Musculação: aprenda a dividir os treinos para ganhar hipertrofia e emagrecer

Uma boa periodização pode acelerar os resultados

atualizado 21/09/2021 11:25

mulher levantando pesoiStock

A musculação é uma atividade física que contempla o corpo inteiro e, por isso, saber dividir os treinos pode ser a chave para alcançar bons resultados. O erro de muitas pessoas que frequentam a academia é não saber ao certo qual o melhor dia para trabalhar cada músculo. Ou, então, quais grupos musculares podem ser acionados no mesmo treinamento. Isso faz com que os indivíduos acabem dando preferência para aquelas regiões que mais lhe agradam, algo que – a longo prazo – pode causar desequilíbrios físicos e até lesões.

Para treinar o corpo todo durante a semana, é preciso ter planejamento e uma periodização adequada. Intercalar períodos de ganho de força bruta com os de lapidação muscular também é uma boa estratégia. Para isso, a saída é sempre recorrer a algum profissional de educação física, para que ele avalie as suas condições e objetivos antes de montar o plano de treino.

“Treino mais intenso, mais carga, controle bem as suas repetições, seus intervalos de descanso. Você vai observar que isso vai lhe trazer grandes benefícios”, conta o químico, educador físico e atleta profissional IFBB Renato Cariani.

Continue lendo no site SportLife, parceiro do Metrópoles.

Últimas notícias