Este é um espaço para celebrar a vida e as pessoas. Viaje comigo nesta aventura!

Guru do estilo de vida, Dave Asprey desenvolve café e dieta da longevidade

“Meu objetivo é morrer quando eu quiser”, disse o autor de três best-sellers em uma entrevista. Ele deseja chegar à casa dos 180 anos

atualizado 08/10/2020 14:13

Dave Asprey@dave.asprey/Reprodução/Instagram

“Meu objetivo é morrer quando eu quiser.” A frase, um tanto pretensiosa, foi dita por Dave Asprey, de 46 anos. Pioneiro do movimento Biohacking, o visionário dedica-se às descobertas em saúde, bem-estar e longevidade. Ele deseja chegar à casa dos 180 anos. Impressionada com a perspicácia do norte-americano, a coluna Claudia Meireles mergulhou no estudo do guru do estilo de vida em mais uma reportagem da série que destaca o potencial de quem hackeia o cérebro, vence limites e turbina a memória.

A sagacidade do empresário não cessa no decorrer dos anos de vida. Ele criou um café amanteigado que promete deixar qualquer pessoa invencível. Batizado de Bulletproof Coffee (Café à Prova de Balas, em tradução do inglês), a bebida mistura café, manteiga e óleo com o objetivo de clarear a mente, aumentar a produtividade e perder peso. Depois de “mudar os próprios diagnósticos de saúde”, o norte-americano trouxe para si a missão de ajudar os indivíduos a quebrarem barreiras mentais e físicas a fim de tornarem-se “super-humanos”.

Virar o jogo

A ideia de desenvolver a bebida surgiu após uma viagem de Dave Asprey ao Tibete. Ele quis aventurar-se pela região chinesa após receber um diagnóstico nada animador de sua saúde. Assustado com as notícias clínicas, Asprey refletiu sobre as comorbidades atingirem pessoas acima dos 60 anos, enquanto ele estava com a metade na idade. Como nada é por acaso, o guru, ao decidir “virar o jogo”, deparou-se com certa bebida depois de uma longa e exaustiva caminhada por uma montanha, com temperaturas de 10 graus abaixo de zero.

Dave Asprey
“O objetivo é morrer quando eu quiser”, disse em entrevista

Com fome e exausto, o norte-americano experimentou um chá misturado com manteiga de iaque, animal típico da região, oferecido por uma tibetana. Na ocasião, sentiu-se forte e notou ter recuperado a energia. “Eu bebi e meu cérebro ligou. Quando voltei ao Vale do Silício, precisava continuar a experimentar”, confessou. Desde então, promove estudos aprofundados da fórmula que mudou sua vida e fundou a marca Bulletproof.

Faça você mesmo!

Ficou curioso para saber como fazer o energético café bulletproof? Segue uma receita que imita o mix elaborado por Dave Asprey.

  1. Faça o café normalmente. Vale frisar que o ideal é usar uma xícara grande e pó de qualidade para evitar toxinas;
  2. Em um liquidificador quente (ferva a água e escalde um pouco o aparelho), coloque uma colher de MCT oil (à venda em lojas de produtos naturais);
  3. Em seguida, adicione o café que você fez. Bata um pouco e sirva!
Introdução ao Bulletproof Coffee

Segundo o pesquisador, a melhor maneira de descobrir se o café à prova de balas funciona em seu organismo é experimentando. Como hackeou a si no estilo “sou meu próprio cientista”, conforme destacou em entrevista, Asprey orienta os novos e futuros adeptos do método a introduzirem a bebida ao longo do dia a fim de aumentarem a energia e o desempenho.

Dave Asprey
Dave Asprey

“Tente trocar seu café da manhã habitual pelo bulletproof coffee por uma semana”, aconselhou o guru. Com o objetivo de o corpo adaptar-se à dose de gordura extra, comece devagar, ou seja, coloque pequenas quantidades pequenas do MCT oil. Com o passar do tempo, aumente até a quantidade total prescrita na receita.

O norte-americano instrui os aprendizes a se livrarem do café da manhã rico em açúcar e iniciar o dia tendo a gordura como combustível. “Quando sentir-se aguçado e alerta por horas, ficará feliz por ter feito a troca”, garantiu o guru do estilo de vida. É o caso do intérprete de Superman em 2006. O ator Brandon Routh disse que a bebida facilitou o trabalho e melhorou o relacionamento interpessoal.

Ensinamentos nas páginas

Dave Asprey é autor de três best-sellers científicos que estamparam a lista de livros mais vendidos segundo o The New York Times. Ele escreveu The Bulletproof Diet (2014), Head Strong (2017) e Super Human (2019). Game Changers (2018) é outra publicação a trazer na capa o nome do guru de estilo de vida. Ele revela, também, as técnicas de bem-estar no podcast Bulletproof Radio (disponível no Spotify). A plataforma já atingiu mais de 50 milhões de downloads. O sucesso dos projetos o fez vencer o prêmio Webby.

