Mão na massa: perfis do Instagram ensinam a cozinhar de forma descomplicada

Pensando em te ajudar a preparar o almoço deste domingo (17/05), a coluna selecionou perfis que irão te deixar um verdadeiro mestre-cuca

atualizado 15/05/2020 18:40

Rafael Licks @rafaelicks/Reprodução/Instagram

Mensagens de incentivo sobre aprender algo novo durante a quarentena passaram a ser compartilhadas nas redes sociais. Há quem tenha voltado à atenção para estudar um idioma, tocar um instrumento ou pilotar o fogão. Algumas pessoas nasceram com o dom de cozinhar e outras estão em fase de aperfeiçoar os conhecimentos adquiridos. Mas também tem aqueles que desejam se aventurar nos preparos pela primeira vez.

Um dos conselhos dos chefs aos iniciantes e experts da cozinha é praticar, além de ler a receita completa. Com os métodos, irá evitar erros comuns, como exagerar na quantidade de tempero, deixar o prato passar do ponto ou esquecer um ingrediente importante na hora do preparo.

O Instagram está recheado com receitas de dar água na boca. Algumas contas ensinam a colocar a mão na massa de forma descomplicada. Pensando em te ajudar a preparar o almoço deste domingo (17/05), a coluna Claudia Meireles selecionou perfis da rede social que irão te deixar um verdadeiro mestre-cuca.

Com o livro de receitas ao passo de um clique na rede social queridinha, ficará fácil elaborar a entrada, prato principal e sobremesa. Confira e boa sorte, chef!

Rafael Licks

Galã do BBB15, o gaúcho trilhou a carreira de ator e modelo, mas o amor pela gastronomia sempre falou mais alto. Inclusive, Rafael Licks afirma que cozinhar na casa mais vigiada do Brasil foi uma das terapias para suportar a pressão do reality show. No Big Brother, o muso colocou a mão na massa e mostrou seus dotes culinários aos colegas de confinamento.

Quando saiu do programa, Rafael iniciou os estudos para tornar-se chef de cozinha. Antes de concluir o curso, ele lançou o Me Mostra Culinária. “Uma série de conteúdos digitais em que propõe um novo jeito de aprender a cozinhar de forma prática, rápida e acessível”, explica.

Com o início do confinamento domiciliar, o chef lançou o quadro Receitas de Quarentena do Rafa em seu perfil no Instagram. Para estrear em grande estilo, o gaúcho apostou em um delicioso bolo de banana fit. Arroz de bacalhau, macarronada de abobrinha e pão de queijo estão entre os preparos feitos muso. Em um dos posts, ele ensinou como fritar ovos na Airfryer.

Cozinha Desesperada

Caio Van Caarven criou o perfil Cozinha Desesperada no fim de abril. Passado mais de um mês, a conta já acumula mais de 219 mil seguidores. De acordo com o fundador, as receitas são feitas como na vida real: “na base do desespero”. Todos os dias, o chef disponibiliza uma nova receita em português, inglês e alemão.

Cidadão do mundo, Caio elabora delícias de vários países. Dá para fazer um tour gastronômico ao reproduzir em casa as receitas do chef. No Brasil, a explosão de sabores ficará por conta da moqueca. Da Itália, ele preparou o arancini, bolinho tradicional da ilha da Sicília. Bebidas compõem o menu cosmopolita como piña colada, de Porto Rico, e a sangria, da Espanha.

Look do Fogão

A jornalista e influenciadora digital Simone Fiuza venceu a depressão pós-parto da segunda gravidez ao descobrir o amor pela culinária. Porta-voz do lema cozinhar cura, ela é a mente à frente do Look do Fogão. O nome surgiu quando um amigo disse amar a produção dela para ensinar as receitas em uma conta pessoal na rede social. De imediato, Simone criou o perfil no Instagram para compartilhar suas experiências gastronômicas nada fits, conforme declara.

Há quitutes para todos os gostos. A última delícia postada pela influencer foi o famoso espaguete à carbonara. “Ensinei todos os truques para você conseguir fazer sem mistérios”, escreveu Simone na legenda do vídeo. Rosca-flor salgada, torta de frigideira, bolo mousse de maracujá e batata rosti estão entre as receitas de dar água na boca.

Marcela Perez

Os fãs de chocolate irão suspirar pelos pratos deliciosos de Marcela Perez. Os 367 mil seguidores da bela são surpreendidos diariamente com opções apetitosas de tortas,bolos e doces. Ela também abriu uma brecha aos aperitivos salgados. Que tal um rocambole de presunto e queijo fácil? Ingredientes e modo de preparo estão publicados no feed da chef.

Iguarias doces recheiam a conta de Marcela com maior frequência. Algumas das receitas passam de geração em geração, como a torta de goiabada uma receita de sua avó. Brownie, sorvete de Ovomaltine, bolo gelado e palha italiana cremosa foram feitos especialmente aos chocólatras de plantão.

Isabella Suplicy

A confeiteira é especialista em criar bolos ricos em detalhes com maestria. Quando há um tempo livre na agenda, a chef corre para compartilhar dicas com os seguidores no Instagram. Ao todo, são mais de 230 mil. Eles inundam o direct e os comentários das postagens de Isabella Suplicy com dúvidas sobre determinados preparos.

Influenciadoras digitais colocaram em prática sugestões de Isabella. Marcella Tranchesi foi uma delas. Ao seguir à risca a receita da confeiteira, a fashionista conseguiu pela primeira vez fazer um “bolo de cenoura bem sucedido”. Para quem gosta de fazer e saborear um bom doce, o perfil de Isabella é uma ótima opção. Cheesecake de morango, suflê de chocolate e bolo de banana são algumas das delícias publicadas.

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Últimas notícias