Este é um espaço para celebrar a vida e as pessoas. Viaje comigo nesta aventura!

Ex-comandante da marinha americana ensina como ter mente e corpo imbatíveis

Aprenda com Mark Divine, coach e palestrante motivacional, uma respiração famosa por promover aumento da qualidade de vida

atualizado 20/08/2020 22:13

mark divine@realmarkdivine/instagram/reprodução

Dando continuidade à nossa série de matérias que abordam inovações nas áreas de saúde, bem-estar, beleza e finanças, a coluna Claudia Meireles escolheu Mark Divine como o segundo personagem. Ele, assim como outros profissionais de excelência no mercado, atua em prol da evolução humana por meio de estudos inovadores que se transformam em fórmulas de sucesso.

Nascido no interior de Nova York, o economista americano deixou a carreira como financista para se tornar um “SEAL” da marinha americana. A decisão foi bastante arriscada, pois o grupo de Navy SEALs pertence à elite da força militar marítima dos Estados Unidos, e é destinado a missões prioritárias e guerras não convencionais, como o assassinato de Osama Bin Laden.

mark divine
Mark Divine deixou sua carreira na área de finanças para se tornar um SEAL da marinha americana

Para ingressar na organização criada pelo presidente John F. Kennedy, em 1962, você precisa passar por anos de treinamento duro. Divine serviu o governo ativamente por nove anos, atuou como reserva SEAL por mais 11 anos e se aposentou como comandante em 2011. Sua metodologia de ensinamento foi tão eficaz que ele chegou a ser convocado para criar um programa de mentoria de treinamento.

Além da preparação física, Divine tinha outro segredo: ele buscou manter o foco nas demandas mentais e emocionais, característica que integram o estilo de vida de quem entra no Navy SEALs. Foi ai que, então, que nasceu o SEALFIT, projeto de sua autoria que prepara pessoas que desejam alcançar resultados extraordinários.

mark divine
O SEALFIT prepara pessoas que desejam alcançar resultados extraordinários

O SEALFIT foi fundado para ministrar treinos físicos on-line ou até mesmo nos bootcamps da Califórnia, nos Estados Unidos. Se você ficou curioso, entre no site oficial do projeto e conheça melhor.

homens com braços entrelaçados no mar
O SEALFIT foi fundado para ministrar treinos físicos on-line ou até mesmo nos bootcamps da Califórnia

O ensino de Divine conquistou, principalmente, o ramo dos empreendedores que lutam, até hoje, pelo alcance do sucesso. Quem se submete a seu treinamento consegue entender o quanto um espírito saudável potencializa o desempenho pessoal.

O instrutor atualmente mora na Califórnia e é muito procurado por empresas e instituições que pagam (caro!) para que ele compartilhe seus conhecimentos. Autor de vários best sellers listados no The New York Times, ele escreveu os livros Unbeatable Mind, The Way of the SEAL, 8 Weeks to SEALFIT, KOKORO Yoga e Staring Down the Wolf.

0
Box Breathing

A forma de pensar defendida por Mark Divine leva em conta o corpo como um todo. Ele não descarta, de maneira alguma, a saúde mental e emocional. O que comprova isso é o fato de que, desde 1987, o SEAL tem como aliada a técnica Box Breathing. O método de relaxamento promete ser bastante poderoso, apesar de simples, e visa retornar a respiração ao seu ritmo normal. O exercício ajuda a limpar a mente, relaxar o corpo e melhorar o foco.

A respiração em caixa (ou respiração “quadrada”) é muito procurada por pessoas em situações de estresse. Vale não apenas aos soldados nas batalhas, mas indivíduos em um dia comum, que costumam realizar a técnica quando o corpo está em modo de luta ou fuga para aliviar sintomas como ansiedade e burnout.

mulher coloca as mãos sobre o peito
A respiração em caixa (ou respiração “quadrada”) é muito procurada por pessoas em situações de estresse

A caixa é uma forma de ilustrar o padrão sequencial de respiração por quatro segundos de cada vez. A imagem é útil para manter o foco no momento.

Sem muitas regras, o método pode ser feito em qualquer lugar. Para começar, a pessoa deve se sentar com as costas apoiadas em uma cadeira confortável e os pés firmados no chão.

  • O primeiro passo é fechar os olhos e inspirar pelo nariz enquanto conta até quatro lentamente. Sentir o ar entrar pelos pulmões é uma instrução da técnica;
  • A seguir, recomenda-se prender a respiração (também contando até quatro), para, por fim, expirar lentamente por mais quatro segundos. Segure o ar novamente.

O ideal é repetir o processo por quatro minutos ou até que a calma retorne.

Veja como Mark Divine instrui a Box Breathing:

Aos que tiverem dificuldade de se concentrar no método, o Google Play e a Apple Store disponibilizam, por R$ 18,90, o aplicativo Box Breathing. Lançado pelo idealizador da respiração, ele apresenta a técnica com o uso de comandos de voz para guiar e gamification para estimular os usuários a praticarem o exercício com frequência.

A prática é benéfica: melhora a circulação de sangue e o desenvolvimento de aprendizagem e habilidades, aumenta o foco e a atenção, potencializa o sistema imune, “limpa” a mente, reduz a ansiedade, regula o sistema nervoso, entre muitas outras vantagens.

No vídeo a seguir, aprenda como fazer Box Breathing sem errar:

KOKORO Yoga

Outra prática desenvolvida pelo ex-comandante é a KOKORO Yoga, atividade fundamentada na antiga ciência da ioga e outras tradições guerreiras, mas integralmente moderna. A técnica possui traços das artes marciais, do treinamento funcional e de lições valiosas do estilo de vida imbatível de Mark Divine e seu espírito de liderança.

Na KOKORO Yoga, o praticante aprende posturas especiais, orientação de alinhamento e sequenciamento para a prática em casa, além de métodos de respiração a quem aspira saúde, energia e equilíbrio. No site do americano, os interessados podem comprar pacotes com aulas virtuais.

Aprendendo com o sábio

Mark Divine ainda conquistou espaço no ramo dos podcasts. Disponível em inglês, na Apple Store, o Unbeatable Mind Podcast aborda uma ampla variedade de assuntos, desde filosofia até autodefesa, preparo físico e desempenho físico de elite. Clique aqui para escutar.

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Últimas notícias