De atriz, duquesa até renúncia: Meghan Markle faz 39 anos com retrospectiva

Meghan não ganhará mensagens somente da rainha Elizabeth. A coluna Claudia Meireles resolveu homenagear a aniversariante do dia

atualizado 04/08/2020 19:05

Meghan Markle Max Mumby/Indigo/Getty Images

Quem assistia Meghan Markle no papel da advogada Rachel Zane, na série Suits, não imaginava os futuros episódios da vida real da atriz hollywoodiana, como o casamento com o príncipe Harry. O enredo lembra os filmes de contos de princesa, com um quê de modernidade. Se nas telonas as histórias costumam ter o felizes para sempre, na realidade, situações embaraçosas foram cruciais para ditar o destino de Meghan na realeza britânica.

Embora tenha abdicado o cargo na família real em março, Meghan Markle continua a ser chamada de duquesa de Sussex e atrair os holofotes como os outros membros do clã regido pela rainha Elizabeth. Nesta terça-feira (4/8), a ex-atriz completa mais um ano de vida. A personalidade chega aos 39 anos como ícone feminino capaz de estremecer os tradicionais pilares da coroa britânica.

Sempre por dentro dos capítulos que envolvem a realeza, inclusive no burburinho em torno de Meghan, a coluna Claudia Meireles resolveu homenagear a aniversariante do dia. Além da mensagem da rainha e da duquesa de Cambridge, Kate Middleton, a personalidade será presenteada com uma retrospectiva de sua vida, desde a carreira de atriz, passando pelo título de duquesa até à renúncia de membro sênior da realeza.

“California gurls”

Nascida na cidade californiana de Los Angeles, Meghan é filha de Thomas Wayne Markle e Doria Ragland. Ela tem dois irmãos, Samantha Markle e Thomas Markle Jr. Como o seu pai trabalhava na indústria de entretenimento, aflorou o desejo da personalidade de seguir carreira no universo cinematográfico. Ela só foi descoberta por um agente após atuar em um filme na faculdade. O titulo de maior sucesso da carreira da atriz é o seriado Suits.

Meghan Markle em Suits
Em Suits, a atriz deu vida à personagem Rachel Zane
Um Príncipe em Minha Vida

Quem já assistiu à comédia romântica Um Príncipe em Minha Vida, de 2004, pode achar que a história entre Meghan Markle e o príncipe Harry recorda algumas cenas da produção. É o caso do amor à primeira vista e da perseguição implacável da imprensa atrás da bela. Os pombinhos se conheceram em 2016 em um date às cegas no restaurante e hotel Dean Street Townhouse, no badalado bairro londrino Soho.

Meghan Markle e Harry
Os paparazzi captaram os pombinhos juntos em um evento no Canadá
Operação cupido

Uma amiga em comum do casal assumiu a função de cupido (e conseguiu). Como namoravam a distância, o relacionamento foi mantido em segredo por meses até ser oficializado publicamente em setembro de 2017. Harry e Meghan apareceram pela primeira vez juntos no Invictus Games, em Toronto. Ele é patrono da competição realizada no Canadá, país onde a atriz morava à época.

Meghan Markle e príncipe Harry
Primeira aparição pública do novo casal
Nem tudo são flores

No início do romance, a norte-americana enfrentou ataques preconceituosos da imprensa que traziam abordagens racistas e machistas. Ela tem ascendência negra e já havia se divorciado uma vez. O Palácio de Kensington chegou a se pronunciar sobre o assunto e frisou que manteria a privacidade do casal. Mas, se os súditos tinham receio em relação à Meghan, logo passaram a admirá-la. O motivo? Ela sempre surgir com um sorriso no rosto e acenando nas aparições públicas.

Meghan Markle
Muito carismática, Meghan tornou-se a “Miss Simpatia” da realeza
Meghan Markle em evento
A ex-atriz sempre costuma cumprimentar as pessoas nos eventos que participa
Noivado “atrapalhado”

Meghan não conquistou somente o príncipe Harry, mas também os britânicos. O pedido de noivado ocorreu em novembro de 2017 em um momento inusitado. Em conversa à BBC, Harry revelou que fez a pergunta à amada quando tentavam cozinhar um frango no Chalé de Nottingham, nos jardins do Palácio de Kensington. O príncipe ajoelhou-se e propôs casar-se com a atriz.

A norte-americana confessou que não aguardou o namorado terminar a frase: “Posso dizer sim agora?”. Quando viu, um anel de diamantes estava em seu dedo anelar. Desenhada por Harry, a aliança tinha duas pedras que pertenciam à princesa Diana. Segundo a revista People, o príncipe contou que desejava pedir a mão da amada em casamento meses antes, mas precisava da permissão da avó, a rainha Elizabeth, e da mãe da futura mulher.

Noivado príncipe Harry e Meghan Markle
Noivado príncipe Harry e Meghan Markle
Príncipe Harry e Meghan Markle
Clique do ensaio de noivado do casal
Enfim, casados

O irmão do noivo, o príncipe William, considerou que Harry deixou-se levar pela paixão e precipitou-se em pedir Meghan em casamento. Sem dar ouvidos ao familiar, o caçula da princesa Diana esperou a ex-atriz de Hollywood no altar em 19 de maio de 2018. Antes de entrar para a realeza, ela precisou abdicar da carreira profissional em frente às câmeras e despediu-se da personagem Rachel Zane em Suits.

