Sexta em resumo: Câmara vota destaques, mas adia reforma para agosto

No fim da semana útil, a votação de emendas ao texto da Previdência e a indicação de Eduardo Bolsonaro para embaixada monopolizam manchetes

Hugo Barreto/MetrópolesHugo Barreto/Metrópoles

atualizado 12/07/2019 22:21

Fim da semana útil e fim da votação em primeiro turno das alterações feitas no texto-base da reforma da Previdência, mas a sexta-feira não acabou da maneira que o governo Jair Bolsonaro (PSL) esperava. Isso porque ficou definido que a votação dos destaques em segundo turno se dará apenas depois do recesso parlamentar, que se inicia em 18 de julho. A expectativa tanto do Palácio do Planalto quanto do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), era de terminar a tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 06/2019 ainda neste semestre. Com 4 emendas aprovadas, o texto-base volta à comissão especial da Casa.

Veja este e outros assuntos:

Hambúrger nos EUA
O dia trouxe mais repercussões do anúncio feito pelo presidente Bolsonaro de que pretende indicar o filho, deputado federal Eduardo Bolsonaro, para a Embaixada do Brasil nos Eua. Nesta sexta, o “Zero 3” apresentou novas qualidades que, segundo ele, o credenciam a ser embaixador em Washington DC.: “Sou presidente da Comissão de Relações Exteriores, tenho uma vivência pelo mundo, já fiz intercâmbio, já fritei hambúrguer lá nos Estados Unidos”.

Confira:

Projeto divide presidente e primeira-dama
O projeto de lei que inclui pergunta sobre autismo no censo demográfico elaborado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) colocou o presidente Bolsonaro em rota de colisão com a primeira-dama, Michelle. O chefe do Executivo federal sinalizou, nesta sexta, que vai vetar o projeto. Michelle, por sua vez, deu apoio a a familiares de autistas que foram à Secretaria de Governo pedir pela aprovação do projeto.

Veja também:

Em silêncio
O presidente Bolsonaro, por sinal, terá que ficar em silêncio por uns dias. Nesta sexta, ele passou por um procedimento odontológico e precisou cancelar a viagem para Florianópolis (SC), que seria realizada nesta segunda-feira (15/07/2019). Após extrair um dente do chefe do Executivo, o dentista orientou que ele fique sem falar pelos próximos três dias.

Outra barragem
Nas Bahia, mais uma barragem de pequeno porte rachou no município de Pedro Alexandre, distante 320 km da capital Salvador, nesta sexta. A prefeitura de uma cidade próxima emitiu alerta de enxurrada para a população. A barragem fica no povoado Boa Sorte, a 17 km de Coronel João Sá.

Avião cai
Em São Paulo, um avião de pequeno porte caiu, na tarde desta sexta, em Campo Limpo Paulista, região localizada a 60 km da capital paulista, matando duas pessoas. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o acidente ocorreu na Estrada Velha do Pau Arcado, no bairro Recanto do Lago.

Vaza Jato
Em novas conversas divulgadas pela revista Veja em parceria com o site The Intercept Brasil, o coordenador da Força-Tarefa da Lava Jato em Curitiba, Deltan Dallagnol, teria conversado com o desembargador João Pedro Gebran Neto, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), que julgaria casos da Lava Jato em segunda instância.

Também foi notícia nesta sexta:

Últimas notícias