Dicas de exercícios e alimentação para viver uma vida saudável e sem neura

Aprenda a emagrecer sem perder massa muscular

Um dos maiores problemas ao tentarmos emagrecer é que a massa muscular acaba indo embora junto com a gordura

atualizado 02/01/2022 17:45

Pixabay/Divulgação

A maneira de evitar que a perda de músculo ocorra é associando dieta e exercício. Quanto à escolha do exercício, vale ficar com o ensinamento do professor Paulo Gentil, no livro Emagrecimento: Quebrnado Mitos e Mudando Paradigmas: “treinamento resistido ‘tipo musculação’ parece ser bem eficiente para previnir a perda de massa muscular”.

Se tratando da alimentação, o ideal é adequar a ingesta proteica.

Areta et al. (2014) testaram 4 situações:

1) equilíbrio energético em repouso;
2) déficit energético (menos 15kcal/kg.dia) em repouso;
3) déficit energético após treino resistido e;
4) déficit energético após o treino resistido com suplementação de proteína.

Os resultados revelaram que, após 5 dias de restrição calórica, a síntese proteica muscular caiu 27%. No entanto, a sessão de musculação junto com déficit energético promoveu aumento da síntese proteica, deixando-a nos mesmos valores de quando se estava em equilíbrio. Ou seja, potencialmente a musculação pode prevenir o catabolismo induzido pela restrição calórica.

Além disso, ao suplementar proteína, no caso 30g de Whey Protein, houve elevações adicionais na síntese de proteínas musculares. Ou seja, potencialmente, se houver musculação com ajuste da ingestão proteica, é possível não apenas prevenir catabolismo, mas também induzir anabolismo.

É importante ressaltar que os resultados podem depender de outras variáveis. Mas o estudo deixa claro que associar exercício de musculação com ingesta adequada de proteína é uma maneira de perder gordura sem eliminar muita massa muscular no processo.

Mais lidas
Últimas notícias