metropoles.com

Dia da Nutrição: quatro hábitos alimentares que você deveria repensar

Especialistas falam o que é mito ou verdade sobre os assuntos que bombaram nos últimos meses relacionados à alimentação

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
Design sem nome (31)
1 de 1 Design sem nome (31) - Foto: Getty Images

Quem busca se alimentar melhor ou tem a intenção de perder algumas medidas acaba virando um alvo fácil de fake news ou informações desconexas sobre qual o melhor caminho para alcançar seus objetivos. Situações assim podem levar a complicações na saúde e ao resultado oposto do desejado, engordando ou emagrecendo demais.

Nesta quinta-feira (31/3), quando se comemora o Dia da Nutrição, o Metrópoles esclareceu, junto à nutricionista Thaiz Brito, quatro temas envolvendo a alimentação saudável que bombaram nos últimos meses. Descubra o que é verdade e mentira com a análise criteriosa da profissional.

0

Chá e capsulas para emagrecer funcionam?

Depende! Thaiz ressalta que é necessário ter cautela com o consumo de fórmulas milagrosas para emagrecer. Ela relembra: “Casos recentes como o da enfermeira Mara Abreu e da cantora Paulinha Abelha servem para deixar as pessoas em alerta em relação ao consumo de emagrecedores.”

“Existem fórmulas que não possuem registro da Anvisa e podem ser tóxicas ao organismo, além de não serem eficazes quando ingeridas isoladamente, elas podem trazer prejuízos ao organismo”, alerta.

Fazer essa ingestão por conta própria deve estar fora de cogitação. A especialista indica que acrescer fórmulas ou chás à dieta só devem ser feitas quando bem recomendadas por um nutricionista ou médico. “Além disso, essas substâncias não fazem efeitos sozinhas. É necessário estar com a rotina saudável e em dia para que façam efeito”, ressalta.

Comer pão engorda?

Mito! De acordo com a nutricionista, não existe essa história de “culpar um alimento isolado por engordar ou emagrecer“. “Hoje, sabemos que tudo depende do contexto e das necessidades individuais de cada um. Um pão francês contém cerca de 150kcal e, para quem não tem doença celíaca, não irá fazer mal algum”, explica.

“Só não recomendo comer a padaria inteira. Não sendo assim e estando com a alimentação equilibrada, não trará nenhum problema”, salienta.

Pão de Centeio
Pão pode fazer parte de uma dieta saudável, sim

Comer carboidrato depois das 18h engorda?

Mito! “Mais determinante que o horário em que se ingere o carboidrato é a quantidade e distribuição do alimento ao longo do dia”, explica a nutricionista. Thaiz ainda ressalta que, para quem treina durante a noite, o consumo de carboidrato pode ser necessário.

“É preciso analisar os contextos, não da para generalizar situações quando se trata de alimentação”, salienta.

Água pode limpar o organismo após “burlar” a dieta?

Mito! Thaiz explica que a água é importante para diversas funções metabólicas do organismo e seu consumo diário é essencial para que o corpo consiga garantir a eliminação de toxinas. “Mas ela não vai ter influência sobre os bons ou mau alimentos que você ingeriu durante sua dieta”, explica.

“Se você causar um estrago na sua dieta, não é só porque você ingeriu muita água que vai aliviar o gasto calórico, você vai continuar tendo as consequências desse consumo. Se, somado a isso, você ainda beber pouca água, o seu organismo vai precisar lidar com dois prejuízos ao mesmo tempo”, explica.

Mulher bebendo água
A ingestão de água é essencial para bom funcionamento do organismo

Quer ficar por dentro das novidades de astrologia, moda, beleza, bem-estar e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles:https://t.me/metropolesastrologia

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?

Notificações