Malhar demais faz mal? Especialista tira a dúvida comum entre quem treina

Para quem pega leve e aqueles que pegam pesado nos treinos, especialista fala sobre limite de resultados

atualizado 27/09/2021 15:14

Getty Images

Alguns atletas gostam apenas de aproveitar o momento do percurso, já outros, têm como principal objetivo conquistar sempre os melhores resultados. Independentemente do tipo de esportista, a dúvida, tanto para quem pega leve quanto para os vidrados em desempenho, pode ser a mesma: existe um limite de resultados?

O fisioterapeuta esportivo Franco Chamorro explica que essa é uma resposta muito polêmica, que provavelmente não seguirá os discursos “motivacionais” cada vez mais comuns nas redes sociais.

“Do ponto de vista teórico, claro que existem limites, até por isso observamos tendências de platô conforme avançamos na modalidade ou lesões recorrentes que afastam um atleta da prática, justamente por passar desse tal limite”, explica o especialista.

A fadiga e o cansaço, de acordo com o fisioterapeuta, ajudam o atleta a identificar se ele está chegando em seu máximo. A exatidão desses indicadores pode ser mais ou menos precisa dependendo da pessoa, circunstância e contexto da prática esportiva.

Saiba identificar os sinais de que você chegou ao seu limite no SportLife, parceiro do Metrópoles.

Mais lidas
Últimas notícias