Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% da população mundial sofrerá ao menos duas crises de dor na coluna ao longo da vida. Como era de se imaginar, os fatores que contribuem para essa condição são velhos conhecidos do nosso dia a dia: estresse, sedentarismo, má-alimentação e reduzida flexibilidade do corpo.
No entanto, a má postura continua vencendo esse ranking, especialmente porque é algo que ao longo do dia não prestamos muita atenção. O que muita gente não sabe é que tudo isso pode ser evitado com uma rotina de exercícios diários que, de acordo com o fisioterapeuta Leonardo Machado, são chamados de “posturas de relaxamento”.
Portanto, se você está sentindo dores nas costas, confira a seguir alguns exercícios que vão te ajudar muito a atenuar esse desconforto.
Esse é um dos relaxamentos mais simples e eficazes que existem. Para realizá-lo é necessário se manter em pé, com os pés firmes ao chão e joelhos afastados, e então estender os braços para cima e para trás, como se quisesse se espreguiçar, pelo período de 30 segundos. Retorne a posição inicial e repita o procedimento por até quatro vezes.
Mantenha-se em pé, com pés e joelhos levemente afastados e braços estendidos no chão. Flexione levemente os joelhos e em pouco tempo será possível notar que os músculos posteriores da perna, bem como da coluna, estarão em processo de tensionamento. Repita o exercício até quatro vezes.
Esse tipo de relaxamento deve ser realizado no chão. Sente-se sobre seus calcanhares e pés e incline o seu corpo para frente deslizando as mãos para frente sem tirá-las do chão. Estique seus braços o máximo que puder até sentir o tensionamento de todos os músculos da coluna e permaneça pelo período de até 30 segundos. Volte de forma lenta e tranquila à posição de origem e repita o exercício pelo menos três vezes.
Deite-se no chão com a barriga para baixo. Com as palmas das mãos alinhadas com o cotovelo e apoiadas no chão, comece a levantar levemente sem tirar o antebraço da posição inicial. Volte de forma lenta e repita cinco vezes.
Existem duas formas de reproduzir esse exercício: com as mãos apoiadas em uma cadeira ou usando um livro no calcanhar. No primeiro, basta segurar em uma cadeira enquanto faz um agachamento por completo. Já no segundo, com o apoio do livro nos calcanhares, agache por completo. Repita o procedimento por três vezes, sempre voltando para a posição inicial. Caso a lombada do livro seja muito grande, você pode abrir e e usar o meio dele.