Este é um espaço para celebrar a vida e as pessoas. Viaje comigo nesta aventura!

Autor diz que Meghan “se enganou” sobre Archie ter título de príncipe

Archie completará 2 anos na quinta-feira (6/5). O menino é o primogênito de Meghan e do príncipe Harry. O autor fez revelações sobre o casal

atualizado 02/05/2021 11:57

Archie, Meghan Markle e príncipe Harry Pool/Samir Hussein/WireImage/Getty Images

Autor do livro Finding Freedom, sobre a vida de casados de Harry e Meghan Markle, Omid Scobie é o último especialista real a refutar um tópico levantado pelos duques de Sussex na entrevista dada à Oprah Winfrey, em março. No bate-papo polêmico, a ex-atriz de Hollywood afirmou que o primogênito, Archie, não recebeu o título de príncipe devido às preocupações de integrantes da realeza sobre o “quão escura” seria a pele da criança, que completará 2 anos na quinta-feira (6/5).

Um dos experts reais a participar do novo documentário Harry and Meghan: Recollections May Vary, da Discovery+’s, Scobie bateu na tecla de que a duquesa de Sussex “pode ter se enganado” ao sugerir o título de príncipe do filho na entrevista bombástica. O biógrafo de Harry fixado em Londres acredita que o casal não revelou todo o teor da história e escondeu pontos importantes.

“Se formos apenas pelo que Meghan contou à Oprah e pelo que o palácio disse até agora sobre a situação com Archie, talvez possamos presumir que Meghan estava errada em sua interpretação. Mas também sabemos que há muito mais nesta história que não sabemos”, ressaltou Omid Scobie.

Publicidade do parceiro Metrópoles 1
Publicidade do parceiro Metrópoles 2
0
Avaliações

Na entrevista à apresentadora norte-americana, Meghan afirmou não ter apego aos títulos reais até descobrir que se Archie não tivesse a nomeação de príncipe, ficaria sem segurança. Ela queria que o filho tivesse a denominação para ter proteção policial. A duquesa de Sussex acrescentou à conversa sobre o menino não ganhar o título por conta de uma mudança no protocolo, além de ser tratado de forma diferente.

“Naqueles meses em que eu estava grávida, quase na mesma época […] teve uma conversa paralela de ‘ele não terá segurança, não receberá um título’. E também preocupações e diálogos sobre como sua pele pode ficar escura quando nascer”, revelou Meghan. Primeiro filho de Harry com a ex-atriz, Archie é considerado mestiço por conta da ascendência afro-americana na mãe.

Ao tomar conhecimento do assunto abordado pelo casal Sussex, o biógrafo real Hugo Vickers também defendeu que Meghan afirmou erroneamente a questão de Archie não receber o título. Ao programa Newsnight, da BBC Two, o escritor ressaltou: “Ela [Meghan] disse que houve uma discussão sobre se Archie seria um príncipe ou não. Não pode ter havido tal discussão. Eu poderia aborrecê-la sobre exatamente quem é um príncipe e quem não é, mas está absolutamente claro”.

Meghan Markle e príncipe Harry
Acompanhada de Harry, Meghan grávida de Archie. O menino nasceu em 6 de maio de 2019

Outra especialista real a fazer análise do contexto foi Katie Nicholl. A escritora já escreveu livros sobre Harry, William e Kate Middleton. Ao participar do The Royal Beat, da True Royalty TV, ela definiu os comentários de Meghan como “enganosos” e argumentou a respeito do casal Sussex conhecer os motivos constitucionais do filho não ganhar a nomeação. “Foi falso juntar tudo isso e sugerir que Archie não era um príncipe por causa da cor da pele”, sustentou a autora.

Volta ao túnel do tempo

Batizado de Archie Harrison Mountbatten-Windsor, o menino de 1 ano é o sétimo na linha de sucessão ao trono britânico, ficando atrás do avô, Charles; tio, William; dos primos, George, Charlotte e Louis; além do pai, o príncipe Harry. Mesmo podendo ascender ao posto de comandante da Coroa, o primogênito de Meghan não detém o direito de desfilar com o título de príncipe em razão das regras determinadas pelo rei George V há mais de um século.

“[…] Os netos dos filhos de qualquer tal soberano na linha masculina direta (exceto apenas o filho mais velho vivo do filho mais velho do príncipe de Gales) terão e desfrutarão em todas as ocasiões do estilo e título desfrutados pelos filhos dos duques destes nossos reinos”, escreveu George V.

Rainha e herdeiros do trono sentados em foto oficial
A rainha posa com seus herdeiros diretos, William, Charles e George

Com a sentença do soberano, somente o primogênito de William, George, tem direito ao título de príncipe. Com 7 anos, o garoto é o filho mais velho do filho mais velho do príncipe de Gales, no caso, Charles. Ele ocupa a terceira posição na linha de sucessão ao trono.

Os outros dois herdeiros de William, Charlotte e Louis, são considerados princesa e príncipe, respectivamente, devido uma Carta-Patente emitida pela rainha Elizabeth II. Antes de George nascer em 2013, a soberana publicou um documento que garantiu a todos os filhos dos Cambridge terem títulos adequados. Caso a monarca não tivesse mexido os pauzinhos, Charlotte seria chamada de dama e Louis de lorde.

Outro ponto que entra em questão é que George, Charlotte e Louis são herdeiros diretos de um futuro monarca, diferentemente de Archie. Quando os filhos de William e Kate Middleton começarem a formar a própria família, haverá uma dança das cadeiras na fila para assumir a Coroa britânica.

Príncipe William e Kate Middleton com George, Louis e Charlotte
Príncipe William e Kate Middleton com George, Louis e Charlotte
Futuro de Archie

Como tecnicamente Archie não pode desfrutar do título de príncipe, constam outras opções. Primeiro herdeiro do caçula da princesa Diana, o menino poderia ter se tornado conde de Dumbarton, denominação dada a Harry. Também existia a possibilidade da criança passar a ser chamada de lorde Archie Mountbatten-Windsor. À época da entrevista concedida pelo casal Sussex à Oprah, o jornal The Mirror fez uma matéria explicando os motivos do garoto não ganhar a nomeação.

Entretanto, quando o avô de Archie e pai de Harry, o príncipe Charles, ascender ao trono britânico após a abdicação ou morte da rainha Elizabeth II, a criança terá direito ao título. Ao avaliar o assunto abordado, o The Mirror fez o apontamento de não saber se a recusa de tornar o filho de Meghan Markle em um príncipe está relacionada ao atual momento ou ao futuro.

Archie
Archie com cinco meses de vida
Príncipes Charles e Harry com Archie
Príncipe Charles com o filho, Harry, e o neto Archie
Batizado Archie
Príncipe Philip e rainha Elizabeth “babam” Archie no colo da mãe, Meghan Markle. Harry e avó materna, Doria Ragland, também participam do momento

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Mais lidas
Últimas notícias