Este é um espaço para celebrar a vida e as pessoas. Viaje comigo nesta aventura!

Youtuber Caren von Igel ensina receitas saudáveis para quem trata o câncer

A chef foi diagnosticada com um tumor em novembro. Ela é a mente à frente do canal no Youtube e do perfil no Instagram Les Secrets Caren

atualizado 10/02/2021 11:46

Caren von IgelImagem cedida ao Metrópoles

Imagine o baque. Você adoece, vai para o hospital, faz uma bateria de exames e é diagnosticada com um câncer no cérebro. Quem enfrentou a situação em novembro foi a chef de cozinha e de pâtisserie Caren von Igel, de 55 anos. Ela define o processo como um “choque”. Ao saber da doença até a cirurgia para a retirada do tumor decorreram quatro longos dias. Se dependesse da expert em preparos saudáveis, o tempo teria passado em um estalar de dedos. Mas, como a realidade é um tanto quanto diferente, a especialista internalizou a frase: “Bola para frente”.

Praticidade é uma das qualidades de Caren. Quando soube que precisaria se submeter a rádio e quimioterapia, caiu a ficha: “Tenho câncer”. Enquanto tentava entender a dimensão de sua nova realidade, ela se viu em meio a um turbilhão de emoções e uma teia de perguntas. “Socorro! Como assim? Eu sou tão saudável! Estou tão bem e realizada na vida como nunca antes! Por que me aparece um câncer?”, recorda a mente à frente do canal no Youtube, Les Secrets Caren (clique aqui para acessar), em entrevista à coluna Claudia Meireles.

Bom hábito

De origem alemã, Caren mora no Brasil há anos, mais precisamente em São Paulo. Em nenhum momento, ela duvidou da própria capacidade de recuperação. “Isso vai passar e eu vou melhorar”, falava a si mesma. Embora se preocupasse com a cirurgia delicada, a chef de cozinha sabia que havia feito algo durante toda a vida que funcionaria como um aliado para o organismo: manteve uma alimentação saudável. A resposta do bom hábito “apareceu” nos índices dos exames de sangue realizados ao longo das sessões de rádio e quimioterapia.

“Variaram entre bons ou ótimos”, detalha a expert.

Caren von Igel
A alemã fez cursos na renomada escola parisiense Le Cordon Bleu

“Quem me conhece sabe o quanto eu sempre prezei pelo bom senso na alimentação. Eu acredito que você é o que come”, defende a chef de cozinha. Na maioria dos casos, as mulheres se preocupam com a queda do cabelo em razão do tratamento. Caren também enfrentou a fase. “Meus fios caíram bastante, mas não fiquei careca. Quem olha nem percebe”, descreve. Ela relata ter sofrido com os enjoos, dias de mal-estar intenso e prisão de ventre decorrente do uso dos medicamentos.

Cardápio

Mesmo sem vontade e com as adversidades do corpo, Caren continuou com as refeições naturais, pois conhecia o poder dos alimentos na cura de uma doença. Faz parte do plano alimentar da expert em preparos uma fonte de ferro forte, como couve e espinafre; e proteínas, por exemplo, lentilha ou feijão. Consideradas revigorantes e essenciais a quem trata uma enfermidade, as frutas também integram o cardápio saudável da alemã:

Para mim, é fácil saboreá-las, porque adoro. Não canso de dizer, as frutas são parte essencial da minha alimentação. Defino-as como maravilhas da natureza

Caren von Igel

No período matutino, a chef toma o “suco mágico” (receita no fim da reportagem). A bebida funciona como um verdadeiro boost para a imunidade por ter ferro, vitaminas, minerais e substâncias anti-inflamatórias. Ainda de manhã, ela prepara um mingau de aveia com leite de amêndoas a fim de forrar as paredes do estômago. Com o prato, ela busca ajudar o órgão responsável pela digestão dos alimentos a suportar as sessões de quimioterapia e os medicamentos ingeridos.

Caren von Igel
A alimentação saudável é um dos aliados de Caren contra a doença

A comandante de cozinha passou maus bocados com a constipação intestinal. “Nenhum medicamento convencional resolvia”, rememora. Diante do incômodo, ela decidiu recorrer à eficiência do rejuvelac, bebida com potencial probiótico que auxilia a microbiota a se recompor. A fórmula leva na composição arroz, linhaça ou chia germinada. Ao longo do dia, Caren bebe de dois a três litros de limonada: “Não só hidrata, como ajuda a desintoxicar”.

