Gosta de café? Listamos benefícios da bebida para a sua saúde

A cafeína promove o bem estar ao aumentar a concentração e combater o cansaço, mas precisa ser consumida com comedimento

Unsplash

atualizado 21/11/2019 16:40

Se você é fã do cafezinho, pode servir uma xícara. O café é uma bebida com grande quantidade de antioxidantes e outros nutrientes estimulantes, como a cafeína, por exemplo, que ajuda a prevenir o cansaço e outras doenças, como o câncer e problemas do coração. Além disso, também foi verificada que o café ajuda a combater a depressão, melhorando o humor e garantindo a disposição.

Mas, atenção, como tudo na vida, é necessário comedimento. A cafeína pode aumentar a pressão arterial nas pessoas que são sensíveis à substância, que fumam ou que possuem altos níveis de estresse ou ansiedade. Por isso, o ideal é que o café seja consumido em quantidades moderadas.

E qual seria a quantidade ideal por dia? Para adultos saudáveis, sem problemas cardiovasculares, a quantidade recomendada de cafeína é 400 mg por dia, no entanto essa quantidade varia de acordo com tipo de café a ser consumido, uma vez que o conteúdo pode ser diferente. Uma xícara de café expresso pode conter cerca de 77 mg de cafeína e um café normal, 163 mg, por exemplo.

Veja os benefícios do café para a sua saúde:

1. Combater cansaço
Por ser rico em cafeína e outros compostos bioativos, o café combate o cansaço e o sono, melhora a memória e o estado de alerta. Além disso, ele aumenta a capacidade de concentração para a realização de tarefas simples, a percepção auditiva e o tempo de retenção visual.

2. Evitar a depressão
O consumo moderado de cafeína ajuda a prevenir a depressão porque interfere positivamente no humor, na disposição e na performance cognitiva devido ao efeito estimulante provocado no sistema nervoso central.

O café também está ligado a hábitos sociais, que estimulam a convivência com outros indivíduos e isso aumenta o bem-estar pessoal.

3. Prevenir câncer
Alguns estudos demonstram que o café ajuda a prevenir determinados tipos de câncer, como os de mama, ovários, pele, fígado, cólon e reto, pois contém antioxidantes como ácido clorogênico, cafeína, tocoferois, melanoidinas e compostos fenólicos, que protegem as células dos danos provocados pelos radicais livres e diminuem a inflamação do organismo.

4. Estimular a perda de peso
Alguns estudos demonstram que o consumo de café favorece a perda de peso, já que contém diversas substâncias ativas estimulam o metabolismo, como é o caso da cafeína, da teobromina, do ácido clorogênico e da teofilina.

Estes compostos bioativos fazem com que o organismo gaste mais calorias e queime mais gordura, favorecendo a perda de peso.

5. Melhorar a resistência em atletas
O consumo de cafeína aumenta os níveis de adrenalina no sangue, melhorando a resistência e a coordenação em esportes com raquete e de alta intensidade como correr, nadar e remar, por exemplo.

Alguns estudos sugerem o consumo de 3 mg de cafeína por quilo de peso corporal uma hora antes de praticar o exercício.

6. Proteger o coração
O café favorece o aumento do colesterol bom, o HDL, que é considerado cardioprotetor, e uma diminuição do colesterol mal, o LDL. (Com informações do Tua Saúde)

Últimas notícias