Para além da pele: conheça os benefícios do colágeno para os cabelos

A proteína hidrata e restaura os fios, erradicando as pontas duplas. Veja galeria de produtos e uma receita simples para fazer em casa

atualizado 01/05/2020 19:42

modelo de beleza com cabelos bagunçadosAda Summer/Getty Images

O colágeno, todo mundo sabe, é um poderoso aliado no combate ao envelhecimento precoce da pele. Mas seus benefícios vão além, e transcendem os poros.

Longe de garantir apenas a jovialidade da derme, a proteína é capaz de realçar a beleza dos cabelos, promovendo hidratação e reparação dos fios.

Quem atesta são as especialistas em saúde capilar Laís Leonor e Veridiana Abud. As duas são médicas e, a pedido do Metrópoles, se uniram para explicar o beabá do colágeno e a maneira correta de usá-lo a favor das madeixas.

O que é?

Primeiramente, vale ressaltar que o colágeno é uma proteína produzida naturalmente pelo organismo. Ela contribui para a elasticidade e resistência da pele, para a saúde das unhas e dos cabelos e é responsável por constituir as fibras que sustentam os tecidos do corpo.

Sua estimulação e suplementação, seja por meio de cápsulas, seja via dermocosméticos, é bem-vinda para aqueles que desejam dar um “up” na aparência, principalmente com o avanço da idade – como parte do envelhecimento natural  do corpo, a produção da proteína começa a diminuir a partir dos 25 anos.

Quais seus benefícios para os cabelos?

“Com as agressões diárias, como poluição, alimentação inadequada, uso de chapinha e secador, as madeixas perdem a força. O uso de colágeno tópico, como em cremes e leave-ins, funciona como repositor de proteínas e age como fortalecedor dos fios”, explica a dermatologista Laís Leonor, da clínica Dr. André Braz.

Deve ser adotado, principalmente, por quem sente as madeixas ressecadas e sem brilho.

“As propriedades do colágeno auxiliam no aumento da hidratação e até na reparação das pontas duplas”, assegura a tricologista Veridiana Abud, do consultório For All Group.

0
Qual a melhor maneira de usar?

Por meio de máscaras de hidratação e leave-ins. Escolha, sempre, os produtos com maior concentração de colágeno. “Isso porque as moléculas dessa proteína são grandes e a sua penetração na cutícula capilar muitas vezes não é eficaz em pequenas quantidades”, esclarece Laís.

Para quem optar pelo uso da máscara capilar, a tricologista Veridiana alerta: “O colágeno é um reconstrutor e não deve ser utilizado exacerbadamente. Aconselho a aplicação do creme duas vezes na semana. Depois disso, o processo só deve ser repetido após o intervalo de um mês.”

Enquanto deixa a fórmula agir nos fios, utilize touca térmica para potencializar os resultados. O calor do acessório abre as cutículas e ajuda o produto a penetrar mais e melhor.

Já o leave-in pode ser usado diariamente e não requer grandes cuidados: basta aplicá-lo do meio às pontas dos cabelos com a palma das mãos. O item garante a umidificação das madeixas até a próxima lavagem, além de domar o frizz.

Existe contraindicação?

Os produtos capilares à base de colágeno não têm contraindicação. “Todos os cabelos reagem bem ao uso da proteína, mas os crespos e cacheados, por serem mais secos e delicados, são os maiores beneficiados”, dizem, em coro, as médicas.

Galeria de produtos

Diversas marcas, nacionais e internacionais, têm investido no poder do colágeno para os cabelos. Para te ajudar em meio às opções, a reportagem selecionou sete produtos queridinhos do mercado.

0
Receita caseira

Se não está convencida dos resultados e prefere testar uma máscara de colágeno caseira antes de investir o seu dinheiro, tudo bem.

A tricologista Veridiana Abud ensinou uma receita simples e eficaz, detalhada passo a passo.

1º passo – Lave os cabelos apenas com shampoo e retire o excesso de água com uma toalha;

2º passo – Misture o conteúdo de 1 sachê de gelatina incolor a 2 colheres de sopa de máscara hidratante à escolha;

3º passo – Deixe agir por 10 minutos;

4º passo – Enxágue e, por fim, aplique o condicionador como de costume.

Últimas notícias