A carne vermelha, por sua vez, precisou ser extinta do cardápio de Caren, enquanto o açúcar foi reduzido ao mínimo possível, somente das frutas. “Meu conselho para quem faz o tratamento é: coma apenas produtos orgânicos. Muitas folhas verdes, por exemplo, a couve. O limão é um forte aliado, funciona como um purificador para mim, além de ser ótimo contra enjoo. Frutas vermelhas são excelentes aliadas, também o abacate”, explica a chef de cozinha.

Descoberta

Adepta da alimentação orgânica, a alemã só consome frutas e verduras com o selo de certificação de ser um produto natural sem agrotóxicos, transgênicos e fertilizantes sintéticos. Até a aveia deve trazer a etiqueta. De acordo com Caren, o cereal caracterizado como saudável traz diversos componentes prejudiciais ao organismo. “Se não for orgânica, é cheia de glifosatos, pesticida cancerígeno altamente utilizado no Brasil e no mundo”, garante.

Caren von Igel
A chef de pâtisserie pesquisou sobre alimentação saudável

Ao fazer a descoberta, a chef passou a pesquisar a contaminação dos alimentos. “Me deparei com a escalada das monoculturas, a destruição do modelo do pequeno produtor rural e a necessidade de mudarmos a forma de produção para voltarmos a ter uma alimentação saudável”, esclarece a chef. Desde a infância, Caren é apaixonada por colocar a mão na massa. Quando criança preparava bolos e biscoitos alemães. Durante os meses de tratamento, não foi diferente. Ela se jogou na cozinha em receitas veganas e vegetarianas.

Paixão

Antes de vestir a dolmã (roupa típica de chef de cozinha), Caren von Igel graduou-se em publicidade e, inclusive, trabalhou nas conceituadas agências Ogilvy e Leo Burnett por 17 anos. A profissional se dividia entre o solo tupiniquim e a Europa. A paixão pela culinária ficou escondidinha até a alemã decidir dar o start em uma pequena produção de biscoitos e chocolates personalizados. Ela fornecia as delícias para empresas, como a Loja do Chá e a Merril Lynch. “Era necessário vender em larga escala para valer mesmo a pena”, lembra.

Outro fascínio de Caren é o de ensinar. Anos depois, ela transformou a casa em uma sala de aula. No próprio lar, ministrou aulas e cursos de culinária. Atento à felicidade da mulher, Patrick a convenceu a iniciar uma formação na renomada escola de culinária em Paris, Le Cordon Bleu, em 2018. Na instituição, a chef finalizou as especializações em cuisine (cozinha) e a pâtisserie (confeitaria): “Foi bastante duro, mas valeu”.

Caren von Igel na Le Cordon Bleu
A chef nas aulas da escola Le Cordon Bleu, em 2018
Redes sociais

No canal no YouTube e no perfil do Instagram, a expert em preparos compatilha receitas de dar água na boca. Inclusive, batizou as contas de Les Secrets de Caren (Segredos de Caren, em tradução do francês). Na rede social, ela começou a criar conteúdo com frequência em 2020 e, em menos de um ano, está prestes a atingir os 20 mil seguidores. Por conta da cirurgia, a chef deu uma sumida do Instagram, o que preocupou os seus admiradores.

Apreensivos, os seguidores inundaram o Direct da chef de pâtisserie com perguntas sobre o estado de saúde. A reação de quem a acompanha a surpreendeu:

“Foi comovente, inesperado e me ajudou muito. É uma junção de energias positivas que me deu e dá muita força e motivação. São pessoas que em sua maioria não conheço pessoalmente. Uma experiência maravilhosa sentir o apoio e força de tanta gente. Na verdade, eu nem tenho palavras. Minha gratidão será eterna para com cada um que torceu e continua torcendo por mim”.

Conselhos

Longe de romantizar a doença, mas a etapa suscitou em Caren a lição de continuar “sempre acreditando na própria força para vencer os obstáculos da vida”. Segundo a chef alemã, a maioria das pessoas são boas e quanto mais fizer e desejar o bem ao próximo, mais receberá em troca. No período de recuperação, ela resolveu se “mimar” de positividade. No espelho do banheiro de casa, ela escreveu: “Eu vou matar essa p*! Eu tenho poder de me curar”. A frase também foi grafada no mural do quarto do hospital e chocou os oncologistas.

