Este é um espaço para celebrar a vida e as pessoas. Viaje comigo nesta aventura!

Autor diz que Meghan “se enganou” sobre Archie ter título de príncipe

Archie completará 2 anos na quinta-feira (6/5). O menino é o primogênito de Meghan e do príncipe Harry. O autor fez revelações sobre o casal

atualizado 02/05/2021 11:57

Archie, Meghan Markle e príncipe HarryPool/Samir Hussein/WireImage/Getty Images

Autor do livro Finding Freedom, sobre a vida de casados de Harry e Meghan Markle, Omid Scobie é o último especialista real a refutar um tópico levantado pelos duques de Sussex na entrevista dada à Oprah Winfrey, em março. No bate-papo polêmico, a ex-atriz de Hollywood afirmou que o primogênito, Archie, não recebeu o título de príncipe devido às preocupações de integrantes da realeza sobre o “quão escura” seria a pele da criança, que completará 2 anos na quinta-feira (6/5).

Um dos experts reais a participar do novo documentário Harry and Meghan: Recollections May Vary, da Discovery+’s, Scobie bateu na tecla de que a duquesa de Sussex “pode ter se enganado” ao sugerir o título de príncipe do filho na entrevista bombástica. O biógrafo de Harry fixado em Londres acredita que o casal não revelou todo o teor da história e escondeu pontos importantes.

“Se formos apenas pelo que Meghan contou à Oprah e pelo que o palácio disse até agora sobre a situação com Archie, talvez possamos presumir que Meghan estava errada em sua interpretação. Mas também sabemos que há muito mais nesta história que não sabemos”, ressaltou Omid Scobie.

0
Avaliações

Na entrevista à apresentadora norte-americana, Meghan afirmou não ter apego aos títulos reais até descobrir que se Archie não tivesse a nomeação de príncipe, ficaria sem segurança. Ela queria que o filho tivesse a denominação para ter proteção policial. A duquesa de Sussex acrescentou à conversa sobre o menino não ganhar o título por conta de uma mudança no protocolo, além de ser tratado de forma diferente.

“Naqueles meses em que eu estava grávida, quase na mesma época […] teve uma conversa paralela de ‘ele não terá segurança, não receberá um título’. E também preocupações e diálogos sobre como sua pele pode ficar escura quando nascer”, revelou Meghan. Primeiro filho de Harry com a ex-atriz, Archie é considerado mestiço por conta da ascendência afro-americana na mãe.

Ao tomar conhecimento do assunto abordado pelo casal Sussex, o biógrafo real Hugo Vickers também defendeu que Meghan afirmou erroneamente a questão de Archie não receber o título. Ao programa Newsnight, da BBC Two, o escritor ressaltou: “Ela [Meghan] disse que houve uma discussão sobre se Archie seria um príncipe ou não. Não pode ter havido tal discussão. Eu poderia aborrecê-la sobre exatamente quem é um príncipe e quem não é, mas está absolutamente claro”.

Meghan Markle e príncipe Harry
Acompanhada de Harry, Meghan grávida de Archie. O menino nasceu em 6 de maio de 2019

Outra especialista real a fazer análise do contexto foi Katie Nicholl. A escritora já escreveu livros sobre Harry, William e Kate Middleton. Ao participar do The Royal Beat, da True Royalty TV, ela definiu os comentários de Meghan como “enganosos” e argumentou a respeito do casal Sussex conhecer os motivos constitucionais do filho não ganhar a nomeação. “Foi falso juntar tudo isso e sugerir que Archie não era um príncipe por causa da cor da pele”, sustentou a autora.

Volta ao túnel do tempo

Batizado de Archie Harrison Mountbatten-Windsor, o menino de 1 ano é o sétimo na linha de sucessão ao trono britânico, ficando atrás do avô, Charles; tio, William; dos primos, George, Charlotte e Louis; além do pai, o príncipe Harry. Mesmo podendo ascender ao posto de comandante da Coroa, o primogênito de Meghan não detém o direito de desfilar com o título de príncipe em razão das regras determinadas pelo rei George V há mais de um século.

“[…] Os netos dos filhos de qualquer tal soberano na linha masculina direta (exceto apenas o filho mais velho vivo do filho mais velho do príncipe de Gales) terão e desfrutarão em todas as ocasiões do estilo e título desfrutados pelos filhos dos duques destes nossos reinos”, escreveu George V.

Rainha e herdeiros do trono sentados em foto oficial
A rainha posa com seus herdeiros diretos, William, Charles e George

Com a sentença do soberano, somente o primogênito de William, George, tem direito ao título de príncipe. Com 7 anos, o garoto é o filho mais velho do filho mais velho do príncipe de Gales, no caso, Charles. Ele ocupa a terceira posição na linha de sucessão ao trono.

Os outros dois herdeiros de William, Charlotte e Louis, são considerados princesa e príncipe, respectivamente, devido uma Carta-Patente emitida pela rainha Elizabeth II. Antes de George nascer em 2013, a soberana publicou um documento que garantiu a todos os filhos dos Cambridge terem títulos adequados. Caso a monarca não tivesse mexido os pauzinhos, Charlotte seria chamada de dama e Louis de lorde.

Outro ponto que entra em questão é que George, Charlotte e Louis são herdeiros diretos de um futuro monarca, diferentemente de Archie. Quando os filhos de William e Kate Middleton começarem a formar a própria família, haverá uma dança das cadeiras na fila para assumir a Coroa britânica.

Príncipe William e Kate Middleton com George, Louis e Charlotte
Príncipe William e Kate Middleton com George, Louis e Charlotte
Futuro de Archie

Como tecnicamente Archie não pode desfrutar do título de príncipe, constam outras opções. Primeiro herdeiro do caçula da princesa Diana, o menino poderia ter se tornado conde de Dumbarton, denominação dada a Harry. Também existia a possibilidade da criança passar a ser chamada de lorde Archie Mountbatten-Windsor. À época da entrevista concedida pelo casal Sussex à Oprah, o jornal The Mirror fez uma matéria explicando os motivos do garoto não ganhar a nomeação.

Entretanto, quando o avô de Archie e pai de Harry, o príncipe Charles, ascender ao trono britânico após a abdicação ou morte da rainha Elizabeth II, a criança terá direito ao título. Ao avaliar o assunto abordado, o The Mirror fez o apontamento de não saber se a recusa de tornar o filho de Meghan Markle em um príncipe está relacionada ao atual momento ou ao futuro.

Archie
Archie com cinco meses de vida
Príncipes Charles e Harry com Archie
Príncipe Charles com o filho, Harry, e o neto Archie
Batizado Archie
Príncipe Philip e rainha Elizabeth “babam” Archie no colo da mãe, Meghan Markle. Harry e avó materna, Doria Ragland, também participam do momento

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Últimas notícias