metropoles.com

Da pandemia à eleição nos EUA: relembre fatos marcantes de 2020 em fotos

O coronavírus ceifou a vida de 1,7 milhão de pessoas até agora, num ano que ficará marcado na história pela luta global contra a doença

Joe Biden toma vacina
1 de 1 Joe Biden toma vacina - Foto: null

atualizado

O ano de 2020 não teve apenas pandemia de coronavírus, mas é por ela que será lembrado e marcado. Fechamos esses 12 meses com cerca de 78 milhões de infectados e 1,7 milhão de mortos ao redor do mundo.

Nos Estados Unidos, o país com a maior quantidade de infectados, morreram mais de 300 mil pessoas, deixando para trás o número de 291 mil militares norte-americanos que faleceram lutando na Segunda Guerra Mundial. Este ano foi triste, foi duro, mas há uma esperança no horizonte: as vacinas, que poderão controlar o pior drama de saúde pública do século.

Os últimos 12 meses também foram marcados por outras notícias impactantes, como a eleição nos EUA, na qual o democrata Joe Biden conseguiu, ao lado de Kamala Harris, interromper o populismo de Donald Trump – ainda que o republicano não tenha admitido formalmente a derrota.

Também nos Estados Unidos surgiu, no rastro do assassinato de George Floyd, em maio, uma renovada onda de luta contra o racismo, que segue dando frutos no mundo todo, incluindo no Brasil.

Vimos ainda, pela primeira vez, a “aparência” de um buraco negro, um dos fenômenos mais espetaculares do universo. E nos assustamos com atentados, terremotos e a impressionante explosão no porto de Beirute, no Líbano, em agosto.

Relembre esses e outros acontecimentos do ano pandêmico de 2020:

Janeiro

O vírus que se espalhou pelo planeta – O novo coronavírus já circulava em Wuhan, na província chinesa de Hubei, pelo menos desde dezembro de 2019, mas foi a partir de janeiro deste ano que as primeiras notícias sobre um novo vírus que atingia o sistema respiratório humano começaram a circular. Ainda não parecia grave aos olhos do mundo.

pessoa de máscara em wuhan
Primeiros casos relatados pela China ocorreram em janeiro

Trump mostra o poderio bélico – O segundo dia do ano veio com a notícia de um ataque no aeroporto de Bagdá, que matou Qassem Soleimani, um dos militares mais poderosos do Irã. O Pentágono confirmou que o ataque foi feito por ordem do presidente norte-americano, Donald Trump.

Uma semana depois, o enterro de Soleimani foi marcado por um tumulto no qual morreram 30 pessoas. A tensão foi grande quando o Irã respondeu com mísseis contra duas bases norte-americanas no Iraque, mas Trump resolveu não escalar o conflito – apesar de, em novembro, terminar o ano ameaçando o Irã militarmente mais uma vez.

Protestos no Irã

Adeus a Kobe – No dia 26 de janeiro, o ex-jogador norte-americano de basquete Kobe Bryant morreu aos 41 anos, em uma queda de helicóptero na Califórnia. Gianna, 13, filha do astro, também estava entre as vítimas. A morte precoce de um dos maiores atletas do basquete de todos os tempos enlutou o mundo.

0

Tragédia ambiental – Mais de 1 bilhão de animais morreram em terríveis incêndios que devastaram mais de 11 milhões de hectares na Austrália no início do ano. As imagens de animais queimados, como as que, nós brasileiros, veríamos meses depois no Pantanal, causaram comoção internacional.

Devastação na Austrália
Fevereiro

Disputa na América do Norte – No início do mês, o Senado americano, de maioria republicana, derrubou o processo de impeachment do presidente Donald Trump que a Câmara, de maioria Democrata, havia iniciado. O pano de fundo já era a eleição do fim do ano, que Trump perderia, apesar de ainda hoje não ter reconhecido a derrota formalmente.

Presidente dos EUA Donald Trump
Presidente dos EUA, Donald Trump

Doença batizada – No dia 11, a Organização Mundial da Saúde (OMS) deu um nome para a doença causada pelo novo coronavírus: Covid-19.

Povo Guajajara recebe 4,5 toneladas de insumos em ação contra Covid-194
Criança faz o teste para saber se tem Covid-19

Marco no transporte público – No dia 29, o país de Luxemburgo, na Europa, tornou-se a primeira nação do mundo a ter todo o transporte público gratuito para a população – com a justificativa de reduzir engarrafamentos e emissões de gases que causam o aquecimento global.

