Confira cinco receitas de chás para aumentar o metabolismo e emagrecer

As bebidas são ótimas opções para complementar uma dieta equilibrada: além de trazer benefícios à saúde, podem potencializar a perda de peso

Joanna Kosinska/UnsplashJoanna Kosinska/Unsplash

atualizado 16/05/2019 16:53

Cheios de benefícios para a saúde, os chás também podem ser úteis no processo de emagrecimento. Como potentes armas contra a retenção de líquidos e boas opções para aumentar o metabolismo, algumas das bebidas, quando usadas para complementar uma dieta equilibrada, aceleram a perda de peso.

O chá de gengibre, o chá mate com limão e o chá verde são algumas das bebidas indicadas e possuem uma função extra: ajudam com a sensação de saciedade, evitando que a pessoa sinta fome.

Para potencializar ainda mais a infusão, a dica é adicionar uma pitada de pimenta caiena. Fácil de utilizar, o alimento aumenta o metabolismo, favorecendo a queima da gordura.

1. Chá de gengibre com abacaxi
A bebida aumenta o metabolismo, ajudando o organismo a gastar mais energia e calorias mesmo quando parado, além de saciar o apetite e ajudar no funcionamento do intestino.

Ingredientes

  • Casca de ½ abacaxi;
  • Casca de 1 laranja;
  • 1 colher (de sopa) de carqueja;
  • 1 colher (de sopa) de gengibre;
  • 1 litro de água

Modo de preparo

Adicione as cascas de abacaxi e laranja e a colher de sopa de gengibre a um litro de água. Leve ao fogo para ferver durante três minutos. Após a fervura, desligue o fogo e adicione a carqueja. Por fim, tampe, deixe repousar por cinco minutos e coe antes de beber.

Este chá deve ser bebido ao longo do dia, entre as refeições. Para alcançar melhores resultados, é recomendado fazer uma dieta saudável e exercícios físicos regularmente.

Contraindicações: o gengibre não deve ser usado por mulheres grávidas ou que estejam amamentando.

2. Chá verde com amora
O chá ajuda a diminuir o apetite e a desinchar, pois tem propriedades diuréticas. Ele aumenta o metabolismo, ajudando o corpo a gastar mais energia e calorias.

Ingredientes

  • 1 colher (de chá) de folhas secas de amora;
  • 1 colher (de chá) de folhas secas de chá verde

Modo de preparo

Numa xícara de chá, coloque as folhas secas da amora e do chá verde e adicione 150 ml de água fervente. Tape, deixe repousar durante 10 minutos e coe antes de beber.

Este chá deve ser consumido antes das refeições principais, como almoço e jantar, por duas a três semanas.

3. Chá de hibisco com canela
A bebida ajuda a evitar a retenção de líquidos, a desinchar o corpo e aumenta o metabolismo, favorecendo a queima da gordura. Além disso, este chá ajuda na digestão por ter canela em sua composição.

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) de hibisco seco;
  • 1 colher (de sopa) de folhas de cavalinha secas;
  • 1 pau de canela.

Modo de preparo

A um litro de água fervente adicione as folhas secas de hibisco e cavalinha com o pau de canela e deixe repousar durante 10 minutos. Coe antes de beber.

Este chá deve ser bebido três a quatro vezes por dia, meia hora antes das principais refeições.

4. Chá mate com limão
O chá aumenta a sensação de saciedade e facilita a queima de gordura, pois aumenta o metabolismo. A bebida também diminui o inchaço e o volume do corpo, pois possui ação diurética que ajuda a diminuir a retenção de líquidos.

Ingredientes 

  • 1 ou 2 colheres (de chá) de folhas de chá- mate;
  • ½ limão espremido

Modo de preparo

Numa xícara de chá coloque as folhas secas do chá mate e o meio limão e, depois, adicione 150 ml de água fervente. Tampe e deixe repousar entre 5 a 10 minutos.

Contraindicações: o chá mate, por ter cafeína em sua composição, não deve ser usado por mulheres grávidas ou que estejam amamentando. Além disso, não deve ser usado por pacientes com doença cardíaca, úlceras pépticas ou refluxo gástrico.

5. Chá de feno-grego e alcachofra
Este chá ajuda a saciar o apetite e a soltar o intestino, aumenta o metabolismo, favorece a queima da gordura, e combate a retenção de líquidos, ajudando o corpo a desinchar e a perder volume.

Ingredientes

  • ½ colher (de chá) de sementes de feno-grego;
  • 1 colher (de chá) de folhas secas de alcachofra

Modo de preparo

Numa xícara de chá coloque as sementes em pó, a pitada de pimenta e as folhas secas de alcachofra e, depois, adicione 150 ml de água fervente. Deixe repousar 10 minutos minutos e coe.

Este chá deve ser bebido três vezes por dia, entre as refeições.

Contraindicações: o chá não deve ser usado por mulheres grávidas ou que estejam amamentando, nem por crianças que ainda não tenham atingido a puberdade.

(Com informações do portal Tua Saúde)

Últimas notícias