Este é um espaço para celebrar a vida e as pessoas. Viaje comigo nesta aventura!

Brilho e força: conheça 10 ótimos alimentos para ter cabelos saudáveis

Nutricionista explica que cuidados com as madeixas devem começar de dentro para fora, a fim de garantir que elas cresçam fortes

atualizado 28/07/2021 12:58

Cabelo onduladoUnsplash

Se o seu banheiro está cheio de produtos para o cabelo que prometem resultados milagrosos, mas que não são atingidos, talvez seja a hora de prestar mais atenção na alimentação. A saúde dos fios também depende da qualidade dos alimentos escolhidos no dia a dia. Com a seleção certa, é possível ter brilho, força e evitar a queda e o ressecamento.

Refeições ricas em proteínas, fibras, frutas, vegetais e uma boa hidratação são a chave para conseguir ter o cabelo das estrelas. “Mantenha uma alimentação saudável e variada na maior parte do tempo”, sugere a nutricionista Laura de Souza Silva, da clínica brasiliense Nutrindo o Conhecimento.

0

Conheça 10 alimentos que vão te ajudar a ter cabelos mais bonitos e saudáveis:

Abacate

Uma das frutas mais queridas atualmente, o abacate é recheado por gorduras saudáveis, biotina e vitamina E, um antioxidante que favorece o crescimento do cabelo. Ele é versátil e pode ser consumido em preparos doces e salgados.

Abacate é rico em vitamina E
Salmão

Peixes como o salmão, sardinha, atum e arrenque são ricos em ômega 3, uma gordura boa que o corpo humano não produz e, por isso deve ser incluída na dieta. Além de proteger o organismo de doenças, o ômega 3 garante brilho e força às madeixas. Você vai notar que o cabelo ficará mais cheio depois de incluir esses alimentos à alimentação.

Iogurte grego

O iogurte grego puro e sem açúcar é rico em proteínas, vitamina B5 (conhecida como ácido pantotênico) e probióticos. Essa união é perfeita para fazer com que os cabelos cresçam mais rápido e saudáveis.

A vitamina B5 favorece o fluxo sanguíneo no couro cabeludo e pode ajudar contra o enfraquecimento e queda dos fios. Já os probióticos atuam no intestino e ajudam o corpo a absorver melhor os nutrientes que consumimos.

O iogurte grego puro e sem açúcar é rico em proteínas
Ovos

Os ovos contam com a biotina, uma vitamina do complexo B que ajuda o cabelo a crescer e previne a queda e a progressão da calvície. E mais: ela também ajuda a fortalecer unhas quebradiças.

Espinafre

Para combater o cabelo quebradiço, aposte em incluir espinafre na dieta. A hortaliça de folha verde-escura é rica em vitamina A, ferro, betacaroteno, ácido fólico e vitamina C. Essa união mantém o cabelo hidratado e previne a quebra dos fios.

espinafre
Espinafre previne a queda
Batata doce

A batata doce é um vegetal rico em betacaroteno, um antioxidante que se transforma em vitamina A e protege contra cabelos secos e opacos. O betacaroteno também estimula as glândulas do couro cabeludo a produzirem um fluido oleoso saudável que protege os fios e evita que eles ressequem.

Leguminosas

Grão-de-bico, lentilhas, feijão e ervilhas são ricos em proteínas e fibras, bem como ácido fólico, uma vitamina do complexo B que ajuda a manter o cabelo saudável e a renovar as células vitais para o crescimento dele.

Comer lentilhas na virada do ano é uma tradição antiga
Linhaça

Esta semente é uma poderosa fonte de ácidos graxos poliinsaturados que ajudam a nutrir o couro cabeludo e a prevenir o ressecamento. Que tal acrescentar a linhaça moída ao iogurte ou às receitas salgadas?

Canela

A especiaria é comumente usada para melhorar o fluxo sanguíneo do corpo como um todo e não seria diferente com a cabeça. Inclua uma pitada de canela nas receitas para levar mais oxigênio e nutrientes para os folículos capilares e ver os cabelos crescerem mais fortes.

Inclua uma pitada de canela nas receitas para levar mais oxigênio e nutrientes para os folículos capilares
Aves magras

O cabelo está fino e sem volume? A explicação pode estar nos níveis de proteína em seu organismo. Quando eles estão baixos, é natural que o crescimento dos fios estagne e quando os cabelos mais velhos caem, a queda fica ainda mais evidente.

Inclua mais aves magras – como frango e peru – à alimentação. Elas são ricas em proteína e dão um empurrãozinho no crescimento.

Mulher cabelo grande
A alimentação contribui para aumentar a densidade dos fios
Evite

Assim como os alimentos citados acima contribuem para a saúde dos cabelos, existem outros que são prejudiciais para a saúde em geral e seu consumo pode resultar na queda dos fios. Evite alimentos processados ​​e embutidos. Eles são pobres em nutrientes e têm alta concentração de aditivos e ingredientes artificiais.

Atenção com a saúde

É importante ficar atento à queda do cabelo, onde e quais produtos costuma usar. A nutricionista também alerta que, caso haja alguma deficiência de ferro, proteína, calorias ou zinco, é necessário fazer um acompanhamento para ajustar os níveis normais e obter os resultados.

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Últimas notícias