Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Essa é boaSaúde

Beber 2 cafés e 2 chás reduz risco de demência e derrame, diz estudo

Pesquisadores analisaram dados de mais de 300 mil britânicos por uma década. Hábito também foi associado ao menor risco de demência pós-AVC

Bethânia Nunes17/11/2021 11:14
Compartilhar notícia
[UNVERIFIED CONTENT] At this photo you can see chocolate bars (from top to bottom): - from Trader Joe's - from Seattle Chocolates - from Svitoch (Ukraine) - from Steenland (Netherland) - from Steenland (Netherland) - from Chocolats Halba (Switzerland) and cup of coffee, tray, cinnamon rolls, Christmas decoration (bauble and garland). Coffee and this design made by me on December 20, 2013 in Dnipropetrovsk, Ukraine.
Beber 2 cafés e 2 chás reduz risco de demência e derrame, diz estudo

Tomar duas xícaras de café e duas de chá diariamente pode reduzir em até um terço o risco de uma pessoa sofrer um derrame ou desenvolver demência, segundo pesquisadores da Tianjin Medical University, da China.

De acordo com o estudo chinês, publicado nessa terça-feira (16/11), na revista PLoS Medicine, a ingestão de café sozinho ou em combinação com chá também foi “associada ao menor risco de demência pós-acidente vascular cerebral (AVC).

Para fazer o estudo, os cientistas monitoraram dados sobre a saúde de 365.682 britânicos inscritos no UK Biobank, por mais de uma década. Os participantes tinham idades entre 50 e 74 anos e responderam um questionários sobre seus hábitos alimentares. Um dos pontos analisados foi a ingestão de bebidas quentes.

O consumo de duas a três xícaras de café e a mesma quantidade de chá por dia foi associado a um risco 32% menor de derrame e 28% a menos de demência comparado às pessoas que não têm o hábito de consumir as bebidas.

“Essas descobertas destacam uma relação potencial benéfica entre o consumo de café e chá e o risco de acidente vascular cerebral, demência e demência pós-acidente vascular cerebral, embora a causalidade não possa ser inferida”, escreveram os pesquisadores no artigo, sugerindo que a relação mais clara seja para o consumo de várias bebidas quentes.

Receba no seu email as notícias de Ciência&Saúde

Frequência de envio: Semanal

Ver todas as newsletters