Este é um espaço para celebrar a vida e as pessoas. Viaje comigo nesta aventura!

Plantas mágicas? Conheça 10 chás que deixam o cabelo forte e bonito

Quer saber quais chás fazem maravilhas ao cabelo? Confira 10 infusões “mágicas" para desfilar com as madeixas impecáveis

atualizado 21/09/2021 20:20

Chá - cabelo - mulherRob Lewine/Getty Images

Antes de procurar soluções para os problemas capilares em fórmulas fixadas nas prateleiras, homens, mulheres e profissionais da beleza corriam rumo ao jardim e aos campos em busca de plantas capazes de atender suas necessidades. Terapêuticas para tratar caspa, queda e fios opacos eram encontradas na natureza – e ainda são. Entretanto, com o avanço da cosmetologia, as receitas caseiras com ervas “milagrosas” ficaram de lado.

Entre as tantas alquimias com as plantas, está o chá. Se fosse para listar todos os benefícios da bebida, a coluna Claudia Meireles faria uma Bíblia e, certamente, deixaria alguns tópicos de fora. As infusões somam mil e uma vantagens, como acelerar o metabolismo, potencializar os resultados da malhação e amenizar condições dermatológicas. Algumas são tão poderosas que contribuem com a saúde do cabelo, deixando-o hidratado, forte e brilhoso.

Quer saber quais chás fazem maravilhas às madeixas? A seguir, confira 10 infusões “mágicas” para desfilar com a cabeleira impecável. Como as ervas são bem comuns, quem sabe você tem alguma no armário e já pode fazer a bebida após ler a reportagem.

0
1 – Alecrim

Quando se trata de benefícios para os fios, o alecrim parece trazer todos nas folhas finas por conter ferro, cálcio e vitamina B6. Independentemente de beber ou aplicar direto no couro cabeludo, o chá da erva aromática estimula e melhora a circulação sanguínea da região, o que provoca o crescimento capilar de modo mais espesso e saudável. Por integrar propriedades antibacterianas, outro proveito da infusão é a limpeza das madeixas ao mesmo tempo em que as deixa bem hidratadas. Use também quando a raiz estiver oleosa.

Lavagem de alecrim

1 – Espere a água ferver e adicione o alecrim;
2 – Deixe a infusão de 15 a 30 minutos e, depois, peneire as folhas;
3 – Utilize a água da infusão do alecrim para aplicar no cabelo e faça massagem no couro cabeludo;
4 – Não enxágue.

Chá de alecrim
O chá de alecrim integra mil e uma vantagens para o cabelo
2 – Folha de amora

A folha da amora contém o fitormônio, substância com os mesmos efeitos do estrogênio. Ou seja, ingerir o chá com frequência tende a ser benéfico a quem sofre com a perda exagerada dos fios. Rica em flavonoides, a erva tem ação antioxidante e funciona como um fortalecedor da fibra capilar. Lembrando que a bebida engloba vitaminas e minerais importantes para o organismo, a exemplo de potássio, magnésio e cálcio, com potencial de afastar o risco de anemia, doença que influencia a queda das madeixas.

Mulher - cabelo - chá
Alternativa para quem sofre com a perda dos fios é o chá de folha de amora
3 – Alfavaca

Da mesma família do manjericão, a alfavaca desponta como uma planta que engloba diversas propriedades medicinais por trazer na composição ferro, cobre e uma série de vitaminas (A, C, K e B9). Antifúngica, adstringente, antioxidante, antibacteriana e antisséptica são apenas algumas das benesses para o corpo. De acordo com especialistas, preparos com a planta ajudam a regular o sistema imunológico de forma natural.

Lavagem com alfavaca

1 – Ferva uma xícara de água e desligue;
2 – Adicione duas colheres de sopa de alfavaca;
3 – Deixe a mistura tampada até esfriar. Em seguida, bata no liquidificador;
4 – Aplique a pasta no couro cabeludo e deixe agir por 10 minutos. Ao término do tempo, lave o cabelo normalmente.

Couro cabeludo - cabelo - mulher
Passar o chá de alfavaca no couro cabeludo
4 – Carqueja

Se pertence ao grupo das pessoas acometidas com caspa, segue uma terapêutica natural: o chá de carqueja. Como a planta medicinal possui fontes antifúngicas e antissépticas, acaba por auxiliar na higienização do couro cabeludo e reduzir a oleosidade. Ao passar a infusão na região, há uma eliminação de micro-organismos, como fungos e bactérias. Caso tenha o cabelo escuro, a bebida deixa os fios bem brilhosos quando aplicada da raiz às pontas.

