Dicas de exercícios e alimentação para viver uma vida saudável e sem neura

Veja se cafés que prometem queima de gordura são realmente eficientes

“Supercafés” são comumente indicados nas redes sociais. Confira se eles , de fato, valem o investimento

atualizado 15/12/2021 15:02

Suplementos - emagrecer - perder pesoLetizia Le Fur/Getty Images

Ao rolar o feed nas redes sociais, é comum ver influenciadores indicando “supercafés” que prometem emagrecimento, melhoras cognitivas e queima de gordura. Mas, será que eles realmente proporcionam esse resultado?

De acordo com o nutricionista Sidney Veloso, esses produtos têm, de fato, um apelo tentador. Geralmente, vêm com cafeína, gordura (triglicerídeos de cadeia média), L-carnitina e picolinato de cromo, dentre outros compostos.

“Os efeitos da cafeína não contribuem para o emagrecimento. Quanto à adição de L-carnitina, também não mudará nada. Apesar da L-carnitina participar do processo de oxidação da gordura, a quantidade disponível no seu corpo já é muito alta. Inclusive, praticamente toda a L-carnitina ingerida é eliminada pela urina”, afirma o especialista.

A cafeína presente no café ajuda a turbinar o treino, mas teria que ser tomada em doses bem mais altas do que essas bebidas propõem

Segundo o profissional, existem evidências que a cafeína possa trazer benefícios para algumas pessoas e em alguns tipos de atividades, no entanto, a dose necessária é tão alta que uma pessoa com 80kg, por exemplo, iria precisar de umas 6 doses desses “cafés milagrosos” para ter algum benefício. “Ou seja, seria melhor e mais barato tomar a cafeína pura. Inclusive, é importante ressaltar que as doses altas de cafeína têm uma série de efeitos colaterais importantes, inclusive no sistema cardiovascular”, emenda.

Analisando mais a fundo a bula, ele comenta, ainda, sobre os triglicerídeos de cadeia média, que nada mais são que óleo de coco — o que, para o expert, é pura “balela”. Inclusive, um estudo de 2019 teria comparado placebo, cafeína pura, cafeína com óleo de soja e cafeína com óleo de coco extravirgem. Nos resultados, eles perceberam que os resultados de performance foram quase iguais, para as quatro formas de consumir a cafeína.

“Para obter resultados de emagrecimento e performance física, o caminho é uma alimentação balanceada e adequada para sua rotina, preferências alimentares e objetivos. Junto a isso, atividade física monitorada por um profissional. Se você compra no intuito de ajudar no processo de emagrecimento, não precisa mais se preocupar.”

Busque ajuda de um nutricionista qualificado para te orientar.

Quer ficar por dentro das novidades de astrologia, moda, beleza, bem-estar e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesastrologia

Mais lidas
Últimas notícias