metropoles.com

Buritizáveis apresentam soluções para moradia, saúde e emprego

Entre as promessas feitas nesse domingo (16/9), candidatos ao GDF falaram de mutirões para zerar filas e galpões de reciclagem

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Hospital de Base
1 de 1 Hospital de Base - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Candidatos ao Governo do Distrito Federal (GDF) tinham na ponta da língua, nesse domingo (16/9), soluções para mazelas enfrentadas pela população brasiliense. As promessas são direcionadas principalmente a resolver problemas de moradia, saúde e emprego.

No Sol Nascente, a ex-deputada distrital Eliana Pedrosa (Pros) se reuniu com uma associação de mulheres moradoras da região e garantiu que, se eleita, fará mutirões para quem aguarda por cirurgias e exames. “Precisamos zerar as filas dos hospitais. Farei mutirões. As pessoas não podem esperar mais”, disse.

Em uma igreja na Vila São José, em Vicente Pires, o deputado federal Rogério Rosso (PSD) falou sobre habitação. Segundo o pessedista, ele fará um “mutirão de regularizações” em todo o Distrito Federal, caso vença as eleições. O candidato disse ainda que tem um levantamento da situação de Vicente Pires e prometeu um “conjunto de obras” na região.

Na Estrutural, o ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Distrito Federal (OAB-DF) Ibaneis Rocha (MDB) garantiu emprego para catadores de lixo, em caso de vitória. “Por onde ando, ouço pessoas dizendo que a reciclagem de lixo não está funcionando e relatam ainda a falta de trabalho para catadores. A gente vai abrir mais galpões e realocar esses desempregados”, comprometeu-se.

O governador Rodrigo Rollemberg (PSB) participou de roda de conversas com representantes da cultura, no Eixão. Em busca da reeleição, o socialista comentou sobre a violência no DF. “Brasília é a unidade da Federação que mais reduziu homicídios. A cultura contribuiu para abaixar o índice em 38%”, apontou.

Durante reunião com apoiadores, em Samambaia Sul, o deputado federal Alberto Fraga (DEM) fez críticas à gestão atual. “Eu teria vergonha de gastar R$ 185 milhões em publicidade sabendo da situação em que estão os hospitais”, alfinetou.

0

Outros candidatos
Para outros buritizáveis, as tradicionais feiras de domingo foram palco de campanha. O economista Júlio Miragaya (PT) visitou a Quadra 510 de Samambaia Sul, pela manhã. À tarde, conversou com moradores da região e com apoiadores, em Santa Maria.

A professora da Universidade de Brasília (UnB) Fátima Sousa (PSol) foi à feira da Vila Dimas, em Taguatinga, e ao Parque da Cidade Sarah Kubitschek. O empresário Alexandre Guerra (Novo) marcou presença na feira de Brazlândia, ocasião em que lamentou a baixa movimentação. “Os feirantes tentam abrir as portas, mas não tem clientes. Isso porquo a nosso economia está parada há anos no Distrito Federal”, disse.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?