metropoles.com

Entenda quando é normal sentir dor muscular

Quando aparece durante o exercício físico, a dor muscular é um sinal de alerta: provavelmente a série está sendo executada de maneira errada

atualizado

Compartilhar notícia

thianchai sitthikongsak, Getty Images
dor muscular
1 de 1 dor muscular - Foto: thianchai sitthikongsak, Getty Images

A dor muscular pode ocorrer em diversas situações e locais do corpo, especialmente depois de grandes esforços, como mudança de série na academia, treinos muito intensos, carregamento de peso, entre outros. No entanto, se a dor persistir depois de três ou quatro dias, o indicado é procurar um médico.

O ortopedista Rodrigo Souza Lima explica que é comum sentir uma fadiga muscular depois de um treino, mas essa dor não chega a ser limitante. Segundo o profissional, a sensação melhora em poucos dias. Ainda assim, não é indicado tomar remédios anti-inflamatórios no caso de pessoas que estão buscando a hipertrofia muscular porque interfere no resultado.

A dor muscular considerada normal, ou seja, sem gravidade, não ocorre durante a execução do exercício. Ela se manifesta depois que o corpo relaxou. No entanto, segundo o médico, se a pessoa sentir dor nas juntas, possivelmente ela está executando o exercício errado ou está fazendo uso de carga excessiva. Outra dor preocupante, segundo o ortopedista, é quando a pessoa sente uma fisgada ao correr. Nesses casos, o ideal é parar o exercício imediatamente. “A dor é um sinal que o corpo dá quando há algo errado. Continuar o estímulo pode levar a uma lesão mais grave”, pondera o médico, que é especialista em cirurgia de coluna minimamente invasiva, no OrtoSul, em Brasília.

Segundo o professor de musculação Welbert Lucas, a dor muscular faz parte de quem decide praticar atividade física de forma moderada ou intensa. “A causa mais comum dessa dor são as microlesões nas fibras da musculatura, que acabam desencadeando um processo inflamatório. O corpo reage assim para que, da próxima vez que o exercício for feito, o processo não seja tão doloroso”, explica. O profissional da rede de academias Bodytech orienta que pessoas sedentárias devem começar exercícios gradualmente e com orientação de um professor de educação física.

A melhor forma de evitar a dor muscular é a prevenção. Para isso, os exercícios devem ser executados com orientação, respeitando os limites do corpo. Alongamentos são essenciais para soltar a musculatura. O professor Welbert destaca a importância do descanso para diminuir as dores musculares. “Sempre falamos que descansar é tão importante quanto treinar”, afirma. Segundo ele, exercícios aeróbicos de baixo impacto também são indicados, como caminhar e andar de bicicleta.

 

 

Compartilhar notícia