Livros de Dave Asprey
Livros de Dave Asprey
Dieta dos invencíveis

Nos livros, Dave Asprey conta os estudos que geraram resultados positivos entre os biohackers, ou seja, pessoas que utilizam a ciência e tecnologia para fazer com que as funções do corpo trabalhem melhor e de forma mais eficiente. Além do café energético, o visionário desenvolveu a bulletproof diet (dieta à prova de balas) e ferramentas com o objetivo de viver mais.

Fazendo a analogia de que o corpo é igual a um computador, Dave Asprey hackeou o próprio organismo. Antes de comandar um grupo antienvelhecimento sem fins lucrativos, o norte-americano atuou como executivo da área tecnológica no Vale do Silício. Atualmente, com mais de quatro décadas de vida, o empresário testou sua dieta por 20 anos, investiu mais de US$ 1 milhão e pesquisa, com afinco, suplementos alimentares.

Diante dos diversos estudos, Asprey verificou ser necessário manter uma dieta composta por, pelo menos, 70% de gordura. Na avaliação dele, essa alimentação não permite sentir fome com frequência e contribui no trabalho cerebral. O executivo do Vale do Silício chegou a pesar 136 quilos. Ao implementar os métodos pesquisados, perdeu 50 quilos, sem contar calorias ou se exercitar ostensivamente. De bônus, Asprey ainda aumentou o QI em 20 pontos.

“Seus hormônios são feitos de gordura saturada, seu cérebro é constituído do mesmo material, bem como cada membrana de cada célula do seu corpo. “Quando segue uma dieta com baixo teor de gordura, acaba limitando o desempenho de diversos sistemas-chave do corpo. Logo, não é surpresa sentir-se mais cansado e ansioso diariamente”, ponderou durante uma entrevista.

Dave Asprey
O guru desenvolveu uma dieta ao hackear o próprio organismo
Táticas do super-humano

O biohacker busca com frequência elevar o desempenho humano usando pesquisas científicas recentes e antigas tradições de cura em si próprio. “Se eu começar a morrer, então saberei que a dieta não funciona. Mas, em vez disso, estou ficando mais saudável”, ressaltou ao site BloobergBusiness. Ultimamente, ele tem trabalhado com médicos e cientistas para lançar os métodos e produtos voltados a essa área. Os resultados são a garantia de sono melhor, energia e capacidade expandida para todos.

O norte-americano desfruta de um ritual diário um tanto diferente. O hábito inclui tomar até 150 suplementos por dia e fazer estimulação transcraniana por corrente contínua (tDSC). Entretanto, há profissionais de saúde que contestam os métodos e afirmam que eles prejudicam a saúde. No livro Bulletproof Diet, o autor indica:

  1. Comer muitos vegetais;
  2. Eliminar os açúcares completamente;
  3. Consumir manteiga e carnes de animais alimentados em pastos orgânicos;
  4. Moderar no consumo de proteínas e frutas;
  5. Fazer jejuns intermitentes com o intuito de estimular a concentração e o metabolismo;
  6. Exercitar-se sem pegar pesado para não colocar pressão no coração e, também, para não desgastar os músculos.
Dave Asprey
O executivo do Vale do Silício chegou a pesar 136 quilos
“Sono ideal”

O pai do biohacking e da dieta à prova de balas conseguiu perder 50 quilos. Como vantagem, alcançou o “sono ideal” e potencializou seu cérebro. Segundo Asprey, o estilo de vida o possibilitou ser um empresário, marido, pai e, em geral, um ser humano melhor. Mas ainda faltava algo para deixar o descanso noturno perfeito. Com uma mente de visionário, o executivo desenvolveu e patenteou dois óculos de bloqueio de luz azul, o True Dark Daywalker e o True Dark Twilight.

De acordo com ele, o uso desses equipamentos oferece ao indivíduo menos cansaço visual, mais energia e foco, além de sono aprimorado. O modelo Daywalker contém lentes amareladas que evitam a sobrecarga de luzes azuis advindas de computadores, telefones, tevês e até mesmo do interior do avião. Ele deve ser usado durante o dia.

Já True Dark Twilight veio com a proposta de nos “preparar para dormir”. Suas lentes, ao contrário dos bloqueadores azuis normais, aumentam um pouco e obscurecem seu campo de visão em um vermelho rosado. O intuito é bloquear todas as luzes prejudiciais ao sono, incluindo azul, verde e amarela.

Dave Asprey
Óculos de bloqueio de luz azul idealizado e patenteado por Asprey

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Últimas notícias