metropoles.com

Conheça os benefícios de incluir o abacate na dieta

Muito usada no método low carb, a fruta possui várias vantagens. É rica em vitaminas, fibras e minerais, mas possui alto valor calórico

atualizado

Compartilhar notícia

Alexander Spatari, Getty Images
abacate
1 de 1 abacate - Foto: Alexander Spatari, Getty Images

O abacate certamente figura na lista dos alimentos saudáveis mais comentados do momento. Ele é o queridinho das dietas low carb. Além de ajudar a hidratar a pele e os cabelos, melhora a circulação sanguínea e o controle do colesterol. Pode parecer exagero, mas os benefícios de incluí-lo na alimentação são vários. A fruta contém gorduras saudáveis, como o ômega 3, e é riquíssima em fibras, vitaminas (E, B1, B2, B6 e D) e minerais – por exemplo: potássio, magnésio, sódio, fósforo e cálcio.

Os níveis elevados de potássio no abacate ajudam na redução da pressão arterial. Isso contribui diretamente para minimizar os riscos de doenças cardiovasculares. Contém uma quantidade substancial de bioativos que podem levar à diminuição do colesterol total. Pesquisa realizada no México com 45 voluntários apontou baixa de 17% no colesterol das pessoas que consumiram abacate pelo menos uma vez por semana.

A comprovação foi feita também em estudo realizado na Universidade de Lund, na Suécia. Nesse caso, o material analisado era o azeite de abacate, ainda pouco usado no Brasil, mas bastante conhecido no México. O produto é capaz de diminuir rapidamente o colesterol, a glicemia e os triglicérides.

Há estudos que mostram a correlação do abacate com a perda de peso, o controle da compulsão alimentar e a redução de gordura abdominal. A fruta contém o beta-sitosterol, que tem efeito positivo sobre a imunidade de pacientes com câncer, infecções e até HIV.

De acordo com a nutricionista clínica funcional Mariana Lima, o consumo do abacate é versátil, pode ser feito em vitaminas, saladas, molhos, sanduíches, e temperado de forma salgada ou doce. No entanto, apesar dos benefícios, a profissional alerta que qualquer dieta com a ingestão elevada de qualquer alimento é prejudicial. “Ainda que seja de gorduras benéficas como a do abacate, esse consumo pode causar obesidade e doenças relacionadas. A palavra-chave sempre deve ser equilíbrio”, finaliza.

Um abacate de 100 g tem, em média, 108 calorias. É considerado uma das frutas mais ricas em gordura, mesmo que esta seja considerada de boa qualidade.

Compartilhar notícia