Caren von Igel
Caren escreveu o lema no espelho do banheiro de casa

“É uma meta que impressionou por mostrar uma atitude. Isso faz toda a diferença no processo de cura dessa doença. Tornou-se o meu lema, minha meta e ainda está escrito no espelho. Eu não deixo tirar, pois tem tudo a ver com o psicológico. Se você acredita, consegue”, orienta Caren von Igel. Além de receber o amor incondicional do maridão e o apoio dos amigos, outra forma encontrada pela expert para ficar em paz foi mandar ver nas receitas. Abaixo, confira o passo a passo de algumas delícias da chef de cozinha.

Hora das receitas

“Suco mágico”

Ingredientes
1 maçã
1 cenoura
¼ beterraba média
1 pedaço de gengibre de 1 a 2 centímetros
1 limão taiti
1 pedaço de açafrão-da-terra de 1 a 2 centímetros
1 pitada de pimenta do reino

Modo de preparo
Corte a maçã em quatro partes e retire as sementes. Não tire as cascas. Coloque um pedaço após o outro na centrífuga e esprema. Em seguida, adicione a cenoura inteira e o pedaço da beterraba. Também acrescente o gengibre e o açafrão-da-terra. Por último, o limão com casca. Caren aconselha não pressionar a fruta na centrífuga para não estragar o aparelho. Caso não tenha o equipamento, pode bater tudo no processador e peneira. O suco estará pronto com a pitada de pimenta do reino.

Suco mágico - Caren von Igel
Suco mágico que Caren toma todos os dias pela manhã

Tofu crocante agridoce

“Este prato é tão gostoso que até os não-veganos da minha casa amam”, revela a chef de cozinha.

Ingredientes

Tofu
½ pacote de tofu firme
3 a 4 colheres de sopa de amido de milho
Azeite o suficiente para refogar o alho e fritar o tofu
1 a 2 dentes de alho picado

Molho
¼ xícara de sopa de molho shoyu ou tamari, de preferência sem glúten
2 colheres de sopa de açúcar mascavo ou de coco
½ colher de chá de óleo de gergelim
2 colheres de sopa de vinagre de arroz
¼ de xícara de catchup orgânico

Decoração
2 colheres de sopa de gergelim
2 colheres de sopa de cebolinha picada

Tofu crocante ao molho agridoce
Diz aí: deu água na boca para provar o tofu crocante ao molho agridoce?

Modo de preparo do tofu
Comece colocando o tofu sobre duas folhas de papel toalha por alguns minutos para retirar o excesso de água. Em seguida, corte-o em pedaços de mais ou menos 1,5 x 1,5 centímetros. Passe-o no amido de milho cobrindo bem todos os lados.

Aqueça uma frigideira, coloque um fio de azeite e grelhe os cubinhos de tofu até dourarem de todos os lados. Retire da frigideira e coloque sobre papel toalha para absorver o excesso de gordura.

Modo de preparo do molho
Coloque todos os ingredientes em um bowl e misture. Aqueça um fio de azeite na frigideira e refogue o alho. Adicione o molho e cozinhe durante 2 minutos até engrossar um pouco. Adicione os cubinhos de tofu e misture bem. Sirva com arroz e polvilhe com gergelim e cebolinha picada.

Torta fondant de chocolate

“Esta torta é uma delícia que derrete na boca sem ser pesada. Rápida e fácil de fazer, tem sido um coringa para preparar de última hora e impressionar”, conta Caren.

Ingredientes
115 gramas de chocolate amargo de boa qualidade
100 gramas de manteiga
160 gramas de ovos (mais ou menos três unidades)
100 gramas de açúcar demerara (pode ser branco)
20 gramas de farinha de trigo
1 pitada de flor de sal (pode ser sal comum)

Torta Fondant de chocolate
Pedacinho da torta fondant de chocolate. Yummi!

Modo de preparo
Pré-aqueça o forno a 125 graus. Unte e enfarinhe uma forma de 17 centímetros de aro removível ou forre o fundo com papel manteiga.

Derreta o chocolate com a manteiga em banho maria ou no micro-ondas. Bata os ovos com o açúcar até esbranquiçar. Adicione a farinha peneirada e o sal delicadamente, em seguida, o chocolate derretido com a manteiga.

