Em busca da barriga tanquinho, devo fazer abdominal tradicional?

Aquele simples abdominal pode forçar e prejudicar a saúde da sua coluna

PixabayPixabay

atualizado 26/08/2019 11:00

O segredo da barriga “tanquinho” não é fazer mil abdominais todos os dia. Treinar a região do core (abdômen, lombar e oblíquos) é uma estratégia fundamental para prevenir lesões e dores na coluna.

Porém, é importante estar atento à maneira adequada de fortalecer esses grupamentos musculares. É um equívoco achar que realizar abdominais “tradicionais”, daqueles no solo ou fazendo a flexão do tronco, será uma boa estratégia para definir os músculos e fortalecê-los.

Essa é a conclusão do trabalho publicado do PhD Stuart McGil. De acordo com o especialista, não apenas as lesões são prevenidas, mas também existe uma relação entre melhora de performance esportiva para quem treina de maneira correta.

Segundo McGil, esse tipo de flexão, na verdade, pode ser prejudicial à coluna, pois ocasiona uma grande compressão nos discos intervertebrais, uma vez que os corpos das vértebras sofrem aproximação e acabam comprimindo anteriormente os discos, jogando o núcleo pulposo para parte posterior, e forçando os anéis fibrosos. Dessa maneira, desgasta-se o disco intervertebral.

Fique atento! O trabalho do reto abdominal no movimento “tradicional”, o famoso “supra”, é muito baixo, podendo trazer complicações futuras.

Outros exercícios, como prancha, prancha lateral e giros de tronco, são mais indicados. Eles tendem a manter a coluna com as devidas curvaturas fisiológicas, a chamada “coluna neutra”.

É importante ressaltar que agachamentos, levantamento terra e afundo possuem uma excelente ativação da musculatura do core, gerando um resultado eficiente. Por isso exercícios livres e complexos são tão eficazes. Além de gerar maior potencial de hipertrofia e emagrecimento, ainda ajudam no fortalecimento e aumento de força nessa região.

Agora, se o seu objetivo é conseguir uma barriga “chapada”, é fundamental buscar ajuda de um nutricionista. Alimentação adequada é a receita certa!

SOBRE O AUTOR
Sabrina Mundim

Graduada em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília (UCB), é especialista em Emagrecimento e Treinamento Resistido pela Universidade Gama Filho. Atualmente, colabora com o portal Metrópoles na coluna Na Medida.

Últimas notícias