Conheça as vantagens de incluir a aveia na dieta

O cereal ajuda no funcionamento do intestino, dá sensação de saciedade e controla o colesterol. Pode ser usado em pratos doces e salgados

Benjamin Egerland / EyeEm, Getty ImagesBenjamin Egerland / EyeEm, Getty Images

atualizado 11/02/2019 20:41

A aveia é um grão curinga. Além de ser rica em fibras, cálcio, ferro e outros minerais, ela ainda aumenta a saciedade e estimula o bom funcionamento do intestino. É considerada um dos cereais mais saudáveis, principalmente suas versões sem glúten.

Queridinha, a aveia pode ser incluída em quase todos os tipos de dietas, pois ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, a reduzir os níveis de colesterol, protege o coração e ainda estimula o sistema imune.

A aveia é versátil e pode ser consumida em flocos, farinha ou farelo. Cerca de três colheres de sopa de aveia por dia são suficientes para auxiliar o metabolismo. Por exemplo, inclua a aveia no café da manhã com frutas ou no iogurte. Você também pode fazer um mingau de aveia e canela.

Outra opção interessante é substituir o uso da farinha de trigo nas receitas por farinha de aveia, em bolos e panquecas. Para enriquecer as preparações, basta incluir um pouco de farinha de aveia, pois aumenta o teor de fibra presente.

Se for hidratada, a aveia ainda pode virar leite. A combinação rende boas receitas salgadas, como creme de milho e molhos em geral. Basta usar a criatividade.

Últimas notícias