Qual é o melhor método de treino para emagrecer?

Estímulos com intensidade alta e de forma intervalada têm se mostrado superiores quando o objetivo é a perda de peso

Istock/g-stockstudio

atualizado 01/04/2019 19:21

Normalmente, existem muitas dúvidas com relação a qual é o melhor método de treino ou exercício para ajudar no processo de emagrecimento. A melhor maneira de responder essa pergunta é entendendo o conceito de cada prática para que o objetivo seja alcançado.

Se o objetivo é emagrecer, treinos aeróbicos também podem ser realizados, porém não há necessidade de passar horas fazendo. De maneira geral, estímulos com intensidade alta e de forma intervalada têm se mostrado superiores tanto no quesito eficiência de tempo quanto em alterações metabólicas que favorecem a redução de gordura e manutenção da massa magra.

O treino pode ser aplicado de várias maneiras. Confira três exemplos:

» No caso de atividades aeróbicas, pode-se utilizar o método Tabata, que consiste em um volume que oscila entre sete e oito séries, com estímulo de esforço de 20 segundos, na intensidade máxima. A pausa de recuperação é de 10 segundos, realizada após cada estimulo de 20 segundos.

Esse método pode ser realizado na rua, com “tiros”, bicicleta ergométrica, transport, escada, corda naval, pula corda, piscina, saco de boxe, entre outros.

» A musculação também é uma excelente escolha. Basta aplicar uma velocidade adequada na execução, amplitudes máximas, cargas de acordo com a sua capacidade que não comprometam a amplitude, e volume de exercícios adequado – lembrando que, se o treino é intenso, não tem como ele ser longo.

» Exercícios intervalados em forma de circuito. Tipo crossfit, boxe, muay thai.

Quando o objetivo é reduzir percentual de gordura e aumentar moderadamente a massa magra, vários métodos podem ser utilizados. Isso torna o exercício mais prazeroso, pois assim é possível encaixar no gosto de cada um a atividade de sua preferência.

Portanto, é importante ressaltar que o acompanhamento nutricional é a principal premissa para quem quer emagrecer.

Últimas notícias