Cabelo - mulher
Chá de carqueja é uma terapêutica para a caspa
5 – Jaborandi

Precisando de algo para fortalecer as madeixas? Saiba que um bom aliado responde por chá de jaborandi, planta usada amplamente na indústria cosmética. A infusão proporciona a renovação celular e, consequentemente, estimula o crescimento e a resistência capilar. Uma das substâncias da erva é a pilocarpina, ideal para prevenir a queda e reparar fios danificados por química. Um alerta: gestantes, lactantes e pacientes com problemas cardíacos não devem fazer uso de receitas com jaborandi, só com prescrição médica.

Chá com folha de jaborandi

1 – Coloque a água e as folhas da planta em um recipiente. Deixe ferver por 10 minutos;
2 – Desligue e espere o chá esfriar;
3 – Aplique a infusão nos cabelos secos. Tente umidificar todo o comprimento e as pontas, além do couro cabeludo;
4 – Massageie bastante para estimular a circulação sanguínea;
5 – Coloque a touca e espere agir por 40 minutos;
6 – Ao fim do tempo, lave o cabelo normalmente.

Cabelo - chá - mulher
Passe a infusão nos fios e, depois, lave normalmente
6 – Folha de urtiga

Rica em vitaminas A, C, D, K e B, a urtiga é fonte de silício, potássio, ferro, enxofre, manganês e aminoácidos. Juntos, os nutrientes ajudam a crescer e fortalecer o cabelo, minimizando até a calvície. Ao beber o chá, as substâncias da planta entram no organismo tendo como resultado a circulação sanguínea no couro cabeludo, limitação da produção das glândulas sebáceas e oxigenação do bulbo capilar.

Vale ressaltar que o chá reduz a queda e acelera o crescimento das madeixas quando ingerido, mas também dá para obter bons resultados usando topicamente. Aplique no couro cabeludo e na estrutura dos fios. A cada 250 ml de água, use 15 gramas da planta poderosa.

Cabelo - chá - mulher
A infusão ajuda na circulação sanguínea no couro cabeludo
7 – Lavanda

Facilmente identificada pelo aroma floral, a lavanda é conhecida pelo efeito calmante. Entretanto, os proveitos da erva ultrapassam o modo relax e contribuem com a saúde capilar. Dentre as vantagens, estão o crescimento dos fios, prevenção de inflamações e potente ação antimicrobiana. Ao preparar o chá, faça-o bem forte e espere esfriar para aplicar, massageando o couro cabeludo. Recomenda-se passar diariamente.

Chá de lavanda
Chá de lavanda
8 – Cavalinha

Planta medicinal usada com frequência no processo de emagrecimento, a cavalinha deixa o cabelo forte, sedoso e brilhante. O chá reduz a queda e promove o crescimento capilar por possuir selênio na composição. Por ter uma grande quantidade de silício, a infusão atua principalmente no couro cabeludo e no nascimento de novos fios. Caso esteja com unhas frágeis e quebradiças, vale apostar na bebida. Mais um proveito da erva é o potencial hidratante.

Chá de cavalinha

1 – Coloque 250 ml de água para ferver;
2 – Depois de ferver, adicione uma colher de sopa da planta e aguarde três minutos para desligar o fogo;
3 – Espere a infusão descansar por 10 a 15 minutos;
4 – Não consuma o chá em grande quantidade, pois pode gerar o efeito contrário. Em vez de o cabelo ficar bonito, você o deixará ressecado.

Cavalinha
A cavalinha tem diversas propriedades benéficas para o cabelo
9 – Sálvia

Outra opção de chá para aplicar no cabelo é o de sálvia. A erva integra o cobre, nutriente capaz de amenizar o envelhecimento precoce da fibra capilar. Caso batalhe contra eczema ou dermatite no couro cabeludo, a infusão apresenta efeitos adstringentes. Se não gosta dos fios grisalhos, fica a dica de usar a bebida como enxágue final após a lavagem das madeixas. Cabelos escuros podem se beneficiar no quesito brilho, pois a substância intensifica a cor natural.

Chá - mulher - cabelo
Chá de sálvia potencializa a cor do cabelo castanho
10 – Arruda

Saindo um pouco dos pontos queda, brilho e cor dos fios, o chá de arruda funciona como uma terapêutica caseira contra os temíveis piolhos e lêndeas. A alternativa é lavar o cabelo com a infusão. Além de eliminar a infestação do inseto, a bebida acalma a coceira no couro cabeludo. Deve-se aplicar a receita com as madeixas molhadas e, em seguida, passar o pente fino.

Chá de arruda

1 – Coloque as folhas de arruda na água fervente e deixe descansar por 10 minutos;
2 – Tampe, espere esfriar e, depois, coe;
3 – Aplique no couro cabeludo até as pontas. Todo o cabelo deve ficar molhado.

Infestações de piolho crescem 50% durante a pandemia nos EUA, diz cliníca
Chá de arruda funciona como tratamento contra piolhos

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Mais lidas
Últimas notícias