Veja joias de Lady Di que foram herdadas por Kate Middleton e Meghan Markle

Duquesas da coroa britânica já apareceram em público com anéis, brincos e tiaras deixados pela princesa Diana. Confira!

atualizado 29/05/2020 17:18

Kate Middleton e Meghan Markle Stephen Pond/Getty Images

O estilo da princesa Diana é um de seus grandes legados, em parte, devido aos acessórios que ela escolhia para as suas produções. São poucas as pessoas que sabem combinar joias grandes e marcantes, como as dela, de maneira tão elegante. As noras da princesa de Gales, por exemplo, preferem não arriscar. Ambas herdaram várias peças deixadas pela aristocrata, mas, seguem uma estética mais clássica e preferem reformá-las ou usá-las apenas em ocasiões especiais.

Vem comigo conferir!

Amante das tendências oitentistas, Diana abraçou as joias extravagantes do período sem se intimidar com o tradicionalismo da monarquia. A escolha de seu anel de noivado, inclusive, causou polêmica naquela época.

Além de não ser protagonizada por um diamante, como de costume, a peça, formada por uma safira oval de 12 quilates cercada com 14 brilhantes solitários, foi escolhida em um catálogo, o que, de acordo com a realeza, era inadequado. Como futura rainha, as joias da princesa deveriam ser exclusivas, para que outras pessoas não conseguissem comprar itens iguais no varejo.

Anel de noivado princesa Diana
Anel de noivado de Diana causou polêmica por ter sido comprado em catálogo

 

Princesa Diana
Princesa investia em designs impactantes

 

Princesa Diana
Criações de safira viraram um símbolo da aristocrata

 

Quase 40 anos depois, o anel reprovado pela nobreza é uma das peças mais icônicas da joalheria, tendo sido repassado a Kate Middleton em seu noivado com o príncipe William.

Quando Diana faleceu tragicamente, em agosto de 1997, seus filhos, os príncipes William e Harry, herdaram sua preciosa coleção de joias, incluindo o anel de Kate. “Gostaria de transferir a posse das minhas joias para os meus filhos, para que suas esposas possam, no devido tempo, tê-las ou usá-las. Deixo a divisão exata a seu critério”, dizia seu testamento.

De acordo com o jornal britânico Mirror, Harry teria sido o primeiro a escolher a joia de safira deixada por sua mãe, porém, ao perceber o quanto Will amava Kate, ele deu a peça a seu irmão, em troca de um relógio Cartier que pertencia a Diana.

Anel de noivado de Kate Middleton
Kate herdou o anel de noivado de Diana na ocasião em que William pediu sua mão em casamento

 

Anel de noivado de Kate Middleton e princesa Diana
Princesa deixou a peça para que um de seus filhos presenteasse a esposa

 

Toque pessoal

Além do anel de noivado, Kate tem brincos que eram do acervo da princesa, mas esses ela preferiu adaptar ao próprio estilo. Em um dos pares, dado à Diana pelo príncipe Fahd, da Arábia Saudita, Kate retirou algumas pedras para deixar o acessório mais discreto.

A duquesa de Cambridge também ostenta algumas das diversas pérolas que Diana tinha em sua coleção, como os brincos Collingwood, dados à princesa de Galles em seu casamento, e uma pulseira assinada por Nigel Milne. Além das peças que herdou de Lady Di, Kate recorre a joias que já foram usadas pela mãe de seu marido para homenageá-la.

Uma das tiaras favoritas de Diana, não tendo sido escolhida em seu casamento apenas por ser muito pesada, a Nó do Amante foi usada em algumas ocasiões pela esposa de William. A peça, repassada à monarca após a morte da rainha Mary, em 1953, faz parte do cofre da coroa britânica, assim como os brincos da Companhia dos Mares do Sul, vistos em várias aparições de Diana e, décadas depois, nas orelhas da duquesa, no Bafta de 2019. Para a premiação, Kate, mais uma vez, adequou as peças ao seu estilo.

Kate Middleton usa versão editada dos brincos de Diana
Kate Middleton optou por versão editada dos brincos de Diana

 

Princesa Diana
Versão original da peça tinha duas safiras rodeadas com brilhantes

 

Kate Middleton usa brincos Collingwood
Duquesa de Cambridge escolheu brincos Collingwood para evento da coroa britânica

 

Diana em evento de caridade francês, em 1988
Peça era uma das mais usadas pela princesa de Gales

 

Kate usa pulseira que pertencia à princesa de Galles
Agora, Kate usa pulseira que pertencia à mãe de William, seu marido

 

 

Kate Middleton Lovers Knot Tiara
Middleton usou a tiara Nó do Amante em banquete no Palácio de Buckingham

 

Diana Lovers Knot Tiara
Elizabeth II deixou a coroa aos cuidados de Diana até o divórcio com o príncipe Charles

 

 

Kate Middleton
Kate Middleton no Bafta 2019, usando os brincos da Companhia dos Mares do Sul

 

Diana os brincos da Companhia dos Mares do Sul
Diana usava a peça com pérolas maiores

 

As joias de Meghan

Para marcar seu casamento com Meghan Markle, o caçula de Diana deu à atriz um dos anéis favoritos de sua mãe. O item, feito em água-marinha, foi presente da embaixatriz Lúcia Flecha de Lima e complementou o anel de noivado da duquesa de Sussex, confeccionado com diamantes tirados do acervo de Lady Di.

No lançamento de sua primeira linha de roupas, criada para um projeto social que auxilia mulheres desempregadas, Meghan vestiu um dos looks da coleção ao lado de um par de brincos e braceletes que pertenceram à “princesa do povo”.

As peças em formato de borboleta haviam sido usadas pela atriz durante a turnê oficial da Austrália, em 2018. Acredita-se que Markle tenha, ainda, o colar que forma conjunto com os brincos. Em 1986, logo após anunciar sua primeira gravidez, Diana exibiu ambos os itens em uma viagem ao Canadá.

Meghan Markle usa anel que era de Diana
Meghan Markle usando anel que era de Diana

 

Anel era um dos favoritos de Lady Di
Exemplar era um dos favoritos de Lady Di

 

Anel foi presente da embaixatriz Lúcia Flecha de Lima
A peça foi presente da embaixatriz Lúcia Flecha de Lima

 

Aliança Meghan Markle
Anel de noivado de Meghan Markle foi feito com pedras do acervo de Diana

 

Max Mumby/Indigo/Getty Images
Meghan Markle com bracelete que Diana usou quando visitou o Centro Lord Gage, em 1990

 

Max Mumby/Indigo/Getty Images)
Na ocasião, a esposa de Harry também apostou em brincos que eram da princesa

 

 

Meghan usa brincos de Diana em turnê pela Austrália
Meghan com brincos de Diana em turnê pela Austrália

 

Lady Di em viagem ao Canadá, em 1986
Lady Di em viagem ao Canadá, em 1986

 

A coleção de joias da princesa Diana é, até hoje, uma das mais extensas e comentadas do mundo da moda. Certamente, ainda há muitas peças maravilhosas aguardando os príncipes William e Harry, que costumam presentear suas esposas com os itens do acervo de sua mãe em datas marcantes. Por aqui, ficamos na expectativa para saber qual o próximo exemplar a ser repassado às duquesas. Quem ficará com a icônica gargantilha de pérolas com safira, Kate ou Meghan?


Colaborou Danillo Costa

Últimas notícias