Este é um espaço para celebrar a vida e as pessoas. Viaje comigo nesta aventura!

Especialista das famosas, Cris Dios ensina a cuidar melhor do cabelo

À frente do salão de beleza e marca de cosméticos Laces and Hair, a cabeleireira cuida das madeixas de celebs, como Alessandra Ambrosio

atualizado 08/04/2021 11:38

Cris Dios com Débora Nascimento, Alessandra Ambrosio e Maiara@lacesandhair/Reprodução/Instagram

Ao buscar técnicas naturais e orgânicas para cuidar das madeixas, sem dúvidas o nome de Cris Dios aparece como referência no assunto. Especialista em saúde dos fios, a cabeleireira comanda o Laces and Hair, marca de produtos capilares e salão de beleza com unidades em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. No currículo, a expert traz a formação acadêmica em cosmetologia e pós-graduação em tricologia. Além da bagagem profissional, ela se descreve como uma incansável pesquisadora e amante do universo dos ingredientes e filosofias naturalistas.

A paixão por trabalhar na área da beleza está no DNA de Cris. O avô dela, João Manuel Dios, era um barbeiro naturalista que cuidava de problemas no couro cabeludo com emulações de ervas. O amor pelo segmento passou à filha, Mercedes Dios, mãe da cosmetóloga e responsável por fundar o Laces and Hair, em 1987. “A beleza é o ofício da minha família desde 1920, quando meu avô veio da Espanha em busca de oportunidades”, conta a cabeleireira de Alessandra Ambrosio, Isabelle Drummond e Débora Nascimento em entrevista à coluna Claudia Meireles.

Ledo engano imaginar que o uso dos produtos naturais e orgânicos influencia somente a saúde das madeixas e da cútis. Segundo Cris, as fórmulas auxiliam no equilíbrio do corpo: “Não somos só cabelo ou pele, mas sim seres com um sistema que funciona integrado. Quando você preserva e deixa intacto, sem atrapalhar com partículas químicas para ‘limpar’, ajuda o organismo a trabalhar em harmonia”. Ela acrescenta ser necessário “respeitar os fios”, pois apesar de serem uma fibra forte, há quem abuse de procedimentos.

Cris Dios
Cris é cabeleireira e cosmetóloga
Cris Dios e Alessandra Ambrosio
Cris Dios e Alessandra Ambrosio
Coloração

De acordo com a especialista, clientes chegam com frequência aos espaços do Laces and Hair com problemas capilares decorrentes de danos causados no couro cabeludo e nos fios. As complicações são resultantes do excesso de processos químicos, por exemplo, colorações e descolorações. Dentre os “estragos”, os procedimentos provocam alergias. Diante das queixas da clientela, Cris resolveu desenvolver um método de tingir os fios sem agredi-los.

Trazendo o selo do Laces, o sistema de coloração 100% vegetal engloba 13 tonalidades (tom sobre tom), explica a cosmetóloga. A técnica pode ser feita em grávidas e alérgicos ao método químico tradicional. Há também a opção da coloração oxidativa 80% natural e sem parafenilenodiamina, mais conhecida como PPD. A substância é uma das maiores responsáveis por causar danos capilares. “As alternativas proporcionam aos consumidores a possibilidade de tingir os fios de forma mais natural e saudável”, garante a expert.

0
De olho!

Não são apenas as colorações químicas que carregam o potencial de prejudicar a saúde das madeixas. Produtos disponíveis nas prateleiras de farmácias, supermercados e lojas de cosméticos trazem na fórmula componentes considerados nocivos. Ao comprar um item capilar, Cris Dios alerta para que a pessoa se atente se os seguintes elementos estão escritos no rótulo: sulfatos; PPD; cloridróxido de alumínio; BHT; parabenos e derivados; fragrâncias e corantes sintéticos. Essas substâncias têm função danosa ao cabelo.

