Os 10 melhores alimentos para potencializar o ganho de massa muscular

Nutricionista indica como deve ser a base dietética das pessoas que buscam hipertrofia

atualizado 11/01/2022 16:14

IStock

Quais são os alimentos para ganhar massa muscular mais rápido? Essa pergunta costuma ocupar a mente das pessoas que começam a frequentar uma academia ou praticar algum tipo de atividade física. Treinar forte, realizar séries até a falha e ter um descanso adequado, são alguns dos pilares para a construção de músculos fortes.

É a prática da musculação que dá o estímulo necessário para a hipertrofia e o sono que regenera e fortalece os tecidos do corpo. No entanto, pouco adianta fazer tudo isso corretamente e não se preocupar com a dieta. Mas, afinal, existem mesmo alimentos para ganhar massa muscular?

De acordo com o nutricionista Raphael Campanholi, membro da comissão científica da Associação Brasileira de Nutrição Esportiva, existem dois princípios alimentares básicos para que a hipertrofia ocorra: ingestão calórica adequada e consumo proteico correto.

Aumento do consumo calórico

“Do ponto de vista calórico, o quadro mais favorável para a hipertrofia muscular esquelética é o chamado balanço positivo. Que significa consumir mais calorias do que o corpo demanda ao longo do dia para o seu adequado funcionamento. Este balanço positivo contribuirá para fornecer energia para que mais massa muscular seja produzida”, afirma o especialista.

Confira a lista dos melhores alimentos para potencializar esse ganho na página do SportLife, parceiro do Metrópoles.

Mais lidas
Últimas notícias