Veja um “truque” para emagrecer que, provavelmente, você não conhece

Para perder peso, especialistas afirmam que a forma como as pessoas se alimentam é tão importante quanto o que elas colocam no prato

atualizado 11/06/2021 14:27

Homem segurando sanduícheGetty Images

Geralmente, a equação da perda de peso é um tanto simples: tenha uma alimentação equilibrada, reduza o consumo de carboidratos e produtos industrializados e, claro, queime mais calorias do que ingere por meio de uma rotina de atividade física. Pouco se fala, contudo, sobre como alguns outros hábitos alimentares – como o tamanho da refeição e a velocidade ao comer – podem comprometer o processo de emagrecimento.

Um estudo conduzido por médicos da Pennsylvania State University, publicado na American Society for Nutrition, analisou os hábitos alimentares de 44 pessoas. Durante um mês, uma vez por semana, foram servidas a elas diferentes porções de macarrão com queijo no almoço, aumentando em 100 gramas, a cada semana, o tamanho da refeição.

Enquanto os participantes se alimentavam, os especialistas observavam a velocidade com que comiam e o tamanho das mordidas que davam. Eles chegaram à conclusão de que, em geral, as pessoas comiam muito mais quando tinham uma porção de comida maior à sua frente.

“Com base em nossas descobertas, estar ciente do tamanho da porção, comer devagar e dar mordidas menores pode ajudar a evitar o consumo excessivo”, afirma Paige Cunningham, doutoranda da universidade, ao tabloide britânico The Sun. Segundo ela, além de dificultar a perda de peso, comer demais pode causar uma série de outros problemas, como má digestão, acne e, em caso de mulheres grávidas, diabetes.

0

Para driblar o ganho indesejado de peso por causa desse mau hábito, a autora do estudo sugere priorizar alimentos com baixo teor calórico nas refeições. Assim, é possível se manter saciado com a quantidade de comida usual e, ao mesmo tempo, consumir menos calorias a cada porção.

*Antes de embarcar em qualquer restrição alimentar, consulte um(a) especialista

Últimas notícias