Março

Quarentena, a palavra de 2020 – No dia 9, a Itália colocou o país todo em quarentena, iniciando medidas de restrição e isolamento no Ocidente. O país se tornou um dos epicentros da epidemia.

cidade vazia
O primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, impôs o fechamento de escolas, ginásios, museus e diversos espaços públicos

A outra palavra do ano – No dia 11, a Organização Mundial da Saúde (OMS) – com atraso, segundo muitos especialistas – declarou que a epidemia de coronavírus tinha alcance global e era uma pandemia.

Ambulância
Em março, a OMS reconheceu que o coronavírus virou uma pandemia de escala global

Sem música – No dia 18 de março, o Eurovision, o concurso de canto mais popular da Europa, foi cancelado pela primeira vez em 64 anos. O mundo todo começava a se acostumar com as restrições impostas para tentar conter a infecção.

Abril

Nos confins do universo – A primeira imagem de um buraco negro foi revelada no dia 10 de abril, pela Fundação Nacional de Ciências (National Science Foundation, em inglês). O buraco negro está no centro da galáxia M87, a cerca de 50 milhões de anos luz da Terra, segundo os responsáveis pelo projeto internacional chamado Event Horizon Telescope (EHT), que desenvolveram a técnica para tirar a fotografia.

Imagem do buraco negro

A marca dos 100 mil – No dia 10, o mundo ultrapassou a marca de 100 mil mortos pelo coronavírus.

Atentado no Norte – No dia 19, o Canadá sofreu seu pior atentado terrorista. Um policial massacrou 23 pessoas em Portapique, no estado da Nova Escócia. O atirador foi morto.

O exemplo que vem da experiência – O veterano da Segunda Guerra Mundial Tom Moore se tornou um herói nacional na Grã-Bretanha ao arrecadar milhões de libras para o serviço de saúde. Ele comemorou seu centenário no dia 30 e recebeu uma mensagem do primeiro-ministro, Boris Johnson.

Tom Moore
Maio

Vidas negras importam – Em maio, o assassinato brutal de um homem negro, desarmado, por policiais brancos que o imobilizaram foi gravado e marcou o mundo. George Floyd, de 46 anos, teve o pescoço esmagado por nove minutos pelo policial Derek Chauvin, em Minneapolis, Minnesota.

Os protestos pela morte e contra o racismo institucional tomaram os Estados Unidos e ecoaram por diversos países, incluindo o Brasil.

0
Junho

A volta do ebola – O mês começou com a OMS reportando seis novos casos de infecção pelo mortal vírus ebola na República Democrática do Congo, trazendo de volta o temor da doença.

O vírus ebola

A pandemia avança – No dia 28, o número confirmado de casos de coronavírus no mundo chegou a 10 milhões. Um quarto disso, 2,5 milhões de casos, havia sido registrado apenas nos Estados Unidos.

Julho

Ataque hacker – No dia 15, as contas no Twitter de personalidades como Barack Obama, Joe Biden, Bill Gates, Elon Musk e Jeff Bezos foram hackeadas para promover um golpe com a moeda virtual Bitcoin.

Barack Obama

Fundo de ajuda coletiva na Europa – Os líderes europeus concordaram, no dia 21, em criar um fundo de 750 bilhões de euros para reconstruir a economia, destruída pela pandemia de coronavírus.

Presidente da França, Emmanuel Macron adotou medida de controle ao avanço da doença

Ambição espacial mira o planeta vermelho – No dia 30, a Nasa conseguiu lançar, com sucesso, uma missão rumo a Marte, levando um veículo que vai procurar vestígios de vida no passado do planeta vermelho e preparar amostras que poderão ser enviadas de volta para a Terra.

A previsão de aterrissagem em Marte é 18 de fevereiro de 2021.

Concepção artística da descida do veículo, prevista para fevereiro de 2021
Agosto

Corrida pela vacina – O presidente russo, Vladimir Putin, anuncia que a Rússia aprovou a primeira vacina do mundo contra o coronavírus, a Sputnik-V, feita no país. Contudo, foram levantadas dúvidas, porque os dados não teriam sido divulgados para serem acompanhados por cientistas de outros países.

