Nutricionista explica como montar cardápio para estimular a saciedade

Julia Jaccottet, do Centro Terapêutico Máximo Ravenna, sugere que dieta privilegie fibras e gorduras boas

atualizado 13/05/2021 18:14

Thamires Gomes Santiago/Metrópoles

Um dos problemas de quem está tentando perder peso é montar o cardápio adequado. Não basta apenas cortar os alimentos mais calóricos, gordurosos e açucarados. É necessário alcançar uma alimentação equilibrada na qual os nutrientes necessários para o funcionamento do corpo estejam garantidos e o desejo de comer a toda hora esteja contido.

A nutricionista Julia Jaccottet, do Centro Terapêutico Máximo Ravenna, explica que as dietas de emagrecimento precisam ser ricas em fibras e gorduras boas, que ajudem a promover a saciedade e a facilitar o trânsito intestinal. “Incluir ingredientes como farelo de linhaça, chia e quinoa é fundamental para se sentir saciado. Esses alimentos possuem baixo índice glicêmico e alto teor de fibras, além de ajudarem a baixar o colesterol ruim”, explica.

No cardápio, as proteínas magras também precisam estar presentes. O grupo alimentar está envolvido em funções vitais do corpo como a produção de anticorpos, o equilíbrio hormonal, a cicatrização de feridas e a manutenção da energia para a execução das tarefas diárias. Em uma dieta de emagrecimento, a indicação é privilegiar proteínas como o ovo, os queijos brancos e as carnes brancas.

De acordo com a especialista da clínica Ravenna, abacate, iogurte e fibras são aliados para promover a saciedade. Segue, abaixo, algumas combinações sugeridas pela nutricionista para compor uma refeição diária:

Café da manhã:
Café sem açúcar – 1 xícara;
Mamão – 1 fatia média;
Ovo mexido – 1 unidade;
Iogurte + chia (1 colher de chá cheia).

Almoço:
Salada variada com molho de iogurte (1 colher de sopa) e farinha de linhaça (1 colher de chá cheia);
Tabule de quinoa (2 colheres de sopa cheias);
Picadinho de carne (100 gramas).

Lanche da tarde:
Queijo cottage com orégano (2 colheres de sopa);
Abacate (3 fatias) + gotas de limão e sal;
Ovo com gema mole.

Jantar:
Panqueca de aveia (2 unidades) com patê de atum (4 colheres de sopa);
Salada caprese (1 prato de sobremesa raso).

Últimas notícias