Conheça um suplemento que ajuda a perder peso e ganhar massa muscular

Amplamente conhecidos no mundo fit, os BCAAs podem reduzir a fadiga e as dores musculares, além de auxiliar no processo de hipertrofia

atualizado 04/05/2021 12:55

Suplemento proteicoGetty Images

Nos últimos anos, os suplementos de BCAAs (abreviatura, em inglês, de aminoácidos de cadeia ramificada) se popularizaram entre atletas e praticantes de exercícios que desejam, sobretudo, otimizar o aumento de massa muscular.

O que muitas pessoas não sabem é que as vantagens desse tipo de suplementação vão muito além do processo hipertrófico: ela também pode reduzir a sensação de fadiga durante os treinos, atenuar as dores musculares do dia seguinte e até ajudar a síntese proteica de pessoas que têm algum tipo de doença hepática.

O site Insider separou benefícios desses suplementos. Confira!

Auxiliam no ganho de massa muscular

Entre os benefícios mais conhecidos dos BCAAs está o auxílio no crescimento muscular. Isso se explica por causa de um aminoácido específico: a leucina. Ela desempenha várias funções metabólicas no nosso organismo, inclusive a síntese proteica, fundamental para a manutenção dos músculos. Uma pesquisa de 2014 descobriu que suplementos de BCAA com uma proporção maior desse aminoácido essencial podem melhorar a composição corporal, aumentando a massa muscular.

Diminuem as dores musculares

Apesar de ainda serem pouco consistentes, estudos apontam que a suplementação de BCAAs podem reduzir consideravelmente as dores musculares advindas dos exercícios físicos, diminuindo a taxa de degradação dos músculos e aumentando a rapidez com que eles se recuperam após treinos exaustivos.

0

 

Podem promover também a perda de peso

De acordo com o personal trainer John Fawkes, quanto mais músculos você tem, mais calorias queima devido ao aumento da taxa metabólica. Desse modo, os BCAAs poderiam, também, ajudar na perda de gordura corporal. No entanto, esse benefício ainda carece de estudos mais aprofundados.

Reduzem os problemas relacionados a doenças hepáticas

Como se já não bastasse todas as vantagens que apontamos até aqui, pesquisas sugerem que o uso de aminoácidos de cadeia ramificada também pode ser benéfica para pessoas com doenças do fígado – como cirrose e encefalopatia hepática –, melhorando a capacidade do corpo de metabolizar proteínas.

*Os suplementos não substituem uma alimentação saudável. Consulte um(a) especialista antes de decidir implementar qualquer mudança na sua dieta.

Últimas notícias