Simulação mostra como diminuir a transmissão da Covid-19 dentro do carro

Fechar todas as janelas e ligar o ar condicionado se mostrou o cenário com maior chance de transmissão do coronavírus

atualizado 07/12/2020 13:21

Rafaela Felicciano/Metrópoles

Um time de pesquisadores da Universidade Brown, nos Estados Unidos, usou um modelo de computador para simular cenários de transmissão da Covid-19 dentro de carros. De acordo com os cientistas, a posição escolhida pelos passageiros pode evitar a contaminação.

Segundo eles, a forma mais segura é abrir todos os vidros do veículo e a pior, optar por fechar as janelas e ligar o ar condicionado. Outras opções analisadas foram fechar apenas a janela do motorista, só a do passageiro no banco de trás (diagonal de quem dirige), deixar apenas estas duas abertas ou fechadas. Veja, na imagem abaixo, cada um dos cenários.

As linhas tracejadas representam janelas abertas e as contínuas, fechadas. A mancha vermelha mostra onde, em cada um dos cenários, está a concentração de partículas.

simulação carro covid

O estudo foi publicado na revista científica Science Advances. Os pesquisadores afirmam que não existe como eliminar completamente o risco de infecção, reforçam a importância do uso da máscara e explicam que o motorista é a pessoa que está mais exposta ao contágio. O fluxo de ar de um carro normalmente vai da parte traseira para a dianteira, levando as partículas para a frente.

O modelo simula o fluxo de ar de um carro se movendo a 80 km/h — no cenário de todas as janelas abertas, a troca de ar acontece com maior eficiência, eliminando as partículas de aerossol que podem ser responsáveis pela contaminação.

0

Últimas notícias