Saiba como atingir a tão sonhada definição muscular

Tanto definir quanto emagrecer é, em tese, perder gordura corporal

Getty ImagesGetty Images

atualizado 16/01/2020 8:48

Entende-se por definição muscular o fato de o percentual de gordura diminuir a tal ponto que os músculos que estão abaixo da pele passam aparecer, ou seja, ficam à mostra, como é o caso da desejada barriga tanquinho.

Em síntese, a ciência entende que emagrecer significa diminuir o percentual de gordura. Isso pode ter a ver com a redução do volume corporal ou não.

Uma pessoa que baixou seu percentual de gordura e ganhou uma boa quantidade de massa magra pode ter o mesmo tamanho, o mesmo volume e, inclusive, o mesmo peso, mas ainda assim ter emagrecido.

Pode-se concluir, então, que os dois processos são a mesma coisa. Tanto definir quanto emagrecer é, em tese, perder gordura corporal.

Porém, se não houver músculos trabalhados abaixo dessa camada de gordura, promover a redução do percentual não vai gerar o aspecto desejado.

Aqui, vale ressaltar a importância de entender o trabalho de construção e desenvolvimento da musculatura.

O treino é fundamental para o ganho de massa muscular. Não adianta querer ter corpo definido se tem gordura para perder e não tem músculo.

Procure ajuda de um profissional qualificado para te orientar!

SOBRE O AUTOR
Sabrina Mundim

Graduada em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília (UCB), é especialista em Emagrecimento e Treinamento Resistido pela Universidade Gama Filho. Atualmente, colabora com o portal Metrópoles na coluna Na Medida.

Últimas notícias