Musculação para iniciantes: 4 erros comuns que você deve evitar

Especialistas apontam quais atitudes atrapalham os resultados de quem acabou de entrar na academia

atualizado 29/09/2021 10:57

AcademiaGetty Images

Musculação para iniciantes, geralmente, é uma verdadeira mistura de sentimentos. O primeiro treino costuma ser repleto de empolgação por resultados rápidos. Mas, logo no segundo dia, a dor muscular tardia já faz com que muitas pessoas pensem em desistir. O problema é que essa dor, na maioria das vezes, é normal e acontece mesmo. Afinal, um novo estímulo foi dado para a sua musculatura e ela demora um tempo para se adaptar completamente.

É na fase de adaptação que alguns erros aparecem e precisam de correção o quanto antes. Já que persistir em alguns hábitos incorretos pode, a longo prazo, interferir nos resultados e acabar até mesmo provocando lesões. Por isso, ter cuidado, atenção e, principalmente, orientação é a chave para alcançar resultados rápidos, seguros e concretos na academia.

Deixar a musculação mais fácil para os alunos iniciantes e evitar erros bobos é uma tarefa simples, mas que depende muito da predisposição das pessoas em ouvir e aprender. Por isso, buscamos ajuda de dois especialistas em treino: Leandro Twin, assessor esportivo, educador físico e pedagogo; e Renato Cariani, químico, educador físico e atleta profissional IFBB. Os profissionais indicaram, em suas redes sociais, alguns erros comuns que costumam observar nas academias.

Nós separamos as quatro principais atitudes que você precisa evitar. Confira:

1 – Falta de cadência no movimento

É comum que pessoas iniciantes na musculação ainda não consigam acompanhar o ritmo de treino dos outros alunos da academia. Afinal, é preciso paciência para evoluir. Um erro muito comum apontado por Cariani é quando as pessoas, com muita vontade de alcançar um nível de treino que ainda não possuem, começam a aumentar a carga e realizar movimentos sem a cadência necessária.

Continue lendo no site SportLife, parceiro do Metrópoles. 

Mais lidas
Últimas notícias