Conheça os benefícios do consumo de frutas vermelhas e roxas

Além do elevado teor de água, fibras e baixo índice glicêmico, elas também são positivas para a memória

Istock

atualizado 23/11/2018 18:06

Frutas vermelhas e roxas, como morango, goji berry, jabuticaba, mirtilo, cereja, amora, framboesa, cranberry, uva, açaí, entre outras, são ótimas opções, principalmente na dieta low carb. Isso porque elas possuem elevado teor de água, bom teor de fibras e baixo índice e carga glicêmica.

Esse grupo de frutas é fonte importante de compostos polifenólicos (flavonoides), como a antocianina e o resveratrol, que possui potente ação antioxidante no organismo, ajudando a combater o envelhecimento celular, aumentar o sistema imunológico e a prevenir doenças crônicas. A melhor maneira de consumi-las é em sua forma natural e, preferencialmente, de cultivo orgânico.

Uma pesquisa do departamento de Alimentos e Nutrição da Universidade de Campinas mostrou que a jabuticaba tem o poder de melhorar a sensibilidade à insulina (ajudando no controle da glicose), diminuindo o colesterol ruim. O detalhe é que justamente na casca da jabuticaba é onde as antocianinas estão mais presentes. Elas combatem os radicais livres e ajudam a prevenir doenças cardiovasculares. Aliás, no geral, é na casca das frutas onde estão concentrados os nutrientes.

Um estudo realizado na Universidade Harvard (EUA) mostrou que voluntárias que comiam uma porção de mirtilo ou duas de morango por semana aparentavam ter, em média, 2,5 anos a menos do que sua idade real, em termos de comprometimento cognitivo.

Os pesquisadores afirmaram que quanto maior o consumo de flavonoides, substâncias fornecidas por frutas, melhor era a memória das participantes. E quando eram provenientes de frutas vermelhas e roxas, a relação se mostrava ainda mais forte.

Outro efeito benéfico dos compostos polifenóis é na modulação da microbiota intestinal e no metabolismo das toxinas hepáticas, segundo estudo publicado no Journal of Nutritional Biochemistry, pela Universidade de Barcelona.

Últimas notícias