Vladimir Putin, presidente da Rússia

Estrondo e destruição – No dia 4, uma explosão sacudiu Beirute, a capital do Líbano, e as imagens ganharam o mundo em segundos.

Mais de 220 pessoas morreram por causa da explosão de toneladas de nitrato de amônio que estava estocado no porto da cidade. Os danos foram estimados entre US$ 10 bilhões e US$ 15 bilhões.

0
Setembro

Luto na Suprema Corte dos EUA – A magistrada Ruth Bader Ginsburg, da Suprema Corte dos EUA, morreu aos 87 anos, no dia 18. Indicada pelo presidente Bill Clinton em 1993, ela foi um ícone do feminismo e da luta pela igualdade de gênero.

A toque de caixa, na tentativa de se fortalecer para tentar questionar os resultados da eleição caso perdesse – como ocorreu –, o presidente Donald Trump conseguiu colocar no lugar de Ginsburg a juíza conservadora Amy Coney Barrett. Ela, porém, foi um dos votos contra a aceitação de uma denúncia que questionava a votação pelos correios, que a campanha trumpista questionava.

Ruth Bader Ginsburg
Outubro

A terra treme – No dia 30, um terremoto de 7 graus na Escala Richter sacudiu a Turquia e a Grécia e matou pelo menos 81 pessoas.

Imagem dos estragos provocados pelo terremoto

Igualdade de gênero na Ásia – Também no dia 30, foi celebrado o primeiro casamento coletivo de pessoas do mesmo sexo, em Taiwan. Essas celebrações, organizadas pelas Forças Armadas locais, são tradicionais no país, mas essa foi histórica porque Taiwan foi o primeiro (e único até agora) na Ásia a regulamentar o casamento gay.

Nova marca na pandemia – O mundo já tinha confirmado mais de 45 milhões de casos de coronavírus.

Novembro

Terror na África – Pelo menos 54 pessoas, a maioria mulheres e crianças, foram mortas no dia 2 por um grupo terrorista em Gawa Qanqa, na Etiópia.

Trump de saída – No dia 3, os eleitores norte-americanos foram às urnas para escolher seu próximo presidente. No dia 7, ficou claro que o democrata Joe Biden tinha os votos necessários no Colégio Eleitoral para vencer Donald Trump.

Até a publicação deste texto, porém, o republicano não havia admitido oficialmente a derrota. Biden e Kamala Harris devem assumir seus cargos de presidente e vice em 20 de janeiro de 2021.

Capa da revista Time

Tensão militar – No dia 27, um dos chefes do programa nuclear do Irã, Mohsen Fakhrizadeh, foi assassinado perto de Teerã, em um ataque usando uma espécie de robô atirador controlado por satélite. A investida ocorreu tendo como pano de fundo a crescente tensão entre Estados Unidos e Irã.

Atentado perto de Teerã mata um dos principais cientistas nucleares do Irã Mohsen Fakhrizadeh era considerado um alvo em potencial por inteligência no Ocidente
Carro onde estava Mohsen Fakhrizadeh
Dezembro

A esperança das vacinas – O mês começou com a vacina da Pfizer/BioNTech contra o coronavírus ganhando autorização de uso emergencial na Europa. Uma semana depois, dia 8, a britânica Margaret Keenan, de 90 anos, foi a primeira pessoa do mundo a ser imunizada contra o novo coronavírus com a vacina testada e aprovada.

Margaret Keenan recebe dose da vacina

Uma erva fora da lista – A comissão da ONU para narcóticos removeu a maconha da lista de drogas perigosas e reconheceu seu valor medicinal. O Brasil votou contra, mas perdeu.

Ato pró-maconha realizado no DF

Contra o aquecimento global – No dia 11, a União Europeia concordou em tomar medidas para reduzir as emissões de gases do efeito estufa em 55% na próxima década.

 

Angela Merkel, Valéry Giscard d'Estaing e Nicolas Sarkozy
Angela Merkel, Valéry Giscard d’Estaing e Nicolas Sarkozy

Novos números da pandemia – O mundo fecha 2020 com 78 milhões de casos de coronavírus e 1,7 milhão de mortos.

Véspera do primeiro Dia de Finados após a pandemia. Cemitério Vila Formosa18
Covas abertas no Cemitério da Vila Formosa, o maior de São Paulo