Cinco alimentos que aumentam a saciedade e colaboram com o emagrecimento

Saber escolher ingredientes funcionais é um dos fatores mais importantes em uma perda de peso saudável

atualizado 08/12/2020 11:18

Comidas misturadas incluídas na dieta escandinavaMaskot/GETTYIMAGES

Alimentos com baixo teor calórico são incentivados em dietas com objetivo de emagrecimento, já que podem ser consumidos em maiores quantidades sem grandes prejuízos no saldo calórico.

Porém, nem sempre podemos qualificar um ingrediente como benéfico apenas por ele conter baixas calorias, principalmente se estivermos falando daqueles que contém calorias vazias, ou seja, que não oferecem nenhum tipo de nutriente ao organismo.

Saber escolher alimentos funcionais, que contém propriedades e nutrientes que geram benefícios à saúde do indivíduo, é um dos fatores mais importantes em uma perda de peso saudável.

Conheça aqui cinco indicações que, além de poucas calorias, oferecem muitos benefícios ao metabolismo:

Ovo
Considerado um superalimento, é rico em nutrientes. Um deles é a colina, uma vitamina que não é facilmente encontrada em alimentos tradicionais. Fonte de proteína de alto valor biológico, auxilia na saciedade, no sistema imunológico e, quando e dentro de uma dieta balanceada, é fundamental para perder uns quilinhos.

Aveia
Ainda que contenha uma quantidade de carboidrato razoável, a aveia é um grão que deve estar presente em toda dieta com finalidade de emagrecimento. Ela é rica em fibras e isso faz com que ajude a reduzir o índice glicêmico de outros alimentos, quando ingeridos juntos. A aveia também diminuiu o apetite, melhora o funcionamento intestinal e ajuda a controlar as taxas de colesterol.

Gengibre
O gengibre é conhecido como um alimento termogênico, ou seja, ajuda o corpo a produzir calor, favorecendo a queima de gordura. Ele possui propriedades digestivas que reduzem a retenção de líquido, têm efeito bactericida e ação antioxidante. Pode ser consumido batido em sucos ou até mesmo com açaí, favorecendo ainda mais o viés desintoxicante.

Frutas vermelhas
Entram nessa categoria morango, mirtilo, amora, goji berry, red berry, cranberry e framboesa. São alimentos ricos em vitamina C, um anti-inflamatório natural, e fibras, que prolongam a sensação de saciedade e são essenciais para o trato intestinal. Além disso, possuem baixo índice glicêmico e podem ser consumidas de diversas formas.

Castanhas
Repletas de vitamina B, ajudam na sensação de saciedade. A castanha-do-Pará, por exemplo, é a maior fonte de selênio conhecida. O mineral atua na inativação dos radicais livres, ativa os hormônios da tireoide, contribui para a desintoxicação do organismo e fortalece o sistema imunológico.

Na galeria, veja a importância de não fazer dietas “malucas” durante a pandemia de coronavírus:

0

(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica

Últimas notícias