Acredito que o consumidor ainda é muito enganado com a roupagem dos cosméticos, infelizmente. A legislação cosmética brasileira é muito séria e rígida, tendo como a base de medicamentos. Entretanto, a falta de conhecimento faz o consumidor selecionar produtos de forma equivocada. Os INCI names, nomes em inglês colocados na composição, distanciam o conhecimento comum, causando péssimas escolhas

Cris Dios

Em 34 anos de atuação, o Laces and Hair segue o princípio de desenvolver produtos que previnem e atuam em qualquer problema relacionado à funcionalidade em desequilíbrio. Por exemplo, queda, quebra, ressecamento, fios fracos, pontas duplas, inflamação, caspa, psoríase e dermatites. “Formulamos os cosméticos com o objetivo que ele atue no cerne da questão e atinja a homeostase”, explicita Cris. Dentre as fórmulas mais queridinhas da clientela, estão o Ssoro Laces e o Hidratante Capilar de Água de Coco.

0
Dez mandamentos

“Nossos pés são a nossa conexão com a terra e nossos cabelos nossa conexão com o céu”, destaca Cris Dios. Para evitar agressões capilares, a cosmetóloga avalia que optar pela “beleza consciente” deve ser a primeira escolha e, consequentemente, contribuir na mudança de conceitos. Devido às perguntas incessantes da clientela sobre como cuidar das madeixas, a profissional elaborou os 10 mandamentos para manter a cabeleira saudável. Tome nota!

1 – Dilua sempre o xampu e condicionador antes de usar no couro cabeludo e fios;

2 – Desembarace o cabelo com amor e respeito;

3 – Cuide do couro cabeludo. “Ele é sua terra fértil”, frisa Cris Dios;

Cris Dios
Cuidado na hora de pentear os fios, alerta a cabeleireira

4 – Evite o uso excessivo de chapas e babyliss. Quando utilizar o secador, mantenha uma distância segura dos fios;

5 – Faça escolhas de produtos de forma consciente para si e ao planeta. “Se possível, dê preferência a itens naturais e orgânicos”, reforça a cosmetóloga;

6 – Faça um processo químico de cada vez quando for realizá-lo no mesmo dia;

7 – Faça o último enxágue com água mineral ou filtrada;

8 – Ame e cuide do cabelo. “Ele é sua plantinha”, esclarece a expert;

Débora Nascimento
Débora Nascimento é cliente fiel de Cris Dios

9 – Tenha bons hábitos e escolhas, como uma alimentação saudável, pratique atividade física, beba bastante água, durma 8 horas por dia e não fume;

10 – Tenha paz de espírito e bons pensamentos. “Lembre-se, sua mente é sua casa. Você pode escolher quem entra e quem deixa ficar”, defende a especialista.

Hidratação

Qual a periodicidade ideal para hidratar as madeixas? Pelo menos uma vez por semana, de acordo com a expert em saúde capilar. Pesquisadora dos ingredientes naturais, Cris sugere nutrir o cabelo em casa com abacate, karité, aloe vera, babosa, mel e manteiga de murumuru. Compõem a lista os óleos vegetais de coco, oliva e macadâmia. No couro cabeludo, as ervas, que terão maior eficácia, são o alecrim, sálvia, camomila e lavanda.

“O cabelo é uma antena da nossa saúde interna. Quando devolvemos aos fios tudo o que precisam – proteínas, aminoácidos, lipídios, minerais e água –, eles respondem com vitalidade. É o resultado do uso de cosméticos naturais e orgânicos”, explica a cosmetóloga.

Cris Dios e Titi Muller
Cris Dios e Titi Müller
Duda Beat e Cris Dios
Duda Beat e Cris Dios
Queda capilar

O assunto queda capilar está em voga, principalmente com a pandemia. A cabeleireira explica que os fios costumam cair após o diagnóstico da Covid-19 devido ao vírus alterar o sistema imunológico e pelo estresse causado: “Por isso, é fundamental equilibrar a saúde do couro cabeludo, além de melhorar o aporte de nutrientes e a circulação sanguínea da região”. Para amenizar ou até tratar o problema, Cris costuma usar nas madeixas alecrim, chá verde, lavanda e capim limão.

Como o corpo é uma engrenagem, a especialista bate na tecla de cuidar dos pensamentos e do bem-estar. Ao site do Laces and Hair (clique aqui), Cris integrou uma série de meditações guiadas: “Todas as pessoas podem acessar e cuidar da mente, alma e corpo neste momento”.

A cosmetóloga começou a trabalhar na área da beleza aos 15 anos: “No início, aprendi tudo com a herança e sabedoria da minha mãe. Depois, fui me especializar em Paris, Holanda, Copenhagen, Alemanha e EUA”, finaliza.

Cris Dios
Cris Dios

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Últimas notícias