o aparecimento da doença cerebral e, consequentemente, sua posterior morte. O jornalista científico leu atentamente livros, estudos e artigos de medicina. A matriarca era adepta do vegetarianismo e, segundo o filho, a dieta em grande parte desprovida de alimentos de origem animal não colaborou com o funcionamento do organismo.

livros Genius Foods e Genius Life
Duas obras de Max Lugavere: Genius Foods e Genius Life
O que comer?

Para potencializar a função cerebral por meio da nutrição, o especialista orienta comer alimentos com ácidos graxos, ômega 3, proteínas e folhas verdes-escuras. Lugavere é um defensor do consumo de produtos de origem animal, quando criados em condições adequadas e humanizadas. “Temos muitas evidências de que os nutrientes da carne são incrivelmente valiosos. Em termos de valor nutricional, vai além da proteína, é sobre a creatina, vitamina B12 e minerais absorvidos pelo corpo”, argumenta.

Ao mesmo tempo, o autor também reconhece a importância do consumo de vegetais. “Minha mensagem está entre as mais equilibradas hoje. Embora defenda a carne, sou um grande defensor das plantas”, explicou ao portal Well and Good.

Max Lugavere
Max Lugavere

Lugavere esclarece que frutas, verduras e legumes beneficiam de diversas formas a saúde, desde o aumento do consumo de fibras até a cura de bactérias intestinais. Ele lembra que esses alimentos fornecem ao organismo compostos flavonoides, responsáveis por proteger os olhos e tecido cerebral.

Impulso maternal

Em 2009, a mãe de Lugavere começou a apresentar os primeiros sinais da doença. Na época, Kathy estava com 56 anos. O filho não queria acreditar que a matriarca tivesse a condição ocasionada pela perda da função cerebral. Ela movia-se mais devagar, ficava rígida e perdia o pensamento no meio de uma conversa. O jornalista e os dois irmãos ignoraram os sintomas por considerá-la jovem. Dois anos depois, a família recebeu o temível diagnóstico: demência corporal de Lewy.

O filho descrevia a mãe como uma pessoa de alto desempenho e perspicácia, realidade que mudou de uma hora para outra. “De repente, ela parecia ter o cérebro de uma pessoa de 80 anos”, contou Lugavere em entrevista à revista People. Ao ter em mãos o diagnóstico de Kathy, o jornalista retratou a sensação como “loucamente motivado e apenas obcecado em descobrir o porquê”. A matriarca morreu em dezembro de 2018. “Meu mundo virou de cabeça para baixo”, acrescentou o autor sobre a perda.

Lugavere e a mãe, Kathy
Lugavere e a mãe, Kathy. Ela morreu em 2018

Meses antes da partida da mãe, em maio, Lugavere havia lançado seu primeiro título de bem-estar, o Genius Foods (Alimentos dos Gênios, em tradução do inglês). A obra foi escrita em parceria com o médico Paul Grewal. Na publicação, a dupla ensina as pessoas a ficarem mais inteligentes, felizes e produtivas enquanto protegem o cérebro. Considerado a forma mais comum de demência, o Alzheimer costuma surgir antes dos primeiros indícios aparecerem. Até o momento, não existe cura para tais condições neurodegenerativas.

Descobertas

“Perder a minha mãe foi a maior tragédia da minha vida, mas fui compelido desde o primeiro dia a transformá-la em algo que tornasse um pouco menos doloroso. Quero ajudar o máximo de pessoas que puder”, disse Lugavere à People. Em sua missão de investigar meios de prevenir as doenças, o jornalista descobriu que dieta e estilo de vida são extremamente importantes. Na avaliação dele, deve-se comer de uma forma que forneça ao cérebro a matéria-prima necessária para criar novas células cerebrais saudáveis.

Em seus estudos, Lugavere verificou que o órgão do sistema nervoso central é capaz de continuar em atividade até a morte. Com novas descobertas, ele expandiu as constatações para além da nutrição e do cérebro. Explorou como estilos de vida podem otimizar a saúde em geral. É o caso das Blue Zones, lugares onde os moradores superam a expectativa média de vida.

