metropoles.com

Quimioterapia via aerosol: paciente passa por procedimento inédito no DF

A quimioterapia intraperitoneal por aerossol (PIPAC) é utilizada para controlar o câncer de pacientes com metástases na cavidade abdominal

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução Daily Mail
Imagem colorida: enfermeira administra soro em hospital - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida: enfermeira administra soro em hospital - Metrópoles - Foto: Reprodução Daily Mail

Um homem de 57 anos com câncer de estômago foi o primeiro paciente de Brasília a ser submetido à quimioterapia intraperitoneal por aerossol (PIPAC), um procedimento inédito no Centro-Oeste, realizado no Hospital Santa Luzia, da Rede D’Or São Luiz, em 5 de dezembro.

A técnica atua em conjunto com a quimioterapia convencional para controlar o câncer de pacientes com metástases na cavidade abdominal e é minimamente invasiva, com aplicações de quimioterápicos no abdômen por laparoscopia.

De acordo com o cirurgião oncológico Bruno Sarmento, coordenador da equipe responsável pelo procedimento ao lado da oncologista Janyara Teixeira, a intervenção pode ser uma aliada do tratamento em diferentes fases da doença, desde cirurgias minimamente invasivas, citorreduções peritoneais até o controle da metástase peritoneal.

“É uma arma que atua em conjunto com a quimioterapia convencional para tratar ou controlar o câncer localmente, visando qualidade de vida”, explica.

De acordo com Sarmento, em um tratamento oncológico todos os recursos disponíveis devem ser utilizados para controlar o câncer e melhorar a vida dos pacientes. “Com a PIPAC nós podemos mover essas barreiras e obter o melhor resultado na luta contra o câncer, beneficiando o paciente”, conclui.

O paciente de Brasília passa bem. Ele deve repetir o procedimento em seis semanas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?