Despeje na forma e asse por aproximadamente 25 a 35 minutos ou até as bordas estarem firmes e o meio ainda meio mole. Retire do forno, deixe esfriar e polvilhe com cacau em pó.

Estrogonofe de shitake vegano

Ingredientes

Molho de tomate
5 tomates cortados em oito pedaços
1 cebola grande cortada grosseiramente
Folhas de manjericão
Azeite, sal e pimenta

Estrogonofe
2 xícaras de shitake fatiado
½ cebola picada
1 dente de alho espremido
200 ml de leite vegetal de sua preferência (optei pelo de amêndoas)
2 a 4 colheres de sopa de molho de tomates grelhados
Sal e pimenta
Cebolinha para decorar

Estrogonofe de shitake vegano
Vale a pena fazer em casa o estrogonofe de shitake vegano

Modo de preparo do molho de tomate
Asse por 30 minutos no forno a 200 graus, cinco tomates fatiados, uma cebola grande cortada grosseiramente, três dentes de alho descascados, algumas folhas de manjericão, sal e azeite. Depois, bata tudo no liquidificador.

Modo de preparo do estrogonofe
Refogue a cebola. Adicione o alho e após 20 segundos junte os cogumelos. Salteie os ingredientes durante alguns minutos até diminuírem para a metade do espaço ocupado na panela. Acrescente o molho de tomate, leite vegetal, tempere com sal e pimenta. Em seguida, cozinhe mais minutos.

Bolo vegano de blueberries

Ingredientes

Secos
130 gramas de blueberries
1 colher de sopa de amido de milho
250 gramas de farinha de trigo
2 colheres de chá de fermento em pó
¼ colher de chá de sal

Molhados
130 gramas de iogurte vegano de coco
180 ml de leite vegetal
100 gramas de açúcar
½ colher de extrato de baunilha
55 ml de óleo de girassol

Cobertura
120 gramas de açúcar de confeiteiro
2 a 4 colheres de sopa de redução de mirtilos (feita com ½ xícara de blueberries)

Bolo vegano de blueberries
A vontade de provar essa delícia está gigante!

Modo de preparo da massa
Pré-aqueça o forno a 180 graus. Unte uma forma de 25 x 10 centímetros com óleo e enfarinhe. Misture em uma tigela todos os ingredientes secos, menos os blueberries. E os elementos molhados com o açúcar em outra. Depois, misture os dois.

Passe os blueberries em uma colher de amido de milho e depois adicione-os delicadamente à massa. Coloque a mistura na forma e asse por aproximadamente 50 minutos ou até o palitinho enfiado no centro sair seco. Deixe esfriar por 10 minutos antes de desenformar sobre uma grade.

Modo de preparo cobertura
Em uma panela pequena, coloque ½ xícara de blueberries com duas colheres de água. Dê uma amassada nas frutas e ferva por 10 minutos até obter uma calda bem escura. Passe em uma peneira para obter a parte líquida. Depois, misture com açúcar de confeiteiro até obter uma consistência que dê para espalhar sobre o bolo frio. Decore com blueberries frescos.

Torta de amoras e morangos silvestres

Ingredientes

Base da torta
100 gramas de manteiga
70 gramas de açúcar
1 ovo
260 gramas de farinha de trigo

Creme
200 gramas de queijo mascarpone
200 gramas de iogurte natural
3 colheres de sopa de açúcar
Raspas da casca de limão siciliano
Morangos cortados ao meio
Amoras inteiras
Folhas de hortelã

Torta de amora e morangos silvestres
Chegou a hora de colocar a mão na massa!

Modo de preparo base da torta
Para a pâte sucrée, misture rapidamente a manteiga, açúcar, ovo e farinha de trigo. Quando estiver homogêneo, deixe descansar por 30 minutos na geladeira. Passado o tempo, forre a base da forma com a massa e coloque no forno pré-aquecido a 200 graus. Tire quando estiver dourada. Deixe esfriar para colocar o recheio do creme.

Modo de preparo do creme
Misture bem o queijo mascarpone com açúcar e iogurte natural. Adicione as raspas da casca de um limão siciliano. Deixe o creme na geladeira e, em seguida, coloque na massa quando estiver fria. Finalize com os morangos, amoras e folhas de hortelã.

Torta de amora e morangos silvestres
Outra receita de Caren que promete encantar todos os paladares

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Últimas notícias