O jornalista verificou que as pessoas podem prosperar com dietas elaboradas com composições variadas de carboidratos e gordura. As pesquisas atuaram como pilares na elaboração do segundo livro, batizado de The genius life: heal your mind, strengthen your body and be extraordinary (A vida dos gênios: cure sua mente, fortaleça seu corpo e seja extraordinário, em tradução do inglês).

Max Lugavere
Max Lugavere
Mudança de hábitos

Formado em cinema e psicologia, Max Lugavere costuma aceitar os convites para palestrar a respeito de nutrição, saúde, desempenho e longevidade. Ele é um investidor da empresa de cereais Magic Spoon. De acordo com o expert, mudanças positivas na dieta contribuem na prevenção da demência, mas também do câncer, doenças cardíacas e problemas de saúde mental. Na publicação lançada em março, o jornalista elenca pontos para ter uma vida saudável e “genial”, conforme definiu ao portal Well and Good.

Tenha um cérebro mais saudável e genial com esses truques de alimentação e outros hábitos sugeridos por Max Lugavere:

  1. Elimine o plástico de sua cozinha definitivamente, evitando armazenar os alimentos nesses materiais ou comprando comidas e bebidas embalados. Não se sabe onde o plástico ficava antes de chegar ao supermercado. E o mesmo vale para as garrafas, em que compostos como BPA e ftalatos presentes agem como estrogênio no corpo. Isso pode afetar desde a libido ao risco de certos tipos de câncer;

    garrafas de plástico
    Diga não às garrafas de plástico!
  2. Chás desintoxicantes e suplementos caros não são maneiras de desintoxicar o corpo com eficácia. Precisamos encorajar o efeito detox porque estamos expostos a muitas toxinas ambientais, mas comprar esses produtos está longe de representar uma solução para esses problemas;
  3. Limpar a casa é uma forma de praticar atividade física. É possível queimar entre 300 a 1000 kcal todos os dias, o que é muito mais poderoso que uma esteira. A academia também é válida, pois trabalha diferentes sistemas de energia do corpo que são benéficos. A questão é apenas ser mais ativo ao longo do dia;

    homem aspirando o tapete
    Invista nos afazeres domésticos!
  4. As melhores alternativas de qual óleo escolher para cozinhar são o azeite de oliva extra virgem em fogo baixo ou médio, o óleo de abacate, a manteiga ou ghee;
  5. O jejum intermitente pode aumentar a capacidade cerebral;
  6. Cultive em casa e coma sempre brotos de brócolis, que auxiliam na prevenção ao câncer, previnem a obesidade, reduzem a inflamação intestinal, e muitos outros benefícios. Os brotos de brócolis estão entre os alimentos mais saudáveis do mundo, por serem a principal fonte de sulforafano. Eles têm entre 20 e 100 vezes os compostos nos brócolis adultos. Para plantar, use um frasco de vidro de boca larga, uma tampa que brota ou um pequeno pedaço de rede que funcionará como coador, sementes de brócolis e água da torneira. Coloque duas colheres de sopa de sementes em uma jarra e encha de uma forma que elas fiquem submersas na água. Cubra o frasco com a tampa de germinação. Deixe em um armário escuro durante a noite. Escorra a água de imersão e encha com água fresca e fria. Drene o conteúdo duas vezes por dia durante três dias. Ao final, se alimente dele ou coloque-o em saladas. O importante é ingeri-lo cru;

    Frasco com brotos de brócolis
    Frasco com brotos de brócolis
  7. A comida é o nootrópico mais poderoso. Ela é capaz de melhorar a memória e funções cognitivas. Os alimentos favoritos para aumentar a cognição são os ovos, as folhas verdes-escuras, o chocolate amargo, o café, o chá-verde, o azeite extra virgem, os brotos de brócolis, os mirtilos, a cúrcuma, o peixe gordo e, por fim, a água;
  8. Os cientistas estudaram os benefícios da sauna e os resultados foram positivos. Elas podem ser excelentes remédios e aprimoradoras do desempenho, além de ajudar na redução do risco da doença de Alzheimer, no tratamento contra a depressão, no cultivo de novas células cerebrais, na prevenção da esclerose múltipla (EM), no aprimoramento do foco e da memória, entre outras vantagens.

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Últimas notícias