Príncipe Harry e Meghan Markle
Eles oficializaram a união em maio de 2018

Realizado no Castelo de Windsor, o enlace entrou para a história dos casamentos do século e ganhou ainda mais notoriedade ao ter quebra de protocolos. Pela tradição, quem leva a noiva ao altar é o pai, mas, no caso de Meghan, quem a acompanhou foi o príncipe Charles, patriarca do futuro marido. A luxuosa cerimônia ocorreu na igreja de São Jorge, com a presença de inúmeras celebridades.

Meghan Markle
Enfim, duquesa de Sussex
Casamento Harry e Meghan Markle
Marido e mulher rumo à recepção de casamento
Gravidez

Após falarem sim na cerimônia emocionante, Harry e Meghan passaram a deter o título de duque e duquesa de Sussex, respectivamente. Ela começou a prestigiar eventos oficiais da família real sozinha ou na presença do marido. Mas a família não estava completa. Em outubro de 2018, o perfil do Palácio de Kensington no Twitter postou que os pombinhos estavam à espera do primogênito.

Meghan Markle
Meghan grávida, à espera do primeiro filho
Turbulências

Depois do matrimônio com o príncipe, Meghan começou a sentir-se excluída na realeza e chegou a se convencer de que havia uma conspiração contra ela. Mas, isso não foi a gota d’água. Enquanto gestava o primeiro filho, a duquesa de Sussex recebeu uma enxurrada de difamações de tabloides britânicos.

Meghan Markle e príncipe Harry
Meghan e Harry ganham presentes para o primogênito

De acordo com a biografia Finding Freedom (Encontrando a Liberdade, em tradução em inglês), a ser lançada na terça-feira (11/8), Meghan Markle sentiu-se desprotegida duas vezes. Primeiro, ao ser bombardeada com as calúnias da mídia e, segundo, por não poder defender-se das delas. A família real a proibiu de se manifestar contra os ataques. Polêmicas com a cunhada, Kate Middleton, também abalaram as estruturas reais.

Meghan Markle
Durante a gestação, a mamãe sentiu-se indefesa
Felicidade!

Em meio às turbulências da coroa, os duques de Sussex tiveram uma boa razão para festejar: o nascimento do primogênito em 6 de maio de 2019. O bebê foi batizado de Archie Harrison Mountbatten-Windsor. Ele é o sétimo na linha de sucessão do trono da rainha Elizabeth, ficando atrás do tio, o príncipe William, e do pai, Harry.

Meghan, Harry e o Archie
Meghan e Harry aparecem com o filho, Archie
Archie
O rostinho do bebê
Protagonista

Ícone de empoderamento feminino, a duquesa de Sussex foi convidada pela Vogue britânica para atuar como editora. Ela assumiu secretamente o controle da publicação em setembro de 2019. Ao longo de sete meses, Meghan fez a curadoria de conteúdo para criar a edição intitulada de Forces for Change (Forças de Mudança, em tradução do inglês).

A duquesa também tornou-se madrinha real da Smart Works, instituição que desenvolve programas de inserção de mulheres desempregadas no mercado de trabalho. A personalidade ajudou algumas britânicas a se prepararem para uma entrevista de emprego.

Meghan Markle na Vogue UK
Meghan Markle como editora convidada na Vogue UK
Capa Vogue Meghan Markle
Capa da Vogue UK, editada por Meghan Markle, publicada em setembro
Do outro lado do oceano

A insatisfação do casal com a realeza já estampava as manchetes de reportagens, porém, ficou evidente quando os duques de Sussex não quiseram passar o Natal com o restante da família. Eles celebraram a data no Canadá. Dias depois, em 8 de janeiro, revelaram que deixariam de ser membros seniores da monarquia. Conhecida como Megexit, a decisão sem precedentes de Harry e Meghan Markle impressionou o mundo. O afastamento se concretizou em 31 de março.

Meghan Markle
Meghan em viagem pelo Canadá, onde morava à época que conheceu o príncipe
Vida nova

Ao se despedirem da vida no palácio, Harry e Meghan optaram por morar no Canadá e, meses depois, desembarcaram na terra-natal da norte-americana, Los Angeles. Eles vivem com o filho, de 1 ano, em uma mansão emprestada pelo magnata Tyler Perry. A milionária propriedade fica no complexo de Beverly Ridge Estates.

Meghan Markle e Harry com o filho Archie
Meghan Markle é casada com o príncipe Harry. Eles têm o filho, Archie

Desde a renúncia oficial, Meghan narrou a história do longa-metragem Elefantes, da Disney e doou o cachê a instituições que protegem os animais. Ela aceitou, também, o convite para discursar em uma palestra da ONU sobre empoderamento juvenil feminino. Na chamada de vídeo do evento, o novo visual da personalidade chamou atenção do público. As madeixas longas e lisas causou comoção nas redes sociais por fazer com que a beldade pareça “mais influenciadora”.

Meghan Markle
Meghan mostrou o novo penteado durante discurso no evento Girl Up
Reflexão sagrada

Considerado o romance do século, a jornada do relacionamento dos duques de Sussex será enredo de mais um filme, intitulado de Harry & Meghan: Escaping the Palace (Harry e Meghan: Fugindo do Palácio, em tradução do inglês). A aniversariante tem um ritual sagrado a cada nova primavera. Segundo o jornal The Sun, ela deverá nesta terça-feira (4/8) refletir sobre o “turbilhão” dos últimos 12 meses e definir as metas rumo aos 40 anos. A tradição foi ensinada por sua mãe, Doria Ragland.

Meghan Markle
Meghan é feminista
Meghan Markle
Meghan esbanja simpatia em eventos relacionados à caridade e altruístas

Viva, Meghan Markle! Muitas felicidades a personalidade!

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Últimas notícias