A couve-flor faz parte da família dos vegetais crucíferos, assim como o brócolis e os vários tipos de repolho. Por ser rica em fibras, ela ajuda na sensação de saciedade. Do ponto de vista nutricional, é repleta de vitaminas, minerais e poderosos antioxidantes que fazem bem à saúde.

Por ter um sabor mais leve, a couve-flor se tornou a queridinha das dietas low-carb e é muito usada em substituições de massas, arroz e suflês. Ela está presente em várias receitinhas, como pizza com massa de couve-flor ou arroz de couve-flor.

Muito além da sua versatilidade na cozinha, a couve-flor é um alimento poderoso no combate a várias doenças. Em sua composição, ela tem uma substância chamada sulforafano, que melhora a pressão arterial e o funcionamento dos rins, além de prevenir o aparecimento de câncer.

Para as mulheres grávidas, a couve-flor é fonte de ácido fólico, nutriente essencial para o desenvolvimento do bebê. Seu teor de colina, um tipo de vitamina B, auxilia ainda a atividade cerebral das mães, melhorando a função cognitiva e a memória.

Por ser composto por água, o alimento tem efeito diurético no organismo, favorecendo a eliminação de toxinas e dos líquidos que ficam retidos nos tecidos. Essa qualidade beneficia as pessoas com hipertensão, pois ajuda a regular a pressão.

Motivos não faltam para incluir a hortaliça no cardápio. Aposte na criatividade para garantir o seu consumo de couve-flor – que, assim como abacate e aveia, é indispensável para uma boa alimentação.