Senado dos EUA absolve Trump e encerra processo de impeachment

Presidente dos Estados Unidos era acusado de abuso de poder e obstrução ao Congresso em investigação de negociação com o governo da Ucrânia

Kevin Dietsch - Pool/Getty Images

atualizado 05/02/2020 19:58

O Senado dos Estados Unidos acaba de derrubar, nesta quarta-feira (05/02/2020), os dois artigos apresentados pela Câmara dos Representantes exigindo o impeachment do presidente Donald Trump. A absolvição livra o republicano das acusações de abuso de poder e de obstrução ao trabalho do Congresso em processo de investigação de uma negociação com o governo da Ucrânia. O mandatário, portanto, segue no cargo.

A primeira acusação era de que Trump abusou de seu poder ao exigir do chefe de Estado ucraniano, Volodymyr Zelensky, investigação da família do rival democrata Joe Biden como condição para oferta de ajuda financeira ao país europeu. O artigo foi derrubado por 52 votos a 48.

A segunda acusação era de que Trump obstruiu o trabalho do Congresso ao impedir que pessoas ligadas à administração prestassem depoimento no Capitólio e ao se recusar a entregar documentos aos investigadores durante o inquérito. Esse artigo caiu por 53 votos a 47.

Últimas notícias