Dermatologistas ensinam 5 receitas com babosa excelentes para pele e cabelo

Considerada planta mais versátil da cosmetologia natural, a babosa tem propriedades cicatrizantes e hidratantes superbenéficas ao corpo

babosa na belezaGetty Images

atualizado 31/07/2020 21:50

Todos os anos, no inverno, a babosa retorna aos holofotes da beleza como ingrediente-chave de receitas caseiras, seja para melhorar a aparência da pele, seja para dar um up nos cabelos. A fama de protagonista da temporada que essa planta detém se faz valer devido ao seu alto poder hidratante, capaz de reparar peles e cabelos castigados pelas baixas temperaturas (e banhos quentes!) da estação, companheira dos brasileiros até meados de setembro.

babosa na beleza
Segundo profissionais da saúde, a babosa traz benefícios tentadores à beleza sem qualquer contraindicação. Seus efeitos são, sobretudo, poderosos aliados do inverno, estação que compromete a hidratação dos fios e do cabelo

Também conhecida como aloe vera, a babosa tem no interior de suas folhas uma substância gelatinosa rica em vitaminas, sais minerais e aminoácidos. Graças a essas propriedades, é considerada uma das aliadas mais versáteis da cosmetologia natural, sobretudo nesta temporada mais fria do ano.

Para destrinchar os benefícios desse ingrediente e ensinar truques fáceis de replicar em casa, o Metrópoles escalou duas profissionais da beleza: uma especialista em cuidados com a pele e, a outra, autoridade em tratamentos para o cabelo.

O que é?

A babosa é uma das plantas suculentas mais populares do mundo. Tem origem africana e é usada para fins medicinais desde o Egito Antigo. Fácil de cultivar em casa, ela é rica em vitaminas (principalmente C e E), sais minerais e aminoácidos, sendo considerada uma poderosa aliada da beleza.

0
Benefícios

Para a pele
“Ajuda a acalmar, hidratar e cicatrizar a pele, além de auxiliar no tratamento de queimaduras, aliviar o desconforto de picadas de mosquito e atenuar a acne”, revela a dermatologista Patricia Silveira, especialista em beleza natural.

Por acalmar a derme, ainda é comumente usada em protocolos contra psoríase e herpes.

Para os cabelos
Segundo Cris Mendanha, fundadora do centro de terapia capilar Sweet Therapy, existem diversos artigos na literatura médica que sustentam o uso da babosa para a saúde capilar. “Evidências sugerem a eficácia da planta no tratamento de inflamações da pele, portanto, suas ações cicatrizantes, antimicrobianas e anti-inflamatórias são consideradas muito boas para o couro cabeludo”, diz ela.

“Ainda vale mencionar seus efeitos altamente hidratantes e emolientes, usados há gerações durante o banho para dar força e maleabilidade aos cabelos”, emenda.

Tem contraindicações?

Ambas as profissionais afirmam que a babosa não tem contraindicação para uso tópico. “É uma planta muito segura. Inclusive, é amplamente usada em cosméticos para as peles extremamente sensíveis dos bebês”, tranquiliza Patricia.

babosa
A planta é considerada uma das mais versáteis da cosmetologia natural
Como usar?

Na pele
– Para potencializar sua máscara de argila preferida, adicione duas colheres de sopa do gel de babosa e aplique no rosto como de costume.

– Misture uma colher de sopa do gel de aloe e vera com duas gotas de tea tree (ou óleo de melaleuca) e passe em áreas acneicas uma vez ao dia para minimizar a inflamação.

Nos cabelos
– Retire o gel das folhas de babosa e bata no liquidificador, até virar uma pasta. Aplique nos fios e no couro cabeludo, massageando. Deixe agir por meia hora e lave normalmente. Caso tenha olhos essenciais em casa, coloque quatro gotas de óleo de lavanda, quatro de melaleuca e três de patchuli para potencializar os resultados. Se quiser acelerar o crescimento dos fios, troque o de patchuli por quatro gotas do óleo de alecrim.

– No liquidificador, bata duas colheres de sopa de gel de babosa e três de abacate. Aplique no comprimento das madeixas, como máscara de tratamento. Deixe agir por até 15 minutos e lave normalmente.

– A babosa também pode ser misturada à sua máscara capilar de preferência, afim de intensificar os resultados.

Adendo: a babosa também tem sido usada como um alimento funcional, especialmente no preparo de bebidas saudáveis. Busque conselho de um nutricionista para ver se a ingestão é indicada a você.

Maneira certa de conservar a babosa

Segundo Patricia, dificilmente as pessoas conseguem utilizar o gel de uma folha inteira de babosa de uma única vez. Para driblar desperdícios, principalmente para quem não tem plantação de aloe vera em casa e precisa comprar folhas em lojas especializadas toda vez que quiser usar, o recomendado é conservar as sobras no congelador.

“A maneira certa de armazenar, evitando problemas de má conservação, é bater o gel sobressalente no liquidificar para criar uma pasta homogênea e, então, guardar no congelador em fôrmas de gelo”, orienta a médica. Congelado, o gel da babosa dura até três meses.

Últimas notícias